CONECTAR
Você já reparou que em grandes festas, shows e espetáculos há uma grande quantidade de luzes coloridas? Elas servem para criar um ambiente temático para o evento.
Em nossas casas também podemos fazer o uso dessas luzes para iluminar cada ambiente de uma cor.
As cores podem influenciar nossas emoções, seja através da iluminação de um ambiente, nas cores das paredes de uma casa ou nas cores das nossas roupas.
Em algumas salas de aula de atividades esportivas e de saúde, por exemplo, são utilizadas as luzes coloridas com o objetivo de promover o bem-estar tanto físico quanto emocional.
CONTEMPLAR
No projeto 10 falamos um pouco sobre o que é um resistor. Agora, vamos utilizar um resistor variável chamado potenciômetro.
O potenciômetro, diferente de um botão, que é digital, varia o seu valor conforme a rotação de sua haste e, por isso, deve ser conectado a uma porta analógica da placa do kit de prototipagem eletrônica. Ele é bastante usado em controles de volume e de intensidade de lâmpadas.
CONSTRUIR
É HORA DO DESAFIO!
Em equipe, utilize os componentes de prototipagem eletrônica para controlar as cores do LED RGB ao rotacionar o potenciômetro e experimentar também como controlar um dispositivo externo.
Passo 1: separe os materiais.
Passo 2: observe a imagem e conecte os componentes.
A montagem do circuito é feita como se fossem três LEDs inseridos no mesmo projeto. Cada pino de cor do LED é conectado a uma porta digital da placa.
Coloque um resistor para cada perna de cor do LED RGB e conecte o pino 5V (fio vermelho) da placa à perna positiva (+) do LED RGB com um jumper.
Importante! Perceba que o fio vermelho (+) deve ser conectado à perna mais comprida do LED.
Passo 3: Para adicionar o potenciômetro na placa, basta conectar um dos seus pinos em + (positivo), outro em GND (aterramento) e o pino central em uma porta analógica da placa.
Não se preocupe com o lado do potenciômetro, ele não tem polaridade definida, assim como um resistor comum. Então, tanto faz o lado.
É importante tomar cuidado ao inserir o potenciômetro na protoboard, garantindo um encaixe firme e seguro.
Passo 4: o professor irá passar a programação 1 para a placa.
Compartilhe com a turma os resultados da construção:
•O protótipo funcionou?
•Ao girar o potenciômetro todas as luzes do LED RGB acenderam?
CONTINUAR
VAMOS FINALIZAR!
Ainda com o protótipo em mãos, realize os passos abaixo: