CONECTAR
As histórias são muito importantes porque nos ajudam a aprender de forma divertida. Elas despertam a imaginação, ensinam valores, desenvolvem a linguagem e ajudam a entender o mundo ao redor. Quando ouvimos ou criamos histórias, também treinamos a memória, o raciocínio e a atenção.
As histórias aproximam as pessoas e tornam o momento de aprender mais especial e significativo.
CONTEMPLAR
- Qual a história que você gosta de ouvir?
- Por que ouvir histórias é divertido?
- O que a gente pode imaginar quando escuta uma história?
CONSTRUIR
Vamos relembrar como ele funciona?
O Robô Sensor possui um sensor de cores integrado na sua parte debaixo. Os alunos podem comunicar instruções ao robô colocando ladrilhos coloridos no chão que indicam o que fazer e para onde ir.
O Robô já está pronto para programar assim que sai da caixa e nenhuma configuração ou dispositivo é necessário.
Veja as funções de cada cor:
DESAFIO:
Na atividade História Interativa, explique aos alunos que o objetivo será criar um caminho onde o Robô Sensor participará de uma aventura na escola e no parquinho. Para resolver ouça e preste atenção na história:
O Robô Sensor acordou bem cedo, tomou seu café e saiu de casa animado para ir à escola. No caminho, ele passou por um parque cheio de árvores, atravessou um cruzamento com uma placa de pare, e chegou feliz na escola.
Depois da aula, o Robô Sensor quis brincar um pouco. Então, saiu da escola e foi até o parquinho. Para isso, ele teve que virar à esquerda na entrada do parque e andar devagar perto do lago, para não assustar os peixinhos.
Ao chegar no balanço, o Robô Sensor ficou muito contente com sua aventura!
Programe o Robô Sensor para percorrer o caminho descrito na história.
A imagem apresenta o exemplo do percurso que ilustra o desafio. Nos espaços com o símbolo de interrogação, os alunos deverão encaixar os cartões de cores correspondentes aos comandos necessários. Crie outros trajetos variados para expandir o conhecimento sobre o robô sensor.
ATENÇÃO! No exemplo, o robô sensor está fora do caminho definido, por isso não há nenhum cartão sob ele. É importante lembrar que ele só se movimenta quando passa por cima dos cartões.
IMAGEM VITOR
CONTINUAR

• Todas as equipes conseguiram concluir a missão e chegar na escola?