CONECTAR
A diversidade cultural é como um grande jardim com flores de todas as cores e formas. Cada cultura tem suas próprias tradições, músicas, comidas e formas de ver o mundo, e isso é o que torna a vida mais interessante e rica. A diversidade cultural é importante porque nos ensina a respeitar e valorizar as diferenças, ajudando-nos a viver juntos de forma mais harmoniosa.
As diferentes culturas que encontramos ao longo da vida ajudam a moldar quem somos hoje. Elas influenciam nossos gostos, nossas crenças e até mesmo a maneira como nos relacionamos com os outros. Quando abraçamos essa diversidade, nos tornamos mais conectadas com o mundo ao nosso redor.
CONTEMPLAR
• Qual foi a coisa mais interessante que você aprendeu sobre outra cultura?
• Como a diversidade cultural pode nos ajudar a ser mais compreensivos e tolerantes?
• Você tem amigos ou familiares de diferentes origens culturais? O que você aprendeu com eles?
CONSTRUIR
Como funciona?
Ele possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.
Cada vez que é pressionado um botão, os olhos da abelha robô piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.
Para essa aula será utilizado o tapete “Diversidade Cultural” e abelhas robôs.
Divida a turma em equipes de no máximo 5 alunos e distribua uma abelha robô para cada equipe.
Reforce com os alunos:
- Eles devem ter cuidado ao apertar os botões, o toque precisa ser suave para não estragar.
- A abelha robô só se movimenta com a inserção dos comandos.
- Não é permitido arrastar a abelha com a própria força, pois isso a danifica.
Após conhecermos a abelha robô e entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando os desafios. Esse tapete possui um ponto de partida sinalizado por um quadrado vermelho.
Antes de iniciar um desafio, os alunos deverão apontar quantos passos a abelha robô irá percorrer no tapete e por quais quadrados ele irá andar. Programe a abelha robô.
1) Coloque a abelha robô virada para frente no ponto de partida e leve-a até a bola de gude, passando pelas brincadeiras cabo de guerra e amarelinha.
2) Coloque a abelha robô virada para frente no ponto de partida e leve-a até o milho, passando pelo boto e jogo de tabuleiro.
3) Coloque a abelha robô virada para frente no ponto de partida e leve-a até o indígena, passando pelo menino vaqueiro e gaúcho.
4) Coloque a abelha robô virada para a direita no ponto de partida e passando pela feijoada e menino carioca, faça-a chegar na canjica.
5) Coloque a abelha robô virada para a direita no ponto de partida e passando pelo acarajé e brincadeira pula corda, faça-a chegar no boi Bumbá.
6) Coloque a abelha robô virada na brincadeira de ciranda e passando pela brincadeira dança da cadeira e saci, leve-a até o frevo.
7) Coloque a abelha robô no cuscuz salgado e passando pela brincadeira cabra cega e quadrilha, leve-a até a baiana.
8) Coloque a abelha robô virada para frente no ponto de partida e leve-a até a imagem que ele ainda não passou.
9) Coloque a abelha robô virada para a esquerda no ponto de partida, escolha uma das comidas típicas e leve-a até lá de costas.
10) Coloque a abelha robô em uma das brincadeiras do tapete. Leve-a até o ponto de partida.
Ao finalizarem os desafios, conversem sobre o que aconteceu com o robô.
CONTINUAR
• A abelha robô passou pela feijoada?
• Você acertou a programação imediatamente?
• Crie um desafio inédito e escolha um amigo para executá-lo.
BOM TRABALHO!