CONECTAR
Ter uma educação alimentar eficiente envolve a inclusão de pratos coloridos em sua dieta. Isso garante uma variedade de nutrientes, estimula o interesse pelos alimentos e ajuda a manter o equilíbrio calórico. Pratos coloridos são compostos principalmente por alimentos de baixa densidade calórica, como vegetais e frutas, o que é benéfico para a saúde. Para criar pratos coloridos, inclua uma variedade de vegetais, frutas, grãos integrais e proteínas magras em suas refeições. Use temperos e ervas frescas para adicionar sabor e cor. A moderação, variedade e equilíbrio são essenciais para uma educação alimentar eficiente.
Como uma arma poderosa na manutenção da saúde e do bem estar humano, a alimentação precisa ser controlada e cuidada, garantindo a absorção de nutrientes úteis e de todo o conteúdo necessário para o ser humano.
Assista ao vídeo “Dicas de Alimentação Saudável”:
CONTEMPLAR
•Você sabe a importância de ingerir alimentos saudáveis?
•Você tem o costume de comer frutas e legumes diariamente?
•Quais são os benefícios de uma alimentação saudável?
PROPOSTA DA ATIVIDADE
PEGADOR DE ALIMENTOS
Um “pegador de alimentos” é um utensílio de cozinha projetado para agarrar ou segurar alimentos durante o processo de preparação, cozimento ou serviço de refeições. Também pode ser chamado de “pinça de alimentos” ou “pinça de cozinha”. Geralmente, é uma ferramenta versátil que pode ser utilizada para várias finalidades.
Existem diferentes tipos de pegadores de alimentos disponíveis no mercado, com diferentes materiais (como aço inoxidável, silicone ou plástico) e tamanhos para atender às necessidades específicas de cada usuário e finalidade de uso. Independentemente do tipo
CONTEXTUALIZAR
Construa o protótipo de um pegador de alimentos com as peças do Kit Tecnológico LEGO® EDUCATION Mindstorms EV3.
Clique no botão para fazer o download do arquivo.
Assista ao vídeo e veja como o pegador de alimentos funciona:
PROGRAMAÇÃO DA MONTAGEM
Faça o pegador de alimentos se movimentar igual mostrado no vídeo.
1.Crie a programação conforme mostrado ao lado:
2.Explique para o restante da turma como o pegador de alimentos funcionou.
CONTINUAR
Você compreendeu o uso de 2 engrenagens para construir o mecanismo das garras do pegador?
O protótipo funcionou? Ele conseguiu pegar os alimentos?
Você utiliza esse tipo de utensílio em casa?