Esporte e Saúde

Sumário

CONECTAR

 

Esporte e saúde andam juntos. Praticar atividades físicas, como caminhar, nadar ou jogar futebol, é importante para manter o corpo e a mente saudáveis. O exercício físico fortalece os músculos, melhora a resistência, o equilíbrio e o funcionamento do coração e dos pulmões. Além disso, ajuda a prevenir doenças como obesidade, diabetes e problemas no coração.

Não é só o corpo que ganha com o esporte. A prática de exercícios também faz bem para a mente. Quando nos movimentamos, o corpo libera substâncias que ajudam a melhorar o humor, reduzir o estresse e a ansiedade. Participar de esportes em grupo ainda nos ajuda a fazer amigos, desenvolver a confiança e aprender a trabalhar em equipe.

Por isso, incluir o esporte no dia a dia é essencial para quem quer ter uma vida mais saudável e equilibrada. O importante é escolher uma atividade que você goste e começar a se mexer!

 

CONTEMPLAR

 

 

• Quais são algumas atividades físicas que você conhece?

• Qual atividade esportiva você gostaria de praticar e por quê?

• Como o exercício físico ajuda o nosso corpo?

 

 

 

 

 

CONSTRUIR

Como funciona?

Ela possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.


Cada vez que é pressionado um botão, os olhos da abelha robô piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.

Para essa aula será utilizado o tapete “Esporte e Saúde” e abelhas robôs.

Divida a turma em equipes de no máximo 5 alunos e distribua uma abelha robô para cada equipe.

Reforce com os alunos:

  • Eles devem ter cuidado ao apertar os botões, o toque precisa ser suave para não estragar.
  • A abelha robô só se movimenta com a inserção dos comandos.
  • Não é permitido arrastar a abelha com a própria força, pois isso a danifica.

Após conhecermos a abelha robô e entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando os desafios. Esse tapete possui um ponto de partida sinalizado por um quadrado vermelho.

Antes de iniciar um desafio, os alunos deverão apontar quantos passos a abelha robô irá percorrer no tapete e por quais quadrados ele irá andar. Utilize os cards da abelha robô com as setas para indicar a programação do robô.

1) Coloque a abelha robô virada para a direita, no ponto de partida, e mova-a até o ping pong e volte até o judô.
2) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, mova-a até a ginástica olímpica e depois até a natação.
3) Coloque a abelha robô no jogador de futebol americano. Ela deverá estar posicionado de costas para o jogador de badminton, utilize o comando para trás e mova-a até o vôlei.
4) Coloque a abelha robô no nado sincronizado. Ela deverá estar posicionado de frente para o atletismo, utilize o comando para trás e mova-a até a canoagem.
5) Coloque a abelha robô no judô. Ela deverá estar posicionado de frente para o jogador de futebol americano. Mova-a até a capoeira. Gire-a na direção para chegar ao futebol.
6) Coloque a abelha robô na tenista. Posicione-a de frente para o xadrez. Ela deverá dar três giros para um único lado e ficar posicionado de frente para a ginástica rítmica.
7) Coloque a abelha robô no basquete e posicione-a de frente para o surfista. Mova-a até o ciclista, gire-a para a esquerda e leve-a até o atletismo. Em seguida, volte com a abelha robô para o ciclista.
8) Coloque a abelha robô virada para frente no badminton, mova-a até o boliche passando pelo boxe.
9) Coloque a abelha robô virada para baixo no balé, mova-a até o surfista.
10) Coloque a abelha robô virada para a direita no golfe, e mova-a até o xadrez e volte até o skate.

Ao finalizarem os desafios, conversem sobre o que aconteceu com a abelha robô.

 

CONTINUAR

 

 

Aa abelha robô acertou os desafios propostos?

Quantos desafios ela acertou? E quantos errou?

Qual foi o desafio mais difícil?

 

BOM TRABALHO!