A Bandeira do Brasil foi instituída a 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca.
Esta bandeira é o símbolo máximo de representação da nação brasileira perante os outros países. Confira o significado das suas cores:
- Reconhecer a atual Bandeira do Brasil.
- Conhecer um pouco da história do Brasil por meio de suas bandeiras.
- Relacionar as diferentes bandeiras do Brasil aos diferentes períodos históricos que elas simbolizam.
- Refletir sobre a importância de um dos principais símbolos da Pátria.
- Relacionar formas geométricas à Bandeira do Brasil.
- Conhecer o significado das cores na Bandeira Brasileira.
Sugestão 01: : Apresente o vídeo “Dia da Bandeira – TV RA TIM BUM”. Em seguida, proponha aos alunos que criem no programa Editor de Imagem uma nova versão da bandeira do Brasil.
Sugestão 02: Utilize o programa Editor de Texto para propor aos alunos a criação de um acróstico* com a palavra BANDEIRA.
*Acróstico: recriação a partir de letras iniciais, intermediárias ou finais.
Sugestão 03: Apresente o vídeo “ Por que a bandeira do Brasil é verde, amarela, azul e branca?”. Em seguida, no programa Editor de Imagem Paint, peça para os alunos pintarem a Bandeira do Brasil com a ferramenta “Preencher com Cor”.
Obs.: Clique aqui para baixar o modelo de bandeira para pintura.
Sugestão 04: Assista ao vídeo “Repente do Jabuti “, em seguida, utilize o programa Editor de Imagem TUXPAINT, para decorar a Bandeira com os significados das cores VERDE pelas matas, AZUL pelo oceano e AMARELO pelas riquezas do Brasil. Clique AQUI para baixar o modelo.
Sugestão 05: Assista ao vídeo “Como desenhar a Bandeira do Brasil“.
Sugestão 06: Assista ao vídeo “Significado da Bandeira do Brasil“.
Sugestão 01: Apresente o vídeo “Formas Geométricas” e peça para os alunos trabalharem com as formas (retângulo – círculo – losango) e reproduzirem no programa Editor de Imagem Paint, a Bandeira Nacional do nosso país. Os demais detalhes: frase e as estrelas também precisam existir na imagem.
Sugestão 02: Apresente a letra do “Hino à Bandeira Nacional”. Em seguida, peça para os alunos se organizarem em duplas. Cada dupla ficará responsável por ilustrar uma estrofe do hino no programa Editor de Imagem Paint.
Dica: Professor, monte uma apresentação de slides com a letra do hino e as respectivas imagens produzidas e publique o arquivo no site da escola.
Sugestão 03: Assista ao vídeo “Hino à Bandeira“, de Olavo Bilac e fique atento às palavras que não são muito usadas. Em seguida, peça para os alunos montarem uma apresentação, no programa Editor de Slide, com a letra do hino e os significados de, pelo menos, 8 palavras. Utilize o site “Dicionário Online” para auxiliar na montagem do trabalho.
Sugestão 04: Proponha que os alunos façam uma pesquisa na web sobre os tipos de bandeiras que o Brasil teve até chegar ao modelo atual. E, no programa Editor de Slide, montem um álbum animado com as imagens pesquisadas e suas respectivas datas.
Sugestão 05: A bandeira nacional é composta das cores: verde, amarelo, azul e branco. Originalmente, simbolizavam as cores das casas reais da família de D. Pedro I. No entanto, ao longo dos anos os brasileiros associaram outros significados para cada uma das cores:
- “branco”, significa o desejo pela paz
- “azul”, simboliza o céu e os rios brasileiros
- “amarelo”, simboliza as riquezas do país
- “verde”, simboliza as matas (a rica floresta brasileira)
Utilize o programa de Histórias em Quadrinhos Hagáquê para criar um diálogo entre amigos explicando de uma forma diferente o porquê das cores da bandeira.
Sugestão 06: Converse com os alunos sobre as cores da Bandeira Brasileira, e proponha uma pesquisa na internet sobre o significado das cores e utilizando o programa Editor de Texto, reescrevam o resultado da pesquisa, sugestão trabalhar com a caixa de texto em cima da imagem.