Geografia

Sumário

CONECTAR

 

A geografia é o estudo da Terra e dos seus processos, abordando tanto o ambiente natural quanto as atividades humanas. Ela é crucial para entender a disposição dos elementos naturais, o planejamento urbano, a análise das mudanças climáticas e as interações culturais e sociais. No estudo do solo, a geografia ajuda a identificar suas características, determinar o uso sustentável e gerir recursos naturais, além de prever riscos de erosão e desastres naturais. A geografia também impacta a conectividade e o transporte, e a conservação da biodiversidade, influenciando a forma como planejamos e gerimos o espaço e os recursos ao nosso redor.

 

Assista ao vídeo “Conheça quais são os 5 PRINCIPAIS CONCEITOS da Geografia”:

 

CONTEMPLAR

 

• Você sabia que a geografia aborda estes 5 conceitos?

• Como a geografia pode nos ajudar com a preservação do meio ambiente e gerir os recursos naturais?

• O que você sabe sobre os terremotos?

 

 

PROPOSTA DA ATIVIDADE

 

SIMULADOR DE TERREMOTO

Um terremoto é causado pelo movimento repentino das placas tectônicas na crosta terrestre, gerando ondas sísmicas que podem causar grandes danos a edificações e ao ambiente. Um simulador de terremoto é um dispositivo ou software que replica essas condições para treinamento, pesquisa e educação. Simuladores físicos utilizam equipamentos para reproduzir movimentos sísmicos em escala real, enquanto simuladores virtuais criam cenários digitais interativos. Eles são usados para treinar equipes de resgate, testar e desenvolver construções resistentes, educar sobre os efeitos dos terremotos, avaliar danos e informar políticas públicas. Esses simuladores são essenciais para melhorar a preparação e a resiliência frente a terremotos.

 

CONSTRUIR

 

Construa um simulador de terremoto com as peças do Kit Tecnológico LEGO® EDUCATION WeDo 2.0.

Clique no botão para fazer o download do arquivo.

 

 

 

 

 

 

Assista ao vídeo e veja como o simulador de terremoto funciona:

PROGRAMAÇÃO DA MONTAGEM

Faça o simulador de terremoto se movimentar igual mostrado no vídeo.

1. Crie a programação conforme mostrado abaixo:

 

 

 

 

2. Explique para o restante da turma como o simulador de terremoto funcionou.

CONTINUAR

 

Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.

• Na programação, para que serve o bloco sinalizado?

 

 

 

 

• A sua montagem fez o movimento correto?

Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.