Liga e Desliga com Leds

Sumário

Conectar

 

Fazer uma luz piscar é um projeto tão importante, que existe até uma competição internacional para ver quem faz uma luz piscar de maneira mais impressionante, mostrando domínio de eletrônica e programação.

É o primeiro passo que damos para começarmos a trabalhar com uma placa, porque ele nos mostra que já somos capazes de programá-la.

Esse primeiro projeto será um pequeno passo para que você aprenda eletrônica e programação e possa fazer projetos mais complexos.

Contemplar

 

VAMOS RESOLVER!
A energia elétrica é fundamental para o mundo nos dias atuais. Afinal, o que seria dos seres humanos sem equipamentos eletrônicos como o computador, o ar-condicionado, a televisão, as geladeiras, o celular, dentre tantos outros, tão presentes em nosso dia a dia, se não tivéssemos acesso à energia elétrica?

Um dos principais recursos que utilizamos com a energia elétrica é o uso das lâmpadas. Existem vários tipos de lâmpadas que podem ser usadas em nossas casas. O LED é uma lâmpada que consome pouca energia. Pelo seu consumo ser mais baixo e custar menos, está se tornando cada vez mais comum nas casas e ruas. Outra grande vantagem do LED é a facilidade de fabricação em diversas cores.

O LED, assim como alguns componentes, tem um lado positivo “+” e um lado negativo “-“. Essa característica também é conhecida como polaridade. Para esses componentes, se ligarmos o LED no lado errado não irá funcionar.

led verde

 

HASTE (PERNA) MAIOR: LADO POSITIVO

HASTE (PERNA) MENOR: LADO NEGATIVO

 

Na sua casa as lâmpadas são de LED?

Podemos acender uma lâmpada sem usar fios?

Vimos que um circuito só funciona se ele for formado por um conjunto de caminhos: os fios. São eles que permitem a passagem da corrente elétrica para ligar um componente elétrico à lâmpada.

Podemos incrementar esse circuito inserindo um interruptor. A função de um interruptor é ligar ou desligar um circuito elétrico, fazendo a ligação dos pontos de luz. Quando apertamos o interruptor, ele aciona internamente o botão que libera a energia até a lâmpada. Já quando apertamos para o lado oposto, para apagar a luz, ele bloqueia a passagem de energia.

Construir

 

É HORA DO DESAFIO!

Em equipe, utilize os componentes de prototipagem eletrônica para fazer um LED piscar. Parece um projeto simples demais, mas isso exemplifica a utilização do kit tecnológico para controlar um dispositivo externo. Os conceitos aprendidos nesse exemplo servem para acionamento de outros dispositivos como ventilador, lâmpadas e motores.

Passo 1: separe os materiais.

Passo 2: conecte os componentes conforme a imagem. A fonte de energia vem da porta 11 da placa. Com a programação correta, é possível ligar e desligar a energia da porta 11, fazendo o LED acender e apagar.

No esquema da montagem do circuito, as linhas coloridas (preta e amarela) são a representação gráfica dos jumpers. Utilize-os para ligar os componentes entre si conforme a ilustração. Note que a porta 11 está conectada ao lado positivo do LED, enquanto o GND vai na porta negativa, passando antes pelo resistor.

Passo 3: o professor irá passar a programação 1 para a placa.

Passo 4: compartilhe com a turma os resultados da construção:

O protótipo do pisca-pisca com leds funcionou?
Você descobriu por que colocamos um resistor nesse projeto?

Ao terminar o experimento, guarde todos os componentes.

Continuar

 

VAMOS FINALIZAR!

O resistor é o componente elétrico mais comum que existe. Uma das aplicações de um resistor, e a mais comum, é diminuir o fluxo da corrente elétrica que passa em um circuito.

Os resistores têm diferentes valores de resistência, quanto mais alta a resistência, mais ele irá limitar a corrente que passa por ele.

Por exemplo: utilizando um resistor de valor 220 ohm, reduzimos a corrente do circuito para trabalhar nos valores que o LED suporta. Sem o resistor, a corrente que passa pelo LED seria muito grande e acabaria queimando ele.

Você pode ligar um resistor tranquilamente pois ele não tem lado positivo ou negativo, ou seja, tanto faz o lado que é conectado.

 

Ainda com o protótipo em mãos, realize os passos:

a. Troque o LED por outro de cor diferente.
b. Monte o circuito de uma maneira alternativa usando outros furos e posições na placa protoboard.
c. O professor irá passar a programação 2 para a placa. Observe o que irá acontecer e responda: os LEDs piscaram mais rápido ou mais devagar?

Ao terminar o experimento, guarde todos os componentes.