INTRODUTÓRIA

Sumário

CONECTAR

 

Quando você ouve a palavra robótica, quais imagens ou ideias surgem em sua mente? Para você, o que são robôs?
A robótica é a ciência que utiliza a tecnologia para desenvolver e construir robôs. Essas máquinas são feitas para realizar tarefas de forma independente ou controlada por meio de comandos, com o objetivo de facilitar e auxiliar as atividades humanas.
Nas aulas de robótica educacional pesquisamos, fazemos descobertas e construímos protótipos. Eles podem ser construções de bichos, brinquedos, ferramentas ou até mesmo máquinas que imitam o que existe na vida real.
Com os kits tecnológicos de montagem estrutural, compostos de muitas peças coloridas, temos em mãos uma ferramenta investigativa para explorar os conceitos mais simples de construção estrutural.
Para iniciar as aulas de robótica estrutural, é preciso compreender alguns conceitos tecnológicos básicos, como bases, vigas, conectores, rodas e alavancas.

As bases e vigas são peças fundamentais para iniciar a montagem de um projeto. Elas são responsáveis pela sustentação e estruturação dos outros componentes. Assim como as bases, as vigas fazem parte da estrutura do projeto. No kit de robótica estrutural, as vigas são chamadas de hastes e têm dois tipos: as rígidas e as flexíveis

 

Os conectores são peças usadas para conectar componentes (ligar as partes) do projeto. Os conectores podem ser peças que se encaixam em outras por pressão e podem ter diferentes tamanhos, formatos e cores

As rodas são objetos circulares que facilitam o transporte de cargas. Eixos são objetos com formato cilíndrico, menor que as rodas, que é usado para uni-las. No kit de robótica estrutural, os eixos são chamados de hastes.
As rodas e os eixos sempre giram na mesma velocidade. Deslocar um veículo ou um objeto pesado utilizando rodas facilita o processo.

As peças auxiliares são responsáveis por desempenhar funções como acabamento, espaçamento e interconexão entre peças.


CONTEMPLAR

 

Observe os kits de robótica estrutural da sua equipe:

• Para que servem as peças auxiliares?

• O que são os eixos de uma roda?


CONSTRUIR

 

As alavancas são ferramentas que nos ajudam a mover objetos pesados. Elas são barras compridas que giram em torno de um ponto de apoio. Com as alavancas podemos aplicar uma força menor para levantar ou empurrar objetos muito pesados. Elas são encontradas em brinquedos como gangorras e em máquinas e construções grandes. As alavancas são ferramentas especiais, pois facilitam nosso trabalho e nos ajudam a fazer coisas incríveis!

Agora, para usar a alavanca é preciso saber de duas informações importantes:

• O ponto certo para segurar a alavanca. Imagine que você queira levantar um objeto pesado. Se você segurar a alavanca perto do objeto, vai ser mais fácil levantá-lo, mas você terá que fazer um esforço maior.
Se você segurar a alavanca em um ponto mais longe do objeto, vai precisar de um esforço menor, embora seja mais difícil de levantá-lo.
• O poder da distância. Para levantar um objeto pesado com a alavanca é necessário aplicar uma força menor em uma distância maior da alavanca. É como se você desse um “empurrãozinho” na alavanca para ela fazer o resto do trabalho.

As alavancas são classificadas como:

• Interfixa: é aquela em que o ponto de apoio está entre a força e a carga. Exemplo: gangorra. Nela, conseguimos levantar o corpo ou o objeto que está na outra ponta apenas com o peso do nosso próprio corpo.

 

 

 

 

• Inter-resistente: é quando a carga está entre o ponto de apoio e a força. Exemplo: carrinho de mão. Nele, o ponto de apoio é a rodinha da frente, o que nos ajuda a transportar algo pesado sem fazer
muita força.

 

 

 

 

• Interpotente: é quando a força está entre a carga e o ponto de apoio. Exemplo: vara de pescar. Nela, para pescar um peixe grande, é preciso segurar a vara de pescar com um pouco de força e enrolar a linha com o anzol.

 

 

 

 

 

 

Agora, escolha dois dos protótipos sugeridos e monte-os usando as peças do kit tecnológico de robótica estrutural. Siga o passo a passo e, ao final, observe as diferenças entre as construções.

 

CONTINUAR

 

Após as construções dos protótipos, compartilhe as experiências com a sua equipe e responda:

• Você percebeu a diferença entre as alavancas montadas?
• Qual alavanca foi mais difícil de construir?

Em seguida, guarde todos os materiais.