Descobertas e Invenções – 4 anos

Sumário

Conectar

A geladeira, a televisão, a lâmpada e o martelo são invenções que o ser humano criou para auxiliar nas atividades diárias.

A descoberta do fogo foi muito importante para a humanidade, pois até os dias de hoje, ele continua a desempenhar um papel fundamental na preparação dos alimentos.

Vamos olhar para a sala de aula e descobrir outras invenções.

 

 

Contemplar

 

  • Você sabe para que servem as invenções?
  • De todas as descobertas e invenções, qual você acha mais importante?

 

 

 

 

 

Construir

 

Como funciona?

Ele possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.


Cada vez que é pressionado um botão, os olhos da abelha-robô piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.

Para essa aula será utilizado o tapete “Descobertas e Invenções” e abelhas robôs. 

Divida a turma em equipes de no máximo 5 alunos e distribua uma abelha robô para cada equipe.  

Reforce com os alunos:  

  • Eles devem ter cuidado ao apertar os botões, o toque precisa ser suave para não estragar.
  • A abelha robô só se movimenta com a inserção dos comandos.
  • Não é permitido arrastar a abelha com a própria força, pois isso a danifica.

Após conhecermos a abelha robô e entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando os desafios. Esse tapete possui um ponto de partida sinalizado por um quadrado vermelho.

Antes de iniciar um desafio, os alunos deverão apontar quantos passos a abelha robô irá percorrer no tapete e por quais quadrados ele irá andar.

  1. No ponto de partida, coloque a abelha-robô virada para a frente. Faça a abelha ir até o celular passando pela internet, pela vacina e pela câmera fotográfica.
  2. No ponto de partida, coloque a abelha-robô virada para a frente. Faça a abelha ir até a televisão passando pelo relógio, pelo avião e pelo elevador.
  3. No ponto de partida, coloque a abelha-robô virada para a direita. Faça a abelha ir até a roda passando pelo tablet, pela televisão e pelo ferro de passar.
  4. No ponto de partida, coloque a abelha-robô virada para a direita. Faça a abelha ir até o ar – condicionado passando pelo carro elétrico, pelo fogo e pelo computador.
  5. Coloque a abelha-robô no carro. Faça a abelha ir até a lâmpada passando pelo micro-ondas, pela geladeira e pelo barco.
  6. Coloque a abelha-robô no martelo.  Faça a abelha ir até o ferro de passar roupa passando pelo fogão, pelo trem e pelo cinema 3d.
  7. Coloque a abelha-robô no fogão. Faça a abelha ir até o relógio passando pela câmera fotográfica, pelo celular e pela vacina.

 

Continuar

 

Ao finalizar os desafios, converse com os colegas sobre os trajetos percorridos pela abelha-robô.

 

 

  • Qual invenção é uma ferramenta?
  • De todos os desafios, qual foi o mais difícil? Por quê?

 

 

BOM TRABALHO!