Grupo 2
A atividade com o kit Tecnológico LEGO® EDUCATION BLOCOS DUPLOS, integrada ao pensamento computacional, é crucial para o desenvolvimento de habilidades como coordenação motora fina, visualização espacial, paciência e perseverança. Os blocos de encaixe permitem que os alunos trabalhem os conceitos como decomposição de problemas e reconhecimento de padrões de forma concreta e lúdica. As construções promovem o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/aula-introdutoria-5anos/
PROJETO 2: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-nos-lugares/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-um-animal/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/cores-trens/
PROJETO 6: NÚMEROS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/numeros-maior-menor/
PROJETO 7: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 8: CINCO SENTIDOS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/os-cinco-sentidos-visao/
Experimentar momentos de aprendizado nas aulas maker proporciona uma felicidade singular, onde a criatividade e a inovação se unem, transformando ideias em realidade e promovendo o aprender de maneira prática.
Importância da prototipagem na robótica.
A prototipagem na robótica é essencial para testar funcionalidades, identificar problemas e ajustar o projeto antes da versão final, economizando tempo e recursos. Ela estimula a criatividade e a inovação, permitindo que os alunos experimentem e busquem soluções diferentes. A prototipagem promove o aprendizado ativo, aplicando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para resolver problemas, e facilita o trabalho em equipe e a colaboração. A prática também simula cenários reais, preparando os alunos para desafios onde as tecnologias são desenvolvidas em várias fases de testes e revisões.
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Link de Referência: https://www.youtube.com/watch?v=mqvrV6VCZrY&t=1s
Duração: 3 AULAS
Justificativa: visa desenvolver a criatividade e a coordenação motora dos alunos , proporcionando uma experiência lúdica e prática. Ao utilizar materiais como rolos de papel higiênico e tampas de garrafa, as crianças estimulam sua imaginação e expressão artística na criação das marionetes. A atividade também incentiva a colaboração e a comunicação, permitindo que os alunos apresentem suas criações e encenem histórias, tornando o aprendizado mais dinâmico e significativo.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
• dois rolos de papel higiênico
• tesoura sem ponta
• cola
• lápis para fazer os furos
• canetinhas ou tinta guache para decoração
• régua
• palito de picolé
• barbante (2 pedaços médio e 1 grande)
• 4 tampas de garrafa pet furadas
• 2 pedaços de folhas coloridas de acordo com o animal que será criado. (as folhas podem ser substituídas por tinta guache ou papel branco e ser decorado pelo aluno).
Dica: não é necessário furar o palito de picolé, você pode amarrar conforme imagem.
Jogos online e atividades desplugadas são ferramentas complementares no ensino de pensamento computacional. Os jogos digitais estimulam a criatividade e a resolução de problemas, enquanto as atividades desplugadas favorecem o desenvolvimento de habilidades como decomposição e abstração. Juntas, essas abordagens fortalecem o aprendizado de forma interativa, prática e acessível.
É fundamental que exista conexão à internet para funcionar. Isso se deve ao fato de que as interações e programações dos alunos são processadas online.
Atividade Sugerida 1: Programa On-Line
RunMarco: Seguir as Instruções para levar o Marco ou a Sophia para cumprir os objetivos
Link de referência: https://runmarco.com/
O Run Marco é um jogo educativo que introduz conceitos básicos de programação e pensamento computacional para crianças. No jogo, os jogadores orientam o personagem Marco ou Sophia através de uma série de níveis, utilizando comandos visuais para superar obstáculos e alcançar objetivos específicos. Essa abordagem lúdica permite que os alunos desenvolvam habilidades de sequenciamento, lógica e resolução de problemas de forma divertida e interativa.
É um jogo educativo que introduz conceitos básicos de programação e pensamento computacional para crianças. No jogo, os jogadores colocam os comandos em forma de setas para levar o coelho até a cenoura. Essa abordagem lúdica permite que os alunos desenvolvam habilidades de sequenciamento, lógica e resolução de problemas de forma divertida e interativa.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf (CLIQUE AQUI) – 1 cópia por aluno.
CLIQUE AQUI – gabarito
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/aula-introdutoria-5anos/
PROJETO 2: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-nos-lugares/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-um-animal/
PROJETO 4: CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/cores-trens/
Protótipo: Eu
Duração: 1 aula
Link: https://www.instagram.com/reel/C5YgyHJh9Wi/?igsh=azJ2MjdlNHYxZDFv
Materiais Necessários: Diferentes cores de tinta guache ou lápis cera ou lápis de cor ou canetinha ou fitilhos ou fios (de lã) + impressão do arquivo em anexo (A4) por aluno. Clique aqui para baixar.
Justificativa: Vivenciar momentos de aprendizagem nas aulas makers traz uma alegria única, onde a criatividade e a inovação se encontram, transformando ideias em realidade e cultivando o prazer de aprender de forma prática e colaborativa.
Protótipo: Árvore
Duração: 1 aula
Link: https://www.instagram.com/p/C7jJM4ZiVJ1/?igsh=MWJzZXR5ZmlodmU0dg%3D%3D&img_index=1
Materiais Necessários: canetinha, papel crepom de diferentes cores, cola branca, tesoura sem ponta, lápis de cor ou lápis de cera + impressão do arquivo em anexo (A4) por aluno. Clique aqui para baixar.
Professor, sugerimos o papel crepom para que o aluno possa colar dentro dos círculos que ele fizer. Se não tiver disponível, ele irá então colorir os círculos conforme o vídeo.
Justificativa: A alegria das cores pode potencializar ainda mais as aulas e criações makers, trazendo vida e inspiração para cada projeto, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente e criativo.
Atividade Sugerida 1: Jogos On-Line
Descobrindo as sombras de animais marinhos
Link de referência: https://www.coquinhos.com/sombras-de-animais-marinhos/
Nessa atividade, os alunos exercitam o pensamento computacional ao analisar e associar formas de sombras a animais corretos. Isso requer habilidades como decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e aplicação de algoritmos para encontrar as soluções.
Sequência de animais
Link de referência: https://www.coquinhos.com/jogo-sequencias-de-animais/
Na atividade de Sequência, os alunos aprendem a organizar eventos ou elementos em ordem lógica, desenvolvendo habilidades de reconhecimento de padrões e pensamento sequencial. Isso as prepara para resolver problemas de forma estruturada e sistemática.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf (CLIQUE AQUI) – 1 cópia por aluno.
CLIQUE AQUI – gabarito
PROJETO 1: NÚMEROS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/numeros-maior-menor/
PROJETO 2: CINCO SENTIDOS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/os-cinco-sentidos-visao/
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 4: ACESSIBILIDADE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/acessibilidade-esteira-rolante/
Protótipo: BONECO DIVERTIDO
Duração: 1 aula
Link: https://www.instagram.com/reel/C9OBN7QxRuq/?igsh=MXRoeG93d3d3NmV4dA==
• 4 tiras de papel colorido no formato de retângulo (largura 3 cm e comprimento 10cm)
• 1 tira de papel para ser a base no formato de um quadrado ((largura 15 cm e comprimento 15cm)
• canetinhas para decoração
Protótipo: SAPO
Duração: 1 aula
Link: https://br.pinterest.com/pin/4081455905950883/
• 2 círculos grandes (1 verde e 1 da cor de sua preferência)
• 1 folha de A4 para fazer um canudo ou canudo de papel
• 1 folha colorida no formato de retângulo de grande para encapar o canudo
• canetinhas para decoração do sapo
• 1 fita adesiva
Atividade Sugerida: Atividade Desplugada
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf.
(CLIQUE AQUI PARA BAIXAR) – 1 cópia por aluno.