CONECTAR
O Robô Sensor utiliza cartões de cores para se locomover. Como sabemos cada cor representa um comando específico, como acelerar, virar ou parar, e o robô lê esses comandos através de um sensor na sua parte inferior. Isso permite que os alunos planejem rotas e criem soluções para desafios com simples combinações de cores.
Ao configurar percursos e criar desafios, os alunos são incentivados a explorar sua criatividade enquanto resolvem problemas, como fazer o robô passar por obstáculos ou seguir rotas específicas.
CONTEMPLAR
•Você já criou desafios para um robô realizar?
•O Robô Indi possui um sensor de cores?
CONSTRUIR
Vamos relembrar como ele funciona?
O Robô Sensor possui um sensor de cores integrado na sua parte debaixo. Os alunos podem comunicar instruções ao robô colocando ladrilhos coloridos no chão que indicam o que fazer e para onde ir.
O Robô já está pronto para programar assim que sai da caixa e nenhuma configuração ou dispositivo é necessário.
Veja as funções de cada cor:
DESAFIO:
Vamos explorar o ambiente e fazer o robô reconhecer obstáculos. Explique como o robô sensor pode simular com os cartões de cores a proximidade de objetos e parar.
Programe o Robô Sensor para percorrer uma rota desviando de obstáculos. Use objetos físicos presentes na sala de aula para representar os obstáculos como: estojo, porta lápis, livros etc.
Nas imagens abaixo, há exemplos de percursos que ilustram o desafio. Nos espaços com o símbolo de interrogação, os alunos deverão encaixar os cartões de cores correspondentes aos comandos necessários. Crie outros trajetos variados para expandir o conhecimento sobre o robô sensor.
ATENÇÃO! Nos exemplos o robô sensor está fora do percurso, por isso não possui nenhum cartão. Vale lembrar que ele só se move ao passar por cima dos cartões.