Como uma ciência, a teoria aplicada no estudo de computação se refere a todo tipo de informação vinculada ao funcionamento de softwares e computadores. Entre os conceitos básicos aplicados nesse estudo, podemos conhecer fatores relacionados à CPU, à memória e aos periféricos dos computadores, bem como seu funcionamento interno e cada detalhe de sua estruturação.
Assim, a computação serviu como porta de entrada ao desenvolvimento de muitos outros mecanismos consagrados pela tecnologia, mas acabou se expandindo no universo dos computadores de tal forma que se tornou parte da nossa ciência. Como uma chave para a globalização, a computação é uma das principais ferramentas no desenvolvimento tecnológico do mundo.
- Promover a busca do conhecimento através do hábito da investigação.
- Desenvolver o espírito crítico, a busca de solução, a interpretação da realidade e a aplicação em novas situações.
- Disponibilizar o acesso às novas tecnologias, bem como à internet e várias ferramentas de informática.
- Tornar acessíveis muitos recursos que antes pareciam impossíveis de se alcançar.
- Permitir a inclusão digital, disponibilizando o acesso às novas tecnologias para toda comunidade escolar.
- Facilitar a rotina no trabalho, através da otimização do tempo e auxilio a várias pessoas.
Sugestão 01: Converse com os alunos sobre as partes que compõem um computador e suas respectivas funções, e procure saber quais os equipamentos, utilizados na Informática, eles conhecem. Assista ao vídeo “Aprendendo a Usar o Computador”.
Sugestão 02: O computador facilita o trabalho e ajuda muita gente. Assista ao vídeo “O Computador e as Profissões” e descubra como este equipamento pode facilitar o dia a dia de muitas pessoas. Ao final, peça para os alunos desenharem no Editor de Imagem – Paint um profissional utilizando um equipamento eletrônico que costuma usar no seu trabalho.
Sugestão 03: Assista ao vídeo “História do computador“.
Sugestão 04: Receba os alunos com plaquinhas com os nomes e imagens das partes do computador (cada uma deve ser impressa em folha no tamanho A5). Em roda, converse com eles e apresente cada placa, explicando a função de cada equipamento. Na sequência, peça para que escolham uma placa e a posicione em cima do periférico correspondente.
Sugestão 05: Peça para os alunos dizerem quais periféricos que mais gostam de usar, ou liste as possibilidades que eles podem ter. No programa Editor de Imagem – Paint, peça para desenharem um destes periféricos.
Sugestão 06: Utilize o programa Gcompris e escolha a opção de manipulação (mouse). Em seguida, estimule os alunos a criarem seu próprio computador ou algum periférico específico, utilizando para isso as formas geométricas. Ao final, deixe-os mexer mais livremente no programa a fim de estimularem a coordenação visomotora que o software permite.
Sugestão 01: Assista ao vídeo “As Cinco Novas Tecnologias que Podem Revolucionar o Mundo em Breve”. Em seguida, pesquise sobre as possíveis profissões que irão chegar junto com estas novas tecnologias e crie um vídeo, no programa Editor de Video – Movie Maker, com informações e/ou curiosidades sobre elas.
Sugestão 02: Escolha, no mínimo, três palavras relacionadas à informática e crie uma frase com elas. Em seguida, formate o texto digitado, explorando: tipo de fonte, tamanho de fonte, cor de fonte, alinhamento, parágrafo e inserção de uma imagem relacionada ao conteúdo digitado. Para realização da atividade, utilize o programa Editor de Texto e pesquise imagens na internet.
Sugestão 03: Assista ao vídeo “Conhecendo o Computador”. Em seguida, pesquise na internet imagens dos componentes que formam um computador e cole-os no programa Editor de Imagem – Paint, digite ao lado de cada imagem seus nomes e indique se o periférico é de entrada ou saída.
Sugestão 04: Assista ao vídeo “Quais são as partes do computador?” e conheça as partes mais comuns de um computador. Porém, com o avanço da tecnologia, surgiram vários equipamentos que vieram potencializar ainda mais a utilização destes eletrônicos. Pesquise uma destas novidades e ilustre-a no programa Editor de Imagem – Paint.
Sugestão 05: Assista aos vídeos “O que São Periféricos de Um Computador?”, “Principais Periféricos” e “10 Periféricos para Computador que Levam a Tecnologia ao Limite”. Em seguida, utilizando o programa Editor de Texto, crie um novo periférico descrevendo suas utilidades. Não se esqueça de usar corretamente as teclas “Shift” e “Caps Lock”.
Obs.: Caso queira enriquecer ainda mais a atividade, peça para os alunos desenharem este novo periférico no programa Editor de Imagem e insira-o no arquivo de texto (sugestão 04).
Sugestão 06: Faça uma pesquisa e crie um glossário com palavras relacionadas à informática (ex.: lixeira, desktop, ícones, arquivo, software, memória, dentre outras). Utilize, no mínimo, 10 palavras. Para realização desta atividade explore o programa Editor de Slide, onde o primeiro slide conterá o índice, e cada palavra deverá estar linkada para um slide com a sua definição específica. Caso ache interessante, utilize imagens para ilustrar a palavra e enriquecer ainda mais a atividade.
Sugestão 01: Proponha aos alunos uma pesquisa com o objetivo de identificar os aplicativos mais utilizados e as suas respectivas áreas de atuação e/ou finalidades. No programa Planilha Eletrônica, organize os dados coletados, em forma de tabela, e posteriormente num gráfico. A tabela deverá conter o nome do app, sua porcentagem de utilização e sua finalidade.
Sugestão 02: Assista ao vídeo “Afinal, o que é Internet das Coisas?” e descubra que a internet das coisas ou IOT é uma rede gigante de coisas e pessoas conectadas. Promova um debate para saber se os alunos estão inseridos e fazendo bom uso dessas tecnologias, e peça para que organizados em duplas ou trios, pesquisem e montem pequenos vídeos no programa Editor de Video – Movie Maker sobre a importância e benefícios impactados pela IOT.
Sugestão 03: Assista ao vídeo “Conhecendo as Partes Básicas do Computador”. Em seguida, pesquise na internet imagens referentes à informática, a equipamentos eletrônicos que facilitam o cotidiano das pessoas. No programa Editor de Slide, faça uma composição com as fotos escolhidas e aplique os recursos de edição e efeitos para montagem de um catálogo digital.
Sugestão 04: Proponha para os alunos uma pesquisa sobre o 1º computador e sobre o mais moderno que existe, as adaptações sofridas ao longo do tempo, as peças e periféricos que surgiram e as utilidades deles em algumas áreas (saúde, educação, entretenimento, etc). No programa Editor de texto, crie faixas ressaltando a importância dessas mudanças. Divulgue estes arquivos no site da escola.
Sugestão 05: O termo “meme de internet” tornou-se comum para definir algo que se espalhou e ganhou a web, especialmente quando se trata de algo engraçado. São imagens, vídeos ou gifs usados de maneira cômica nas mais diversas ocasiões, para fazer humor em cima de algum acontecimento ou mesmo para criar uma piada. Proponha para os alunos pesquisarem diferentes imagens e depois editá-las no programa Editor de Imagem – PhotoFiltre, onde poderão alterar textos, cores e alguns efeitos a fim de promover uma brincadeira respeitosa entre os amigos da turma, os professores ou quaisquer outros funcionários da escola, criando memes para um deles. Ao final, publique os resultados no site da instituição.
Sugestão 06: Peça para os alunos se organizarem em duplas, e pensarem numa situação que tenha acontecido com eles, onde os recursos tecnológicos os ajudaram a resolver algum problema com maior rapidez e eficácia. Este momento deverá ser relatado através de um texto com finalidade humorística, podendo ser uma anedota, um cartoon, quatro tirinhas ou uma charge. Realize a atividade no programa Editor de Slide.
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