Descobertas e Invenções – 3 anos

Sumário

Conectar

 

As descobertas e invenções são ideias e criações que melhoram o mundo de diferentes maneiras. Desde a descoberta do fogo até a invenção da internet, essas contribuições têm transformado nossa vida cotidiana.

 

 

Elas podem ser grandes, como a eletricidade, ou pequenas, como um novo brinquedo. Todas elas ajudam a tornar o mundo mais fácil, seguro e divertido.

Que tal conhecer algumas!

 

Contemplar

 

 

 

  • Qual a invenção que você  conhece e gosta muito?
  • Dê exemplos de outras invenções.

 

 

Construir

 

Como funciona?

Ele possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.

Cada vez que é pressionado um botão, os olhos da Abelha-Robô piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.

Para essa aula será utilizado o tapete “Descobertas e Invenções”e abelhas robôs. 

Divida a turma em equipes de no máximo 5 alunos e distribua uma abelha robô para cada equipe.  

Reforce com os alunos:  

  • Eles devem ter cuidado ao apertar os botões, o toque precisa ser suave para não estragar.
  • A abelha robô só se movimenta com a inserção dos comandos.
  • Não é permitido arrastar a abelha com a própria força, pois isso a danifica.

Após conhecermos a abelha robô e entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando os desafios. Esse tapete possui um ponto de partida sinalizado por um quadrado vermelho.

Antes de iniciar um desafio, os alunos deverão apontar quantos passos a abelha-robô irá percorrer no tapete e por quais quadrados ela irá andar.

  1. No ponto de partida, coloque a abelha-robô virada para frente. Mova a abelha até o avião, passando pelo relógio e pela vacina.
  2. No ponto de partida, coloque a abelha-robô virada para frente. Mova a abelha até o cinema 3d, passando pela internet e pelo ferro de passar.
  3. No ponto de partida, coloque a abelha-robô virada para frente. Mova a abelha até o fogão, passando pelo celular e pela câmera fotográfica.
  4. No ponto de partida, coloque a abelha-robô virada para a direita. Ao passar, pelo elevador e pela roda, mova a abelha até o ar-condicionado.
  5. No ponto de partida, coloque a abelha-robô virada para a direita. Ao passar, pelo tablet e carro elétrico, mova a abelha até o fogo.
  6. Coloque a abelha-robô no barco e leve-a até o micro-ondas, passando pela lâmpada e pelo trem.
  7. Coloque a abelha-robô no carro e leve-a até o martelo, passando pela televisão e pela geladeira.

Continuar

 

Ao finalizar os desafios, converse com os colegas sobre os trajetos percorridos pela abelha-robô.

 

  • Observe o tapete. De todas as descobertas e invenções, qual parece mais legal?
  • A abelha-robô errou algum desafio? O que aconteceu?

 

 

BOM TRABALHO!