CONECTAR
A tecnologia começou a surgir em um período muito distante. Pode-se dizer que as primeiras invenções foram as ferramentas que o homem pré-histórico desenvolveu para aperfeiçoar a sua caça e assim obter alimento com mais facilidade.
Logo veio a descoberta do fogo, que pode ser considerada como a primeira descoberta de grande importância, e como invenção, é claro que a roda também foi responsável por um grande progresso nesta fase inicial.
Toda evolução tecnológica sempre terá o intuito de deixar a humanidade em constante evolução. E se pensarmos no tempo em que as tecnologias foram desenvolvidas, observaremos que tudo isso ocorreu, e ainda ocorre de maneira incrivelmente rápida.
Fonte: clique aqui.
Assista ao vídeo “Evolução da tecnologia”:
CONTEMPLAR
•Quais as tecnologias que você conhece?
•Você gostaria de criar algum equipamento tecnológico para facilitar a vida das pessoas? Qual?
•Você sabe qual a importância da informática?
PROPOSTA DA ATIVIDADE
ROBÔ EXPLORADOR
As missões enviadas pela Nasa fizeram uma série de descobertas ao longo de mais de 20 anos. Os robôs encontram evidências de que partes de Marte já foram cobertas de água no passado e também descobriram traços de carbono orgânico nas rochas do planeta, indicando que ele um dia foi capaz de sustentar a vida. Caso uma nova missão Marte tenha sucesso, ela deverá analisar e comparar o solo de Marte para buscar mais evidências de que o planeta foi habitável.
A Nasa, que já construiu quatro cinco veículos explorador, se prepara para o lançamento do quinto equipamento desse tipo a ser enviado para o planeta vermelho, desde que esse tipo de missão foi iniciada no fim dos anos 90. O mais recente deles é o robô Curiosity, que pousou em Marte em agosto de 2012 e continua em operação no planeta. Fonte: clique aqui.
CONTEXTUALIZAR
Construa um robô explorador com as peças do Kit Tecnológico LEGO® EDUCATION WeDo 2.0.
Obs.: Entre no programa WeDo 2.0 – Projetos em Sala de Aula – Projeto Introdutório, e veja o passo a passo do “Milo, Robô Explorador da Ciência”.
Assista ao vídeo e veja como o robô explorador funciona:
PROGRAMAÇÃO DA MONTAGEM
Faça o robô explorador se movimentar igual mostrado no vídeo.
1.Crie a programação conforme mostrada abaixo:
2.Explique para o restante da turma como o robô explorador funcionou.
CONTINUAR
Você acha que há sinais concretos de vida passada em Marte?
Caso seja possível no futuro e você tenha a oportunidade, moraria em Marte?
Qual a parte da montagem que achou mais interessante?