Diversidade Cultural

Sumário

Conectar

 

Diversidade cultural são os diferentes costumes e tradições de um povo, podendo ser representado através da língua, das crenças, dos comportamentos, dos valores, da culinária, da política, da arte, da música, e de vários outros elementos. Faz parte da cultura de um povo, e é transmitida de geração em geração.

Fonte: Diversidade Cultural

 

Contemplar

 

• Na sua cidade existe alguma tradição, festa típica ou cultura que você conhece?

• Você conhece alguma lenda?

• Você conhece algum personagem do folclore brasileiro?

 

 

Contextualizar

 

Como funciona?

Ele possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.


Cada vez que é pressionado um botão, os olhos do Bee-Bot® piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.

Após conhecermos o Bee-Bot® (ABELHA ROBÔ) e entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando os desafios no Tapete Diversidade Cultural. Esse tapete possui um ponto de partida sinalizado por um quadrado vermelho.

Antes de iniciar um desafio, os alunos deverão apontar quantos passos o Bee Bot® irá percorrer no tapete e por quais quadrados ele irá andar. Utilize os cards do Bee-Bot com as setas para indicar a programação do robô.

1) Coloque o Bee-Bot® virado para frente no ponto de partida e leve-o até o frevo, passando pelos meninos vaqueiro e gaúcho.
2) Coloque o Bee-Bot® virado para frente no ponto de partida e leve-o até a brincadeira de pular corda, passando pela feijoada e dança das cadeiras.
3) Coloque o Bee-Bot® virado para frente no ponto de partida e leve-o até o cabo de guerra, passando pelo boto e pelo frevo.
4) Coloque o Bee-Bot® virado para a direita no ponto de partida e passando pela brincadeira amarelinha e acarajé, faça-o chegar até o menino índio.
5) Coloque o Bee-Bot® virado para a direita no ponto de partida e passando pela canjica e pelo cuscuz, faça-o chegar no menino carioca.
6) Coloque o Bee-Bot® na baiana e passando pelo menino carioca e gaúcho, leve-o até o menino vaqueiro.
7) Coloque o Bee-Bot® na brincadeira da ciranda e passando pelas brincadeiras na árvore e pula corda, leve-a até o saci.
8) Coloque o Bee-Bot® virado para frente na quadrilha e leve-o até o jogo de tabuleiro.
9) Coloque o Bee-Bot® virado para frente no milho e leve-o de costas até o acarajé.
10) Coloque o Bee-Bot® virado para esquerda no ponto de partida e faça-o passar pelos dois personagens do folclore: o boto e o saci.

Ao finalizarem os desafios, conversem sobre o que aconteceu com o robô.

 

Continuar

 

 

O Bee-Bot® acertou os desafios propostos?

Quantos desafios ele acertou? E quantos errou?

Qual foi o desafio mais difícil?

 

BOM TRABALHO!