CONECTAR
Está relacionada à necessidade de se conhecer o espaço geográfico, que pode ser entendido como o espaço produzido pelo homem e que está em constante transformação ao longo do tempo. Podemos dizer, então, que o espaço geográfico possui um caráter histórico e, por isso, é capaz de contar a história e as características da ação humana sobre o meio em que vive.
A importância da Geografia, entretanto, não está somente nos conhecimentos sobre os nomes de países, suas capitais, dados populacionais, moeda e religião, mas também em explicar a dinâmica das ações no espaço, que não desvinculam do tempo.
Fonte: clique aqui.
Confira o vídeo “Tipos de Relevos”:
CONTEMPLAR
•Você sabe o que a Geografia estuda?
•Qual a parte da Geografia que você tem interesse em conhecer melhor?
•Quando você coloca os seus conhecimentos geográficos em prática?
PROPOSTA DA ATIVIDADE
RECONHECEDOR DE RELEVO
A sondagem de reconhecimento do solo consiste numa técnica de investigação direta utilizada para se ter conhecimento do subsolo, a fim de coletar informações indispensáveis para a escolha do tipo e elaboração do projeto de fundações.
Para a escolha do melhor tipo de fundação é necessário conhecer os tipos de solos que sustentam o terreno, suas profundidades e suas capacidades de carga, além da posição do lençol freático. Neste processo de reconhecimento do terreno, são utilizados robôs que ajudem na coleta de amostras para dados ambientais.
Os robôs são construídos para andarem em terrenos retos, assim como em terrenos acidentados ou lugares de difícil acesso, além de serem programados para coletarem a amostra desejada.
Fonte: clique aqui.
CONTEXTUALIZAR
Construa um Robô Reconhecedor de Relevo com as peças do Kit Tecnológico LEGO® EDUCATION Mindstorms EV3.
Clique no botão para fazer o download do arquivo.
Assista ao vídeo e veja como o Robô Reconhecedor de Relevo funciona:
PROGRAMAÇÃO DA MONTAGEM
Faça o Robô Reconhecedor de Relevo se movimentar igual mostrado no vídeo.
Clique aqui e acesse o passo a passo de como utilizar o Editor de Imagem.
1. Crie a programação conforme mostrado abaixo:
2. Explique para o restante da turma como o Robô Reconhecedor de Relevo funcionou.
CONTINUAR
Qual o principal objetivo do Robô Reconhecedor de Relevo?
Sentiu dificuldade em alguma parte da montagem?
Qual a parte da montagem que achou mais interessante?