Descobertas e Invenções – 5 anos

Sumário

Conectar

 

As invenções são criações originais ou ideias que resultam em algo novo, útil e muitas vezes inovador.

As descobertas e invenções são frequentemente o resultado de criatividade, pesquisa e muita experimentação. Desde ferramentas simples, como um martelo até tecnologias avançadas como um carro elétrico, internet, cinema 3D, as invenções têm desempenhado um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

 

Contemplar

 

 

  • Você já andou ou viu um carro elétrico? 
  • Você possui um martelo na sua casa? Sabe para que ele serve?

 

 

 

Construir

 

Como funciona?

Ele possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.


Cada vez que é pressionado um botão, os olhos da abelha-robô piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.

Para essa aula será utilizado o tapete “Descobertas e Invenções”e abelhas robôs. 

Divida a turma em equipes de no máximo 5 alunos e distribua uma abelha robô para cada equipe.  

Reforce com os alunos:  

  • Eles devem ter cuidado ao apertar os botões, o toque precisa ser suave para não estragar.
  • A abelha robô só se movimenta com a inserção dos comandos.
  • Não é permitido arrastar a abelha com a própria força, pois isso a danifica.

Após conhecermos a abelha robô e entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando os desafios. Esse tapete possui um ponto de partida sinalizado por um quadrado vermelho.

Antes de iniciar um desafio, os alunos deverão apontar quantos passos a abelha robô irá percorrer no tapete e por quais quadrados ele irá andar.

  1. No ponto de partida, coloque a abelha-robô virada para a frente. Mova a abelha até o relógio, passando pela televisão, roda e avião.
  2. No ponto de partida, coloque a abelha-robô virada para a frente. Mova a abelha até o carro elétrico, passando pelo tablet, internet e trem.
  3. No ponto de partida, coloque a abelha-robô virada para a direita. Mova a abelha até o ar-condicionado, passando pelo elevador, carro e cinema 3d.
  4. No ponto de partida, coloque a abelha-robô virada para a direita. Mova a abelha até o fogão, passando pelo ferro, vacina e lâmpada.
  5. Coloque a abelha-robô no avião. mova a abelha até o computador, passando pela geladeira, martelo e micro-ondas.
  6. Coloque a abelha-robô no martelo. mova a abelha até o carro, passando pela internet, vacina e fogo.
  7. Coloque a abelha-robô na lâmpada. mova a abelha até o fogo, passando pelo micro-ondas, barco e câmera fotográfica.

 

Continuar

 

 

Ao finalizar os desafios, converse com os colegas sobre os trajetos percorridos pela abelha-robô.

  • Observe o tapete. de todas as descobertas e invenções, qual delas você utiliza mais?
  • Você já assistiu a um filme 3d no cinema? O que achou?

 

BOM TRABALHO!