CONECTAR
A diversidade cultural refere-se à variedade de culturas existentes em uma sociedade, representando as diferentes tradições, línguas, religiões, costumes, valores e modos de vida das pessoas. A valorização da diversidade cultural é essencial, pois promove o respeito mútuo e a inclusão. A dança é uma forma poderosa de expressão cultural. A importância da dança como forma de expressar a diversidade cultural está na capacidade de conectar pessoas e gerar empatia. Nela, aprendemos sobre o passado e o presente de outras culturas, compreendendo melhor as suas tradições e desafios.
Por exemplo, a dança das fitas no sul do Brasil é uma manifestação folclórica de origem europeia, especialmente presente em comunidades alemãs e italianas. Os dançarinos, segurando fitas presas a um mastro, formam padrões ao entrelaçá-las e desenrolá-las. A dança simboliza celebração e união, preservando a herança cultural e integrando tradições folclóricas na região.
CONTEMPLAR
• Qual dança típica você conhece?
• Você conhece alguma comida típica? Qual?
• Você já viajou e reparou algum costume diferente do seu? Qual?
CONSTRUIR
Como funciona?
Ele possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.
Cada vez que é pressionado um botão, os olhos do Bee-Bot® (ABELHA ROBÔ) piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.
Após conhecermos a Abelha Robô entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando os desafios no Tapete Introdutório. Esse tapete possui um ponto de partida sinalizado por um quadrado vermelho.
É hora de colocar as abelhas robô para se movimentarem de forma diferente.
MATERIAIS:
• fitilhos de diferentes cores (5 cores)
• massinhas (5 pedaços para fixar)
• palito de churrasco encapado com fita adesiva colorida fina
• fita adesiva colorida fina (5 cores preferência ser da cor dos fitilhos
Oriente os alunos a se divertirem com elas na dança das fitas e aprenderem mais sobre uma nova cultura. Estimule a criatividade e imaginação deles enquanto programam os movimentos para uma apresentação cheia de alegria e cor.
Divida a turma em equipes de, no máximo, seis alunos e distribua uma abelha-robô para cada equipe.
Para isso, pegue o tapete “introdutório”, os 5 fitilhos cortados, o mastro e a massinha. Posicione o tapete em um local de fácil visualização e acesso para toda turma. Após, coloque o mastro fincado no centro do tapete utilizando um pedaço de massinha para fixá-lo. Amarre na parte de trás de cada abelha robô uma ponta de fitilho e a outra no mastro.
Posicione as abelhas robô no centro do tapete e peça para que os alunos programe-as para seguir um padrão de movimento de dança de fitas. Sugira a eles utilizar comandos como “frente”, “girar”, “trás” , “esquerda” e “direita” para criar uma coreografia divertida.
Estimule-os a experimentarem diferentes combinações de movimentos e direções para uma dança animada.
Com a turma em roda, finalize a aula assistindo as abelhas robôs dançando com suas fitas coloridas.
Em seguida, conversem sobre o que aconteceu com o robô.
CONTINUAR
• Você conseguiu colocar as abelhas para dançarem?
• Quantos desafios ele acertou? E quantos errou?
• Qual foi o desafio mais difícil?
BOM TRABALHO!