Formas Geométricas

Sumário

CONECTAR

 

As formas geométricas, como o quadrado, triângulo, círculo e retângulo, são elementos familiares em nosso cotidiano.

O quadrado possui quatro lados iguais e ângulos retos, enquanto o triângulo apresenta três lados variados. Por outro lado, o círculo é uma forma sem lados definidos, caracterizada por uma borda circular, e o retângulo tem quatro lados, sendo os opostos de tamanhos iguais. Essas formas são importantes na descrição e compreensão do mundo que nos cerca, presentes em objetos como janelas, placas de trânsito e bolas, contribuindo para a percepção visual e organização do espaço.

CONTEMPLAR

 

 

• Você sabe quantos lados tem um triângulo?

• Você já viu um objeto em forma de quadrado?

• Qual objeto que tem na sua casa que seja parecido com um quadrado?

 

CONSTRUIR

Como funciona?

Ele possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.
Cada vez que é pressionado um botão, os olhos da abelha robô piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.

Para essa aula será utilizado o tapete “Matemática- Formas Geométricas” e abelhas robôs.

Divida a turma em equipes de no máximo 5 alunos e distribua uma abelha robô para cada equipe.

Reforce com os alunos:

  • Eles devem ter cuidado ao apertar os botões, o toque precisa ser suave para não estragar.
  • A abelha robô só se movimenta com a inserção dos comandos.
  • Não é permitido arrastar a abelha com a própria força, pois isso a danifica.

Após conhecermos a abelha robô e entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando os desafios no Tapete Formas Geométricas. Esse tapete possui um ponto de partida sinalizado por um quadrado vermelho.

Antes de iniciar um desafio, os alunos deverão apontar quantos passos a abelha robô irá percorrer no tapete e por quais quadrados ele irá andar. Programe a abelha robô.

1) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, e mova-a até o círculo marrom.

2) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, e mova-a até o quadrado amarelo.

3) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, e mova-a até o triângulo azul.

4) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, e mova-a até o círculo verde.

5) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, mova-a até o triângulo rosa e volte para círculo laranja de costas.

6) Coloque oa abelha robô virada para a direita, no ponto de partida, mova-a até o círculo azul e depois até o triângulo verde.

7) Coloque a abelha robô virada para a direita, no ponto de partida, mova-a até o triângulo lilás e depois até o triângulo amarelo.

8) Coloque a abelha robô virada para frente, no ponto de partida, mova-a até o triângulo rosa e volte para o círculo rosa de costas.

9) Coloque a abelha robô virada para a direita, no ponto de partida, mova-a até o quadrado marrom, depois mova-a até o triângulo verde e volte de costas até o triângulo laranja.

10) Coloque a abelha robô virada para a direita, no ponto de partida, mova-a até o círculo rosa, depois mova-a até o círculo lilás e por último até o círculo azul sem passar por outro tipo de forma geométrica.

Ao finalizarem os desafios, conversem sobre o que aconteceu com o robô.

CONTINUAR

 

 

A abelha robô acertou os desafios propostos?

Quantos desafios ele acertou? E quantos errou?

Qual foi o desafio mais difícil?

 

BOM TRABALHO!