CONECTAR
A diversidade cultural significa a presença de diferentes culturas e tradições em uma comunidade ou no mundo. Ela é importante porque nos ensina a respeitar e valorizar as diferenças entre as pessoas, tornando a sociedade mais rica e interessante. Aprendemos sobre diversidade cultural na escola, em eventos culturais, viajando e por meio de filmes, músicas e livros. Todas essas diferentes culturas moldam quem somos, influenciando nossos costumes, crenças e valores, e nos ajudam a entender melhor o mundo ao nosso redor.
CONTEMPLAR
• Como a diversidade cultural pode enriquecer nossas vidas?
• Quais são algumas formas de aprender sobre outras culturas?
• Você lembra de alguma comida típica de outra região?
CONSTRUIR
Como funciona?
Ele possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.
Cada vez que é pressionado um botão, os olhos da abelha robô piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.
Para essa aula será utilizado o tapete “Diversidade Cultural” e abelhas robôs.
Divida a turma em equipes de no máximo 5 alunos e distribua uma abelha robô para cada equipe.
Reforce com os alunos:
- Eles devem ter cuidado ao apertar os botões, o toque precisa ser suave para não estragar.
- A abelha robô só se movimenta com a inserção dos comandos.
- Não é permitido arrastar a abelha com a própria força, pois isso a danifica.
Após conhecermos a abelha robô e entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando os desafios. Esse tapete possui um ponto de partida sinalizado por um quadrado vermelho.
Antes de iniciar um desafio, os alunos deverão apontar quantos passos a abelha robô irá percorrer no tapete e por quais quadrados ele irá andar. Programe a abelha robô.
1) Coloque a abelha robô virada para frente no ponto de partida e leve-a até a quadrilha, passando pela canjica.
2) Coloque a abelha robô virada para frente no ponto de partida e leve-a até a bola de gude, passando pelo menino carioca.
3) Coloque a abelha robô virada para frente no ponto de partida e leve-a até a brincadeira pula corda, passando pela brincadeira amarelinha.
4) Coloque a abelha robô virada para a direita no ponto de partida e passando pelo boto faça-a chegar até o milho.
5) Coloque a abelha robô virada para a direita no ponto de partida e passando pelo jogo de tabuleiro faça-a chegar até o cuscuz salgado.
6) Coloque a abelha robô no cabo de guerra e passando pelo saci, leve-a até o boi Bumbá.
7) Coloque a abelha robô na indígena e passando pela brincadeira cabra cega, leve-a até a dança do frevo.
8) Coloque a abelha robô virada para frente na feijoada e leve-a até a brincadeira na árvore.
9) Coloque a abelha robô virada para frente no ponto de partida, leve-a até a baiana e volte de costas até a brincadeira de ciranda.
10) Faça a abelha robô passar pelos meninos da cada região: vaqueiro, gaúcho, carioca e indígena.
Ao finalizarem os desafios, conversem sobre o que aconteceu com a abelha robô.
CONTINUAR
• A abelha robô passou numa mesma imagem mais de uma vez? Qual?
• Qual foi o desafio mais fácil?
• Onde foi o último lugar que a abelha robô passou?
BOM TRABALHO!