CONECTAR
Esporte e saúde estão diretamente ligados. Praticar atividades físicas regularmente traz muitos benefícios para o corpo e a mente. Quando nos exercitamos, nosso corpo fica mais forte, melhoramos nossa resistência, equilíbrio e flexibilidade, além de fortalecermos o coração e os pulmões. Isso também ajuda a prevenir doenças como obesidade, diabetes e problemas cardíacos.
Além dos benefícios físicos, o esporte contribui para o bem-estar mental. Ao se movimentar, o corpo libera substâncias que melhoram o humor e reduzem o estresse e a ansiedade. Participar de esportes em grupo também promove a socialização, melhora a autoestima e ajuda a desenvolver habilidades como disciplina, respeito e trabalho em equipe.
Por isso, manter uma rotina de exercícios é essencial para quem quer ter uma vida saudável. Seja caminhando, nadando, jogando futebol ou praticando outra modalidade, o importante é se mexer e cuidar da saúde!
CONTEMPLAR
• Você gosta de esporte?
• Qual esporte você pratica?
• Você sabe como o esporte beneficia o corpo e a mente?
CONSTRUIR
Como funciona?
Ele possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.
Cada vez que é pressionado um botão, os olhos da abelha robô piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.
Para essa aula será utilizado o tapete “Esporte e Saúde” e abelhas robôs.
Divida a turma em equipes de no máximo 5 alunos e distribua uma abelha robô para cada equipe.
Reforce com os alunos:
- Eles devem ter cuidado ao apertar os botões, o toque precisa ser suave para não estragar.
- A abelha robô só se movimenta com a inserção dos comandos.
- Não é permitido arrastar a abelha com a própria força, pois isso a danifica.
Após conhecermos a abelha robô e entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando os desafios. Esse tapete possui um ponto de partida sinalizado por um quadrado vermelho.
Antes de iniciar um desafio, os alunos deverão apontar quantos passos a abelha robô irá percorrer no tapete e por quais quadrados ele irá andar. Programe a abelha robô.
1) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, mova-a até a ginástica olímpica e volte para o futsal.
2) Coloque a abelha robô virada para a direita, no ponto de partida, e mova-a até o basquete e volte até o nado sincronizado.
3) Coloque a abelha robô posicionada para baixo, na capoeira, mova-a até o judô.
4) Coloque a abelha robô no xadrez. Leve-a até o atletismo, passando pelo skate.
5) Coloque a abelha robô no boxe. Ela deverá estar posicionada de frente para a ginástica rítmica. Mova-a na direção da bailarina.
6) Coloque a abelha robô no surfista e mova-a até o basquete. Em seguida, gire a abelha robô para que ela chegue no ping pong.
7) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, mova-a até a natação, gire a abelha robô para a direita e mova-a até o vôlei.
8) Coloque a abelha robô virada para frente no futebol e mova-a até o futebol americano.
9) Coloque a abelha robô virada para baixo no boliche e mova-a até o golf.
10) Coloque a abelha robô virada para a direita na canoagem e mova-a até o ciclismo.
Ao finalizarem os desafios, conversem sobre o que aconteceu com o robô.
CONTINUAR
A abelha robô acertou os desafios propostos?
Quantos desafios ela acertou? E quantos errou?
Qual foi o desafio mais difícil?
BOM TRABALHO!