Fraternidade & Políticas Públicas

Sumário

CONECTAR

Políticas públicas são ações e programas que são desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis. São medidas e programas criados pelos governos dedicados a garantir o bem- estar da população.

As políticas públicas afetam a todos os cidadãos, de todas as escolaridades, independente de sexo, raça, religião ou nível social. Com o aprofundamento e a expansão da democracia, as responsabilidades do representante popular se diversificaram. Hoje, é comum dizer que sua função é promover o bem-estar da sociedade, que está relacionado a ações bem desenvolvidas e à sua execução em áreas como saúde, educação, meio ambiente, habitação, assistência social, lazer, transporte e segurança, ou seja, deve-se contemplar a qualidade de vida como um todo.

Fonte: clique aqui.

 

Assista ao vídeo “O Que São Políticas Públicas?”:

 

CONTEMPLAR

 

 

•O que você sabe sobre as políticas públicas?

•Dê um exemplo de política pública que deu certo, no seu bairro.

•Qual a importância dos direitos sociais para uma sociedade?

 

 

PROPOSTA DA ATIVIDADE

 

CILICLISTA

Passar duas horas parado no trânsito não é mais possível no cotidiano apressado do brasileiro. E essa é uma das primeiras motivações para que os moradores de centros urbanos passem a utilizar a bicicleta como meio de transporte.

Segundo a pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro, realizada pela ONG Transporte Ativo, 42,9% da população considera “rapidez e praticidade” o principal motivo para adotar a magrela como modo de locomoção. Em seguida, vêm saúde (24,2%) e custo (19,6%).

Fonte: clique aqui.

 

CONTEXTUALIZAR

 

 

Construa um ciclista utilizando as peças as peças do Kit Tecnológico LEGO® EDUCATION WeDo 2.0.

Clique no botão para fazer o download do arquivo.

 

 

 

 

Assista ao vídeo e veja como o ciclista funciona:

PROGRAMAÇÃO DA MONTAGEM

Faça o ciclista se movimentar igual mostrado no vídeo.

1. Crie a programação conforme mostrado abaixo:

 

 

 

 

2. Explique para o restante da turma como o ciclista funcionou.

CONTINUAR

 

 

Você faz a sua parte para ajudar a manter o bom funcionamento das políticas públicas?

Conseguiu finalizar a montagem?

Sentiu dificuldade em alguma etapa da construção? Qual?