CONECTAR
A diversidade cultural é como um grande mosaico, onde cada peça representa uma cultura diferente, com suas próprias tradições, comidas, músicas e histórias. Elas influenciam nossos hábitos, as palavras que usamos, a comida que comemos e até a maneira como enxergamos o mundo. Aprendemos sobre essa diversidade quando conhecemos pessoas de outras origens, viajamos, experimentamos comidas novas, ouvimos músicas de diferentes lugares e assistimos a filmes que nos mostram outras formas de ver o mundo.
CONTEMPLAR
• Você já conheceu alguma cultura onde o folclore é muito presente no dia a dia?
• Você já dançou um ritmo de outra região?
• Qual história do folclore brasileiro você aprendeu?
CONSTRUIR
Como funciona?
Ele possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.
Cada vez que é pressionado um botão, os olhos da abelha robô piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.
Para essa aula será utilizado o tapete “Diversidade Cultural” e abelhas robôs.
Divida a turma em equipes de no máximo 5 alunos e distribua uma abelha robô para cada equipe.
Reforce com os alunos:
- Eles devem ter cuidado ao apertar os botões, o toque precisa ser suave para não estragar.
- A abelha robô só se movimenta com a inserção dos comandos.
- Não é permitido arrastar a abelha com a própria força, pois isso a danifica.
Após conhecermos a abelha robô e entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando os desafios. Esse tapete possui um ponto de partida sinalizado por um quadrado vermelho.
Antes de iniciar um desafio, os alunos deverão apontar quantos passos a abelha robô irá percorrer no tapete e por quais quadrados ele irá andar. Programe a abelha robô.
1) Coloque a abelha robô virada para frente no ponto de partida e leve-a até o frevo, passando pelos meninos vaqueiro e gaúcho.
2) Coloque a abelha robô virada para frente no ponto de partida e leve-a até a brincadeira de pular corda, passando pela feijoada e dança das cadeiras.
3) Coloque a abelha robô virada para frente no ponto de partida e leve-a até o cabo de guerra, passando pelo boto e pelo frevo.
4) Coloque a abelha robô virada para a direita no ponto de partida e passando pela brincadeira amarelinha e acarajé, faça-a chegar até a indígena.
5) Coloque a abelha robô virada para a direita no ponto de partida e passando pela canjica e pelo cuscuz, faça-a chegar no menino carioca.
6) Coloque a abelha robô na baiana e passando pelo menino carioca e gaúcho, leve-a até o menino vaqueiro.
7) Coloque a abelha robô na brincadeira da ciranda e passando pelas brincadeiras na árvore e pula corda, leve-a até o saci.
8) Coloque a abelha robô virada para frente na quadrilha e leve-a até o jogo de tabuleiro.
9) Coloque a abelha robô virada para frente no milho e leve-a de costas até o acarajé.
10) Coloque a abelha robô virada para esquerda no ponto de partida e faça-a passar pelos dois personagens do folclore: o boto e o saci.
Ao finalizarem os desafios, conversem sobre o que aconteceu com o robô.
CONTINUAR
• A abelha robô passou pelo milho?
• Você conseguiu programar a abelha corretamente?
• Durante o percurso a abelha passou por alguma brincadeira que você gosta? Qual?
BOM TRABALHO!