Fundamental II
Todos os planejamentos foram enviados por e-mail.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-d1/
PROTÓTIPO: POÇO ARTESIANO E VENTILADOR
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ELEFANTE
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• O elefante ficou de pé?
• Qual parte da construção você achou mais interessante?
• Na montagem da orelha do elefante, foram utilizadas somente peças verdes. De qual outra forma você montaria a orelha?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK : https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ALIMENTOS SAUDÁVEIS E NÃO SAUDÁVEIS
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Na montagem, temos abacaxi, cenoura e pizza.
• Você montaria outro alimento? Qual?
• Conseguiu ver com facilidade que a montagem da pizza apresenta duas partes?
• Qual das três construções ficou mais próxima da realidade?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: PEQUENOS ARTISTAS
LINK : https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CINEMA
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi possível identificar que era um protótipo de cinema?
• O que foi mais difícil de montar: o telão ou a cadeira?
• Como foi encaixar a peça cinza do assento da cadeira?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund1/
PROTÓTIPO: GIRAFA COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Você teve facilidade em encaixar o motor na construção?
• Você conseguiu dar movimento à montagem?
• Como foi encaixar as peças para a montagem da girafa?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 8: MPB
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund1/
PROTÓTIPO: SAXOFONE
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi difícil encaixar as hastes flexíveis?
• Percebeu que a montagem não é simétrica?
• Ao término da montagem, identificou qual era o instrumento?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 9: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-2-knex-fund1/
PROTÓTIPO: SATÉLITE COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Qual parte foi mais difícil de montar?
• Foi fácil colocar o motor?
• Foi difícil encaixar as rodas?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: HISTÓRIA/ INVENÇÕES
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-knex-fund1/
PROTÓTIPO: FURADEIRA COM MOTOR
PERGUNTAS SOBRE A CONSTRUÇÃO
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• No fim da montagem, foi fácil perceber que se tratava de uma furadeira?
• Foi difícil encaixar o motor?
• Conseguiu dar movimento à montagem?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CESTA DE BASQUETE ESTRUTURAL
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• No fim da montagem, foi possível arremessar a bola na cesta?
• O motor funcionou corretamente?
• Qual a parte mais difícil da construção?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-d1/
PROTÓTIPO: POÇO ARTESIANO E VENTILADOR
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ELEFANTE
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• O elefante ficou de pé?
• Qual parte da construção você achou mais interessante?
• Na montagem da orelha do elefante, foram utilizadas somente peças verdes. De qual outra forma você montaria a orelha?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK : https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ALIMENTOS SAUDÁVEIS E NÃO SAUDÁVEIS
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Na montagem, temos abacaxi, cenoura e pizza.
• Você montaria outro alimento? Qual?
• Conseguiu ver com facilidade que a montagem da pizza apresenta duas partes?
• Qual das três construções ficou mais próxima da realidade?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: PEQUENOS ARTISTAS
LINK : https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CINEMA
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi possível identificar que era um protótipo de cinema?
• O que foi mais difícil de montar: o telão ou a cadeira?
• Como foi encaixar a peça cinza do assento da cadeira?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund1/
PROTÓTIPO: GIRAFA COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Você teve facilidade em encaixar o motor na construção?
• Você conseguiu dar movimento à montagem?
• Como foi encaixar as peças para a montagem da girafa?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 8: MPB
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund1/
PROTÓTIPO: SAXOFONE
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi difícil encaixar as hastes flexíveis?
• Percebeu que a montagem não é simétrica?
• Ao término da montagem, identificou qual era o instrumento?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 9: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-2-knex-fund1/
PROTÓTIPO: SATÉLITE COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Qual parte foi mais difícil de montar?
• Foi fácil colocar o motor?
• Foi difícil encaixar as rodas?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: HISTÓRIA/ INVENÇÕES
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-knex-fund1/
PROTÓTIPO: FURADEIRA COM MOTOR
PERGUNTAS SOBRE A CONSTRUÇÃO
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• No fim da montagem, foi fácil perceber que se tratava de uma furadeira?
• Foi difícil encaixar o motor?
• Conseguiu dar movimento à montagem?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CESTA DE BASQUETE ESTRUTURAL
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• No fim da montagem, foi possível arremessar a bola na cesta?
• O motor funcionou corretamente?
• Qual a parte mais difícil da construção?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-e1/
PROTÓTIPO: ROBÔ
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: AMAZÔNIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CABANA (OCA)
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Você realizou a montagem rapidamente?
• Foi fácil ou difícil fazer a parte redonda superior da oca?
• Como foi encaixar a parte de cima na parte de baixo da oca?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 4: ESTRUTURAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CASA NA ÁRVORE
Ao finalizar a construção do protótipo, converse sobre a experiência com os colegas de turma respondendo às perguntas:
• Quantos conectores você usou para construir a escada?
• O balanço apresentou algum movimento?
• O que achou da construção das folhas? Você faria diferente?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 5: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund1/
PROTÓTIPO: GRAMOFONE COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Na construção da corneta, foram utilizadas hastes flexíveis em uma parte específica. Se apenas hastes rígidas fossem usadas, a corneta manteria seu formato original?
• Foi fácil ou difícil construir a parte do disco com movimento?
• Na construção do protótipo do gramofone, você identificou a função da manivela?
Após finalizar a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-knex-fund1/
PROTÓTIPO: MOINHO COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi possível identificar a função do motor na montagem?
• Como foi construir a engrenagem do moinho?
• Você faria a base de forma diferente?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 8: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund1/
PROTÓTIPO: PEIXE COM MOTOR
Responda às perguntas e compartilhe as respostas:
• Das várias camadas dessa montagem, qual delas você achou mais difícil de montar?
• Ao ligar o motor, as nadadeiras funcionaram?
• Há algo que você mudaria na montagem caso pudesse refazê-la?
Após resolver as questões, guarde as peças do kit no local indicado.
PROJETO 9: HISTÓRIA E INVENÇÕES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-knex-fund1/
PROTÓTIPO: TRATOR COM MOTOR
Ao finalizar a construção do protótipo, compartilhe suas experiências com os colegas de turma respondendo às perguntas a seguir:
• O protótipo do trator andou corretamente?
• Foi difícil encaixar a esteira nas rodas?
• Conseguiu deixar o motor inclinado na montagem?
Em seguida, guarde as peças do kit no local indicado.
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: MPB
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund1/
PROTÓTIPO: PIANO
Ao finalizar a construção do protótipo, compartilhe suas experiências com os colegas de turma respondendo às perguntas a seguir:
•Você sabe qual a função da peça roxa na construção?
•Quantas hastes verdes foram usadas na montagem?
• Se as argolas azuis forem retiradas da montagem, o que acontece com a construção?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ATLETA PARAOLÍMPICO COM MOTOR (CADEIRANTE)
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência. Agora, responda às perguntas:
• Que movimento o motor causa na montagem?
• A montagem ficou em pé?
• Você faria a parte da roda da montagem de outra forma?
Como você já respondeu às questões, organize as peças do kit e guarde-o.
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-e1/
PROTÓTIPO: ROBÔ
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: AMAZÔNIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CABANA (OCA)
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Você realizou a montagem rapidamente?
• Foi fácil ou difícil fazer a parte redonda superior da oca?
• Como foi encaixar a parte de cima na parte de baixo da oca?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 4: ESTRUTURAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CASA NA ÁRVORE
Ao finalizar a construção do protótipo, converse sobre a experiência com os colegas de turma respondendo às perguntas:
• Quantos conectores você usou para construir a escada?
• O balanço apresentou algum movimento?
• O que achou da construção das folhas? Você faria diferente?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 5: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund1/
PROTÓTIPO: GRAMOFONE COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Na construção da corneta, foram utilizadas hastes flexíveis em uma parte específica. Se apenas hastes rígidas fossem usadas, a corneta manteria seu formato original?
• Foi fácil ou difícil construir a parte do disco com movimento?
• Na construção do protótipo do gramofone, você identificou a função da manivela?
Após finalizar a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-knex-fund1/
PROTÓTIPO: MOINHO COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi possível identificar a função do motor na montagem?
• Como foi construir a engrenagem do moinho?
• Você faria a base de forma diferente?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 8: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund1/
PROTÓTIPO: PEIXE COM MOTOR
Responda às perguntas e compartilhe as respostas:
• Das várias camadas dessa montagem, qual delas você achou mais difícil de montar?
• Ao ligar o motor, as nadadeiras funcionaram?
• Há algo que você mudaria na montagem caso pudesse refazê-la?
Após resolver as questões, guarde as peças do kit no local indicado.
PROJETO 9: HISTÓRIA E INVENÇÕES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-knex-fund1/
PROTÓTIPO: TRATOR COM MOTOR
Ao finalizar a construção do protótipo, compartilhe suas experiências com os colegas de turma respondendo às perguntas a seguir:
• O protótipo do trator andou corretamente?
• Foi difícil encaixar a esteira nas rodas?
• Conseguiu deixar o motor inclinado na montagem?
Em seguida, guarde as peças do kit no local indicado.
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: MPB
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund1/
PROTÓTIPO: PIANO
Ao finalizar a construção do protótipo, compartilhe suas experiências com os colegas de turma respondendo às perguntas a seguir:
•Você sabe qual a função da peça roxa na construção?
•Quantas hastes verdes foram usadas na montagem?
• Se as argolas azuis forem retiradas da montagem, o que acontece com a construção?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ATLETA PARAOLÍMPICO COM MOTOR (CADEIRANTE)
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência. Agora, responda às perguntas:
• Que movimento o motor causa na montagem?
• A montagem ficou em pé?
• Você faria a parte da roda da montagem de outra forma?
Como você já respondeu às questões, organize as peças do kit e guarde-o.
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: QUIZ CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-quiz-cores/
DURAÇÃO: 2 AULAS
PROJETO 3: MUSICA COM GRAFITE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-musica-com-grafite/
DURAÇÃO: 1 AULA
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: QUIZ CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-quiz-cores/
DURAÇÃO: 2 AULAS
PROJETO 3: MUSICA COM GRAFITE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-musica-com-grafite/
DURAÇÃO: 1 AULA
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: PÔSTER INTERATIVO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-poster-interativo/
DURAÇÃO: 2/3 AULAS
PROJETO 3: MAQUETE INTERATIVA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-maquete-interativa/
DURAÇÃO: 2/3 AULAS
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: PÔSTER INTERATIVO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-poster-interativo/
DURAÇÃO: 2/3 AULAS
PROJETO 3: MAQUETE INTERATIVA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-maquete-interativa/
DURAÇÃO: 2/3 AULAS
PROJETO 1: MUDE O TAMANHO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-mude-o-tamanho/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: ANIME O PINGUIM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-o-pinguim/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: DESLIZE POR AÍ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-deslize-por-ai/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: MUDE O TAMANHO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-mude-o-tamanho/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: ANIME O PINGUIM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-o-pinguim/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: DESLIZE POR AÍ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-deslize-por-ai/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: PROGRAMANDO UM CARANGUEJO DJ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-programando-caranguejo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: DESAFIO DUPLO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: CONTANDO HISTÓRIAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-contando-historia/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: PROGRAMANDO UM CARANGUEJO DJ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-programando-caranguejo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: DESAFIO DUPLO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: CONTANDO HISTÓRIAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-contando-historia/
DURAÇÃO: 01 AULA
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: MOINHO COM MOTOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi possível identificar a função do motor na montagem?
• Como foi construir a engrenagem do moinho?
• Você faria a base de forma diferente?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: ACESSIBILIDADE
PROTÓTIPO: CADEIRA DE RODAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/acessibilidade-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
•Que parte da construção sentiu dificuldades?
• A montagem ficou em pé?
• Você faria a parte da roda da montagem de outra forma?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: PARQUE DE DIVERSÕES
PROTÓTIPO: CARROSSEL COM MOTOR
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/parque-de-diversoes-knex-fund2/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
Qual é o principal objetivo da montagem? Você conseguiu atingi-lo?
Foi fácil montar a base de encaixe do motor?
Sentiu alguma dificuldade durante a construção?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 6: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
PROTÓTIPO: FOGUETE
LINK FUND 2:https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda:
• A montagem tem algum movimento?
• Qual é a importância da peça (conector branco) no topo do foguete?
• Ainda analisando o topo do foguete, a peça (conector amarelo) pode realizar a mesma função que a peça (conector verde)?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: MOINHO COM MOTOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi possível identificar a função do motor na montagem?
• Como foi construir a engrenagem do moinho?
• Você faria a base de forma diferente?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: ACESSIBILIDADE
PROTÓTIPO: CADEIRA DE RODAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/acessibilidade-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
•Que parte da construção sentiu dificuldades?
• A montagem ficou em pé?
• Você faria a parte da roda da montagem de outra forma?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: PARQUE DE DIVERSÕES
PROTÓTIPO: CARROSSEL COM MOTOR
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/parque-de-diversoes-knex-fund2/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
Qual é o principal objetivo da montagem? Você conseguiu atingi-lo?
Foi fácil montar a base de encaixe do motor?
Sentiu alguma dificuldade durante a construção?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 6: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
PROTÓTIPO: FOGUETE
LINK FUND 1:https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda:
• A montagem tem algum movimento?
• Qual é a importância da peça (conector branco) no topo do foguete?
• Ainda analisando o topo do foguete, a peça (conector amarelo) pode realizar a mesma função que a peça (conector verde)?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: MOINHO DE VENTO
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
Sentiu dificuldades na construção do moinho de vento?
As pás se movimentaram corretamente?
O motor foi colocado na posição correta?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: ARTE & CULTURA: PEQUENOS ARTISTAS
PROTÓTIPO: BAILARINA
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Ao término da montagem, você conseguiu identificar rapidamente que se tratava de uma bailarina?
• Foi fácil ou difícil encaixar os conectores amarelos e laranjas para montar as pernas da bailarina?
• O que achou da parte da cabeça e dos olhos da montagem? Faria algo diferente?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 4: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: POD SPINNER COM MOTOR
LINK FUND2: https://portalescolarmaker.com.br/parque-de-diversoes-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Foi difícil fazer essa montagem?
• Quantos eixos foram usados na montagem? E quantas engrenagens?
• Quais peças foram usadas para prender as polias e as engrenagens?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 6: VIDA NO PLANETA
PROTÓTIPO: BALEIA
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- Você conseguiu identificar a baleia na construção?
- Foi difícil fazer uma montagem com tantas peças?
- Qual é o nome da peça usada para construir o espiráculo (orifício por onde a baleia solta a água do mar)?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: MOINHO DE VENTO
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
Sentiu dificuldades na construção do moinho de vento?
As pás se movimentaram corretamente?
O motor foi colocado na posição correta?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: ARTE & CULTURA: PEQUENOS ARTISTAS
PROTÓTIPO: BAILARINA
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Ao término da montagem, você conseguiu identificar rapidamente que se tratava de uma bailarina?
• Foi fácil ou difícil encaixar os conectores amarelos e laranjas para montar as pernas da bailarina?
• O que achou da parte da cabeça e dos olhos da montagem? Faria algo diferente?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 4: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: POD SPINNER COM MOTOR
LINK FUND2: https://portalescolarmaker.com.br/parque-de-diversoes-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Foi difícil fazer essa montagem?
• Quantos eixos foram usados na montagem? E quantas engrenagens?
• Quais peças foram usadas para prender as polias e as engrenagens?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 6: VIDA NO PLANETA
PROTÓTIPO: BALEIA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- Você conseguiu identificar a baleia na construção?
- Foi difícil fazer uma montagem com tantas peças?
- Qual é o nome da peça usada para construir o espiráculo (orifício por onde a baleia solta a água do mar)?
Por fim, guarde todos os materiais.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
Multiplicações combinadas e coordenadas
Link de referência: https://www.coquinhos.com/multiplicacoes-combinadas-e-coordenadas/
Multiplicações combinadas e coordenadas estão relacionadas ao pensamento computacional porque envolvem quebrar problemas em partes menores e usar lógica para resolvê-los. Ao multiplicar números diferentes, usamos algoritmos e raciocínio para encontrar a resposta certa. Com coordenadas, como em um plano cartesiano, entendemos como os números representam posições e como manipulá-los para resolver problemas. Isso ajuda a desenvolver habilidades de resolução de problemas e compreensão de algoritmos, importantes na computação.
Sudoku do Dia
Link de referência: https://www.coquinhos.com/sudoku-do-dia/
O Sudoku ensina pensamento computacional através da lógica e da resolução sistemática de problemas. Ao preencher os espaços vazios com números corretos, exercita-se o uso de algoritmos e pensamento sistêmico. O processo envolve tentativa e erro, semelhante à otimização de soluções computacionais. Assim, resolver Sudokus desenvolve habilidades essenciais para o pensamento computacional.
Atividade Sugerida 2: Atividade Desplugada – CAMINHOS DA ARTE
Nesta atividade serão necessários dois participantes: um será o “programador” e o outro será o “computador”. O objetivo do “programador” é fazer com que o “computador” leve o artista até a sua obra. Para tanto, o “computador” deve realizar somente os movimentos que o “programador” informar.
Dica: Utilize comandos precisos como, por exemplo, “siga em frente 2 casas”, entre outros.
Professor, realize a impressão dos 2 documentos pdf: CAMINHOS DA ARTE e PINTORES (1 CÓPIA PARA CADA DUPLA).
Obs: Essa é uma atividade alquimétrica, ou seja, um brinquedo didático que conjuga os conceitos de métrica (medida-exato-técnico) e alquimia (mutante-mágico-transformador). Essa atividade pretende associar os artistas a suas obras de arte, utilizando a computação desplugada. Ela pode ser produzida pelos próprios estudantes, utilizando materiais recicláveis e alternativos. Por seu caráter mutante, ela pode ser adaptada para qualquer disciplina.
Atividade Sugerida 3: Atividade Desplugada – Fluxograma: TROCAR UMA LÂMPADA
Professor, realize a impressão de 1 cópia para cada dupla ou trio (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR) e entregue 1 folha A4 (em branco) para cada aluno.
DICA: Essa atividade pode ser trocada entre os colegas após realizada e cada um pode escrever ao lado uma sugestão para contribuir com o algoritmo realizado pelo seu colega. Outra ideia, é depois de realizar o algoritmo reunir os estudantes em grupos de até 3 integrantes para discutir em criarem um algoritmo para o grupo e socializarem com a turma.
Protótipo: Acerte o buraco
Link: https://www.instagram.com/p/Cws4yu9tukr/?igsh=MTExNnFrNGY5eHNkNQ%3D%3D
Materiais utilizados: 1 caixa de papelão, cola, barbante, tesoura, bolinha pequena e tampinha de garrafa pet.
Duração: 3 aulas
Atividade em grupo.
Protótipo: Mesa de Imã
Link:
https://www.instagram.com/p/C1b6RRNMwqL/?igsh=MWU5emE1eGM4bmVvMQ%3D%3D&img_index=1
Materiais utilizados: Papelão, imã, lã, cola, rolinho de papel higiênico, bolinha, durex colorido, tesoura e jornal para fazer os canudos grandes. (vara)
Duração: 3 aulas
Atividade em grupo.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: CIÊNCIA
PROTÓTIPO: DINOSSAURO
LINK FUND 2:https://portalescolarmaker.com.br/ciencias-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
• O dinossauro ficou estável e de pé?
• Como foi encaixar as peças para a montagem do dinossauro?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 2: AMAZÔNIA
PROTÓTIPO: HIDROAVIÃO
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Como foi unir os conectores azul, vermelho, cinza e verde para criar a estrutura do avião?
• Na montagem foram usadas polias ou engrenagens?
• Você faria o flutuador (casco na parte inferior que boia na água e permite o pouso) de outra forma?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 4: VIAGEM PELO MUNDO
PROTÓTIPO: TORRE EIFFEL
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-knex-fund2/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
A torre se manteve em equilíbrio?
Na construção da torre foram utilizadas peças flexíveis?
Qual a parte da construção foi mais difícil a base ou o topo da torre?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: ESTRUTURAS
PROTÓTIPO: PIRÂMIDE
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
A pirâmide ficou estável
Foi possível identificar que era um protótipo de uma pirâmide?
Quantos tipos de conectores foram utilizados na montagem?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 6: FUNDO DO MAR
PROTÓTIPO: TARTARUGA MARINHA
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/fundo-do-mar-knex-fund2/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
O protótipo se parece com uma tartaruga?
Quais as peças foram utilizadas para fazer as nadadeiras?
Qual a peça mais utilizada para reproduzir a concha da tartaruga?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 7: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 8: MEIO DE TRANSPORTE
PROTÓTIPO: ÔNIBUS COM MOTOR
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/meios-de-transporte-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas
• Foi difícil encaixar o motor?
• Conseguiu dar movimento à montagem?
• Quais peças foram usadas para prender as polias?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 9: NATAL
PROTÓTIPO: ÁRVORE DE NATAL
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/natal-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
• Foi difícil encaixar o motor na montagem da árvore?
• Foi fácil construir a estrela?Faria algo diferente?
• O movimento da árvore de natal ficou correto?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 10: FÉRIAS
PROTÓTIPO: CELEIRO
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/ferias-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
Na construção do celeiro foram usados uma grande quantidade de conectores verdes. Você identificou por qual motivo?
As hastes amarelas estão em qual parte da montagem?
Na montagem foram utilizadas peças auxiliares? Quantas? Qual foi utilizada em maior quantidade?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 11: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: CIÊNCIA
PROTÓTIPO: DINOSSAURO
LINK FUND 2:https://portalescolarmaker.com.br/ciencias-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
• O dinossauro ficou estável e de pé?
• Como foi encaixar as peças para a montagem do dinossauro?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 2: AMAZÔNIA
PROTÓTIPO: HIDROAVIÃO
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Como foi unir os conectores azul, vermelho, cinza e verde para criar a estrutura do avião?
• Na montagem foram usadas polias ou engrenagens?
• Você faria o flutuador (casco na parte inferior que boia na água e permite o pouso) de outra forma?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 4: VIAGEM PELO MUNDO
PROTÓTIPO: TORRE EIFFEL
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-knex-fund2/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
A torre se manteve em equilíbrio?
Na construção da torre foram utilizadas peças flexíveis?
Qual a parte da construção foi mais difícil a base ou o topo da torre?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: ESTRUTURAS
PROTÓTIPO: PIRÂMIDE
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
A pirâmide ficou estável
Foi possível identificar que era um protótipo de uma pirâmide?
Quantos tipos de conectores foram utilizados na montagem?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 6: FUNDO DO MAR
PROTÓTIPO: TARTARUGA MARINHA
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/fundo-do-mar-knex-fund2/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
O protótipo se parece com uma tartaruga?
Quais as peças foram utilizadas para fazer as nadadeiras?
Qual a peça mais utilizada para reproduzir a concha da tartaruga?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 7: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 8: MEIO DE TRANSPORTE
PROTÓTIPO: ÔNIBUS COM MOTOR
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/meios-de-transporte-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas
• Foi difícil encaixar o motor?
• Conseguiu dar movimento à montagem?
• Quais peças foram usadas para prender as polias?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 9: NATAL
PROTÓTIPO: ÁRVORE DE NATAL
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/natal-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
• Foi difícil encaixar o motor na montagem da árvore?
• Foi fácil construir a estrela?Faria algo diferente?
• O movimento da árvore de natal ficou correto?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 10: FÉRIAS
PROTÓTIPO: CELEIRO
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/ferias-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
Na construção do celeiro foram usados uma grande quantidade de conectores verdes. Você identificou por qual motivo?
As hastes amarelas estão em qual parte da montagem?
Na montagem foram utilizadas peças auxiliares? Quantas? Qual foi utilizada em maior quantidade?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 11: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: CIÊNCIA
PROTÓTIPO: ÔNIBUS ESPACIAL
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/ciencias-knex-fund2/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Como foi construir a parte interna da montagem do ônibus espacial?
• A montagem se movimenta?
• Quanto à parte lateral da montagem, foi fácil encaixar as hastes verdes nos conectores vermelhos?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 2: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 2
PROTÓTIPO: HELICÓPTERO DE RESGATE
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-2-knex-fund2/