CONECTAR
A linguagem de programação é uma maneira formal e escrita de especificar um conjunto de regras e instruções usadas para criar programas de computador. Existem várias ferramentas disponíveis para escrever essas instruções, como o Scratch (https://scratch.mit.edu), que será utilizado em nossas aulas.
O Scratch é uma ferramenta de programação que utiliza blocos, semelhantes a brinquedos de encaixe. Essa abordagem facilita o aprendizado da programação, já que os blocos podem ser arrastados e encaixados facilmente para criar sequências de comandos.
CONTEMPLAR
O QUE PODE SER CRIADO UTILIZANDO O SCRATCH?
Com ele é possível criar uma variedade de projetos, como histórias interativas, jogos, animações, projetos educativos e aplicações interativas.
A plataforma oferece uma ampla gama de possibilidades criativas para os usuários explorarem.
VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE ESSA PLATAFORMA:
A ÁREA DE SCRIPTS ocupa o centro da tela e é nela que se encontram os códigos que serão desenvolvidos, além dos blocos que serão arrastados e encaixados para que a programação seja executada.
Essa área é essencial para a criação de projetos no Scratch, pois é onde a lógica do programa é definida e as interações do aluno são programadas. Ao utilizar os blocos de forma estratégica, é possível criar projetos incríveis e dar vida a personagens e objetos virtuais.
Ao lado da ÁREA DE SCRIPTS, encontra-se o PALCO, que é responsável por exibir a parte gráfica e animada do projeto, e onde serão realizados os testes. É nessa área que o gato (um ator) e outros elementos visuais do projeto serão exibidos, permitindo a visualização de todo o conteúdo produzido. Além disso, é possível interagir com os objetos na tela e testar o funcionamento do programa em tempo real, o que ajuda a identificar eventuais problemas e aprimorar o projeto de forma mais eficiente.
O PALCO é uma parte fundamental do ambiente Scratch e oferece uma forma interativa e divertida de
criar e explorar projetos de programação.
Abaixo do PALCO, temos a LISTA DE ATORES E CENÁRIOS. Nessa área, é possível visualizar, inserir, alterar e excluir as imagens que serão exibidas no PALCO. Os atores podem ser diversos tipos de elementos, como personagens, animais, objetos, comidas, letras e números, enquanto os cenários são os planos de fundo que serão utilizados para personalizar a programação, representando lugares ou ambientes artísticos.
CONSTRUIR
DESAFIO:
Acesse o Scratch em https://scratch.mit.edu/ e insira um ator e mude os efeitos.
Realize os passos e veja a animação no final.
1. Para renomear os atores, clique no campo ao lado do texto “Ator”.
2. Para ajustar a posição dos atores no palco, indique os números nos campos das coordenadas x e y.
3. Para tornar o ator visível ou invisível, clique nos ícones do item “Mostrar”.
4. Para alterar o tamanho do ator, ajuste a numeração no campo “Tamanho”.
5. Para alterar a direção do ator, ajuste a numeração no campo “Direção”.
PROGRAMANDO AS CORES DA BORBOLETA
a. Clique no ator Gato (Cat) e depois no ícone da lixeira para excluí-lo.
b. Clique no local indicado pela seta amarela para inserir a borboleta como novo Ator. Em seguida, aumente o tamanho da borboleta para 200.
c. Clique em Eventos, arraste o Bloco “quando a tecla espaço for pressionada” para a Área de Scripts.
d. Em Aparência selecione “defina o efeito cor como 0” e insira-o abaixo do bloco “quando a tecla espaço for pressionada”.
e. Altere o valor do Bloco para 10 e veja o que acontece ao pressionar a barra de espaço. Em seguida, altere o valor para 25 e depois 40.
f. Troque os valores e crie novos efeitos.
CONTINUAR
Depois de criar as animações, compartilhe a experiência com a turma.
Qual bloco foi usado para trocar de cor?
Na paleta de cor, os blocos dentro de Eventos, quais suas funções?