Educação Infantil
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PROJETO 1: INTRODUTÓRIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/aula-introdutoria-3anos/
PROJETO 2: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-na-casa/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-domestico/
PROJETO 4: CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/cores-arco-iris/
PROJETO 5: NÚMEROS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/numeros-cores-diferentes/
PROJETO 6: CINCO SENTIDOS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/os-cinco-sentidos-paladar/
PROJETO 7: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 8: SAÚDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/saude-dengue/
PROJETO 9: FAMÍLIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/familia-arvore/
PROJETO 10: VALORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/valores-amigos/
PROJETO 11: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-e-nutricional-frutas/
PROJETO 12: ESPORTES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/esportes-ambientes/
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-futebol/
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/aula-introdutoria-4anos/
PROJETO 2: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/itens-de-higiene/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-silvestre/
PROJETO 4: CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/cores-objetos/
PROJETO 5: NÚMEROS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/numeros-corrida/
PROJETO 6: CINCO SENTIDOS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/os-cinco-sentidos-tato/
PROJETO 7: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 8: SAÚDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/saude-mascote/
PROJETO 9: FAMÍLIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/familia-lugar/
PROJETO 10: VALORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/valores-bonecos-diferentes/
PROJETO 11: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-e-nutricional-legumes/
PROJETO 12: ESPORTES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/esportes-elementos/
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-podium/
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/aula-introdutoria-5anos/
PROJETO 2: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-nos-lugares/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-um-animal/
PROJETO 4: CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/cores-trens/
PROJETO 5: NÚMEROS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/numeros-maior-menor/
PROJETO 6: CINCO SENTIDOS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/os-cinco-sentidos-visao/
PROJETO 7: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 8: SAÚDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/saude-hospital/
PROJETO 9: FAMÍLIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/familia-membro/
PROJETO 10: VALORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/valores-coracao/
PROJETO 11: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-e-nutricional-verduras/
PROJETO 12: ESPORTES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/esportes-esportista/
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-tenis/
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: CLASSIFICAÇÃO
PROTÓTIPO: CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/classificacao-cores/
PROJETO 2:DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: DANÇAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-dancas/
PROJETO 3: INVENÇÕES
PROTÓTIPO: AVIÃO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes/
PROJETO 4: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: BICICLETAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-bicicletas/
PROJETO 5:Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: CLASSIFICAÇÃO
PROTÓTIPO: FORMAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/classificacao-formas/
PROJETO 2:DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: LENDAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-lendas/
PROJETO 3: INVENÇÕES
PROTÓTIPO: BALÃO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-balao/
PROJETO 4: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: PLACAS DE TRÂNSITO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-placas/
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: CLASSIFICAÇÃO
PROTÓTIPO: TAMANHO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/classificacao-tamanhos/
PROJETO 2:DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: PERSONAGENS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-personagens/
PROJETO 3: INVENÇÕES
PROTÓTIPO: TELEVISÃO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-televisao/
PROJETO 4: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: SINAL DE TRÂNSITO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-sinal/
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
Atividade Sugerida 1: Jogos On-Line
Descobrindo as sombras de animais marinhos
Link de referência: https://www.coquinhos.com/sombras-de-animais-marinhos/
Nessa atividade, os alunos exercitam o pensamento computacional ao analisar e associar formas de sombras a animais corretos. Isso requer habilidades como decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e aplicação de algoritmos para encontrar as soluções.
Sequência de animais
Link de referência: https://www.coquinhos.com/jogo-sequencias-de-animais/
Na atividade de Sequência, os alunos aprendem a organizar eventos ou elementos em ordem lógica, desenvolvendo habilidades de reconhecimento de padrões e pensamento sequencial. Isso as prepara para resolver problemas de forma estruturada e sistemática.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf (CLIQUE AQUI) – 1 cópia por aluno.
CLIQUE AQUI – gabarito
Atividade Sugerida 1: Jogos On-Line
Labirintos de Primavera
Link de referência: https://www.coquinhos.com/labirintos-de-primavera/
Na atividade de labirinto, os alunos precisam resolver problemas complexos, como encontrar o caminho certo dentro de um labirinto, usando lógica e raciocínio. Eles aprendem a decompor o problema em partes menores, a reconhecer padrões nos caminhos possíveis, a abstrair as informações essenciais do labirinto e a criar algoritmos para encontrar a solução.
Quebra-Cabeça de sombras de animais
Link de referência: https://www.coquinhos.com/animal-puzzle-criancas/
Na atividade de Quebra-Cabeça de Sombras de Animais, os alunos exercitam o pensamento computacional ao analisar e associar formas de sombras a animais corretos. Isso requer habilidades como decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e aplicação de algoritmos para encontrar as soluções.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf.
(CLIQUE AQUI PARA BAIXAR 4 ANOS) – 1 cópia por aluno.
Atividade Sugerida 1: Jogos On-Line
Labirintos de Primavera
Link de referência: https://www.coquinhos.com/labirintos-de-primavera/
Na atividade de labirinto, os alunos precisam resolver problemas complexos, como encontrar o caminho certo dentro de um labirinto, usando lógica e raciocínio. Eles aprendem a decompor o problema em partes menores, a reconhecer padrões nos caminhos possíveis, a abstrair as informações essenciais do labirinto e a criar algoritmos para encontrar a solução.
Quebra-Cabeça de sombras de animais
Link de referência: https://www.coquinhos.com/animal-puzzle-criancas/
Na atividade de Quebra-Cabeça de Sombras de Animais, os alunos exercitam o pensamento computacional ao analisar e associar formas de sombras a animais corretos. Isso requer habilidades como decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e aplicação de algoritmos para encontrar as soluções.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf.
(CLIQUE AQUI PARA BAIXAR 5 ANOS) – 1 cópia por aluno.
Protótipo: Eu
Duração: 1 aula
Link: https://www.instagram.com/reel/C5YgyHJh9Wi/?igsh=azJ2MjdlNHYxZDFv
Materiais Necessários: Diferentes cores de tinta guache ou lápis cera ou lápis de cor ou canetinha ou fitilhos ou fios (de lã) + impressão do arquivo em anexo (A4) por aluno. Clique aqui para baixar.
Justificativa: Vivenciar momentos de aprendizagem nas aulas makers traz uma alegria única, onde a criatividade e a inovação se encontram, transformando ideias em realidade e cultivando o prazer de aprender de forma prática e colaborativa.
Protótipo: Flores
Duração: 1 aula
Link: https://www.instagram.com/reel/C8S-NQrJ9F_/?igsh=ZnY4ZzJqOGpncmQ%3D
Materiais Necessários: tubetes de papelão ou cartolina, papel crepom de diferentes cores, cola branca, tesoura sem ponta, lápis de cor ou lápis de cera + impressão do arquivo em anexo (A4) por aluno. Clique aqui para baixar.
Justificativa: Ver a aprendizagem florescer nas aulas makers é uma experiência única, onde aprender se torna uma aventura divertida e cheia de descobertas.
Protótipo: Árvore
Duração: 1 aula
Link: https://www.instagram.com/p/C7jJM4ZiVJ1/?igsh=MWJzZXR5ZmlodmU0dg%3D%3D&img_index=1
Materiais Necessários: canetinha, papel crepom de diferentes cores, cola branca, tesoura sem ponta, lápis de cor ou lápis de cera + impressão do arquivo em anexo (A4) por aluno. Clique aqui para baixar.
Professor, sugerimos o papel crepom para que o aluno possa colar dentro dos círculos que ele fizer. Se não tiver disponível, ele irá então colorir os círculos conforme o vídeo.
Justificativa: A alegria das cores pode potencializar ainda mais as aulas e criações makers, trazendo vida e inspiração para cada projeto, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente e criativo.