CONECTAR
As formas geométricas, como o quadrado, triângulo, círculo e retângulo, são elementos familiares em nosso cotidiano.
O quadrado possui quatro lados iguais e ângulos retos, enquanto o triângulo apresenta três lados variados. Por outro lado, o círculo é uma forma sem lados definidos, caracterizada por uma borda circular, e o retângulo tem quatro lados, sendo os opostos de tamanhos iguais. Essas formas são importantes na descrição e compreensão do mundo que nos cerca, presentes em objetos como janelas, placas de trânsito e bolas, contribuindo para a percepção visual e organização do espaço.
CONTEMPLAR
• Você sabe quantos lados tem um triângulo?
• Você já viu um objeto em forma de quadrado?
• Qual objeto que tem na sua casa que seja parecido com um quadrado?
CONSTRUIR
Como funciona?
Ele possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.
Cada vez que é pressionado um botão, os olhos da abelha robô piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.
Para essa aula será utilizado o tapete “Matemática- Formas Geométricas” e abelhas robôs.
Divida a turma em equipes de no máximo 5 alunos e distribua uma abelha robô para cada equipe.
Reforce com os alunos:
- Eles devem ter cuidado ao apertar os botões, o toque precisa ser suave para não estragar.
- A abelha robô só se movimenta com a inserção dos comandos.
- Não é permitido arrastar a abelha com a própria força, pois isso a danifica.
Após conhecermos a abelha robô e entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando os desafios no Tapete Formas Geométricas. Esse tapete possui um ponto de partida sinalizado por um quadrado vermelho.
Antes de iniciar um desafio, os alunos deverão apontar quantos passos a abelha robô irá percorrer no tapete e por quais quadrados ele irá andar. Programe a abelha robô.
1) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, e mova-a até o círculo marrom.
2) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, e mova-a até o quadrado amarelo.
3) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, e mova-a até o triângulo azul.
4) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, e mova-a até o círculo verde.
5) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, mova-a até o triângulo rosa e volte para círculo laranja de costas.
6) Coloque oa abelha robô virada para a direita, no ponto de partida, mova-a até o círculo azul e depois até o triângulo verde.
7) Coloque a abelha robô virada para a direita, no ponto de partida, mova-a até o triângulo lilás e depois até o triângulo amarelo.
8) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, mova-a até o triângulo rosa e volte para o círculo rosa de costas.
9) Coloque a abelha robô virada para a direita, no ponto de partida, mova-a até o quadrado marrom, depois mova-a até o triângulo verde e volte de costas até o triângulo laranja.
10) Coloque a abelha robô virada para a direita, no ponto de partida, mova-a até o círculo rosa, depois mova-a até o círculo lilás e por último até o círculo azul sem passar por outro tipo de forma geométrica.
Ao finalizarem os desafios, conversem sobre o que aconteceu com o robô.
CONTINUAR
A abelha robô acertou os desafios propostos?
Quantos desafios ele acertou? E quantos errou?
Qual foi o desafio mais difícil?
BOM TRABALHO!