Fraternidade e Políticas Públicas

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O Projeto vem despertar a solidariedade em relação a um problema concreto que envolvendo a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução e transformação. Para isso, é necessário educar para vida em fraternidade, com base na justiça e no amor. Renovando a consciência da responsabilidade de toda comunidade escolar, por uma sociedade mais justa e solidária que promova ações em políticas públicas.

O que são Políticas Públicas?

São conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou indiretamente, com a participação de entes públicos ou privados, que visam assegurar determinado direito de cidadania, de forma difusa ou para determinado segmento social, cultural, étnico ou econômico. As políticas públicas correspondem a direitos assegurados constitucionalmente ou que se afirmam graças ao reconhecimento por parte da sociedade e/ou pelos poderes públicos enquanto novos direitos das pessoas, comunidades, coisas ou outros bens materiais ou imateriais.

– Estimular a participação em políticas públicas para fortalecer a cidadania e o bem comum.

– Entender o conceito de políticas públicas e perceber quanto elas estão presentes no nosso dia a dia.

– Fazer o aluno perceber que ele é um ser diferente do outro com suas próprias características, como: raça, religião e tantas outras.

– Aprofundar o conceito de políticas e sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade usando a participação popular.

– Conhecer ações e programas desenvolvidos pelo Estado e que estão presentes e funcionando bem no nosso cotidiano.

– Refletir sobre as políticas públicas e suas fiscalizações.

– Despertar o espírito comunitário nas pessoas, em busca da defesa da vida.

– Trabalhar o diálogo nas diversas camadas da sociedade, proporcionando a interação de pessoas de diferentes origens culturais e religiosas.

– Viabilizar novos caminhos para que todos possam viver como cidadãos respeitados e contemplados pelo Estado.

– Ressaltar a importância de educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor.

Educação Infantil

Sugestão 01: Apresente o vídeo “A Amizade”,em seguida proponha aos alunos que utilizem o Editor de Imagem Tux Paint para desenhar sobre: A união entre os colegas de classe, e acrescentem com figuras que representem paz, amor e fraternidade.  Use o site do colégio para expor os trabalhos.

Sugestão 02: Apresente o vídeo “Toda Criança tem Direitos” . Em seguida, utilize o programa Editor de Imagem Kolour Paint On-line, para criar seu autorretrato. Imprima as ilustrações e monte um belo mural destacando ao lado da tarefa realizada, com a letra da música do vídeo que foi apresentado.

Sugestão 03: Apresente o vídeo “Hino Oficial da CF 2019″ . Em seguida, proponha aos alunos que utilizem o programa Editor de Imagem Paint para colorir algumas imagens sobre o tema abordado com a turma.

Sugestão 04: Apresente o vídeo Os Direitos das Crianças segundo Ruth Rocha, e converse com os alunos sobre os direitos da criança. 

Ensino Fundamental I

Sugestão 01: Apresente os vídeos abaixo sugeridos pelo site da CF 2019, com a finalidade de conscientizar os alunos sobre os seus objetivos. Em seguida, liste junto com a turma alguns direitos e deveres das crianças. Divida-os em duplas e distribua um direito e um dever para cada uma, de modo que eles não se repitam. No programa Editor de Imagem Paint, peça para que ilustrem o respectivo direito e dever pelos quais ficaram responsáveis. Professor: Reúna todos os trabalhos (ilustrações com os devidos direitos e deveres digitados) e monte um pequeno manual da turma.  “Toda Criança tem Direitos” e  “Direitos e Deveres” 

Sugestão 02: Proponha aos alunos que prestem atenção em tudo que veem no caminho, no trajeto de casa até a escola (ex: lixo, moradores de rua, calçadas ruins, iluminação pública, asfalto, muito trânsito). Depois, converse sobre o que eles viram. Utilizando o programa Editor de Slide Power Point, peça para os alunos criarem pequenos cartazes sobre os problemas identificados nesse trajeto, e de que maneira podem ajudar a resolver essas situações.

Sugestão 03: Converse com os alunos sobre o significado da palavra FRATERNIDADE e seus sinônimos, como: afeto, amizade, amor, benevolência e ternura. Em seguida, sugira que os alunos elaborem um vídeo com o tema: Fraternidade sem Fronteiras, utilizando o programa Editor de Design Spark Adobe.

Sugestão 04: Apresente o vídeo “Campanha da Fraternidade 2019″ – Catequese , em seguida, proponha que os alunos utilizem o programa Editor de Imagem Foto Flexer, e elaborem uma proposta de política pública para o seu bairro.

Sugestão 05: Acesse o vídeo “O que são Políticas Públicas? “, e converse com os alunos sobre políticas públicas, em seguida, peça que a turma crie uma historinha (4 cenas) utilizando o programa Editor de História em Quadrinhos Hagáquê, abordando exemplos de políticas públicas presentes ou ausentes no nosso cotidiano.

Sugestão 06: Acesse o vídeo “Lição de vida o mundo dá voltas!” , e converse com a turma, sobre “as  atitudes que devemos praticar” e proponha para os alunos a criação de cartazes de conscientização de boas ações, utilize o Programa Fotojet.com.

Ensino Fundamental II

Sugestão 01: Acesse os sites abaixo e entenda o significado entre políticas de governo e políticas de Estado. Após, verbalize para turma o que entendeu sobre as diferenças de cada uma, e dê uma sugestão própria para a criação de um desses tipos de políticas. Se for necessário, aprofunde sua pesquisa para que sua sugestão seja coerente e embasada. Para realização da atividade, utilize o programa Editor de Slide Power Point.

“Sobre Políticas de Governo e Políticas de Estado: Distinções Necessárias “e  “Políticas Públicas – O Que São e Para Que Existem? -“

Professor: Encaminhe as melhores sugestões para alguma autoridade pública, e auxilie os alunos a exercitarem cada vez mais a sua cidadania.

Sugestão 02: Acesse o vídeo “Lançamento da Campanha da Fraternidade”, em seguida, sugira que os alunos criem um blog com o lema da CF 2019 – “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27), utilizando o site blogger ou WordPress.

Sugestão 03: Apresente o vídeo “Políticas Publicas- O que é isso?” . Depois, proponha que os alunos pesquisem propostas de políticas públicas que estão em andamento no estado do Rio de Janeiro, nas áreas da educação, meio ambiente e saúde.  As informações devem ser registradas no programa Editor de Texto Word. E para finalizar a aula, divida a turma em dois grupos para promover um júri popular (um lado vai defender e o outro vai condenar os objetivos e processos de implementações dessas políticas).

Sugestão 04: Refletir sobre as políticas públicas é importante para entender: a maneira como elas atingem a vida cotidiana, o que pode ser feito para melhor formatá-las e as possibilidades de se aprimorar a fiscalização. (Trecho do texto base da Campanha da Fraternidade 2019). Apresente o vídeo “Curso Campanha da Fraternidade 2019″ e discuta com a turma sobre os temas abordados, em seguida, peça para os alunos elaborarem um documentário utilizando o site  Canva.

Sugestão 05: Observe o cartaz da Campanha da Fraternidade 2019 e conheça o seu hino . Em seguida, peça para os alunos recriarem cartazes sobre esta campanha, mostrando muita criatividade em favor da construção de um mundo melhor. Para realização desta atividade utilize o programa Editor de Imagem  Photo Filtre, ao final, exponha todas as artes no mural do colégio.

Ensino Fundamental I

Tema: Sopão Solidário

Objetivos: Produzir um sopão coletivo para que possa ser vendido num evento da escola (combinar previamente com a coordenação/direção), e com a arrecadação realizar a compra de cobertores para serem distribuídos aos moradores de rua, num ato de solidariedade e amor ao próximo.

Processo de criação: Os alunos, com a ajuda da nutricionista da escola, realizarão uma pesquisa e listarão todos os ingredientes que serão necessários para o preparo de um sopão.  Esta lista precisará ser divulgada para toda comunidade escolar, estipulando uma data limite para as doações serem deixadas na escola.

Para participar do evento “Sopão Solidário” será cobrada uma taxa de R$5,00 para compra dos cobertores.

Os alunos ficarão responsáveis pela criação do layout da etiqueta que será usada na embalagem dos cobertores, e também pelos cartazes explicativos que divulgarão a data do evento.

Ensino Fundamental II

Tema: Marcador de livros – Anjo

Objetivos: Promover uma campanha com a intenção de instruir sobre a importância da doação.

Processo de Criação: Apresentar o produto para os alunos, e cada aluno individualmente irá produzir duas a três unidades, em parceria com a professora de Artes. A turma será divida em grupos para organizar as etapas do projeto: a criação da logo da empresa, o slogan, cartazes para divulgar, listagem do material necessário para produção, recolhimento dos materiais, registro fotográfico da produção e confecção da embalagem. A venda dos anjos acontecerá em algum evento do colégio, e o valor será revertido para alguma instituição carente de escolha da turma ou da escola.

Etapas do Projeto