Controle com Massinhas

Sumário

CONECTAR

Um controle de videogame é um dispositivo de entrada projetado especificamente para interagir com jogos eletrônicos. Ele geralmente é composto por botões, direcionais e alavancas analógicas que permitem aos jogadores controlar personagens, veículos e outras funções dentro do jogo. Alguns controles também podem incluir recursos adicionais, como sensores de movimento, feedback de vibração e conectividade sem fio.

O controle de videogame serve como a principal interface entre o jogador e o jogo, permitindo que os jogadores executem uma variedade de ações e comandos. Dependendo do tipo de jogo e da plataforma, o controle pode ser usado para movimentar personagens, atacar inimigos, interagir com objetos do ambiente, navegar por menus e executar várias outras funções.

Perguntar aos estudantes:
• Vocês costumam utilizar controles para jogar?
• Já imaginou utilizar um controle com massinha de modelar?

CONTEMPLAR

A placa de circuito faz parte de um kit de interação criativo.
Essa placa permite a transformação de objetos comuns em “comandos”, o que significa que eles viram touchpads*. Esses objetos enviam informações para o computador da mesma forma que os dispositivos de entrada, como o teclado e o mouse. Com ela, podemos criar diversos projetos, até mesmo um piano de bananas ou um controle de videogame com massinha.

*Touchpad: dispositivo sensível que executa um comando ao ser tocado.

Para a placa de circuito funcionar, é necessário o uso de materiais condutores. Eles são materiais que conduzem energia, como os metais (cobre, ouro, prata e alumínio), a água do mar e o nosso corpo. Mas também existem materiais que não são condutores de energia, como a borracha, o isopor, o vidro, a água pura e o óleo, os quais não podem ser usados para fazer a placa de circuito funcionar.

Como vimos, a placa torna os projetos mais divertidos, pois transforma qualquer objeto que conduza energia em um teclado de verdade.

Conheça alguns desses objetos:
• Frutas e vegetais: bananas, maçãs, limões ou cenouras podem ser usados como teclas ou botões.
• Folhas de papel-alumínio: pequenos pedaços de papel- -alumínio conectados aos pinos da placa podem ser tocados ou pressionados para enviar sinais.
• Lápis: serve para desenhar circuitos ou conectar os objetos diretamente aos pinos da placa.
• Água: é condutora de eletricidade, por isso é possível utilizar recipientes com água como parte do circuito. Por exemplo, ao mergulhar os dedos em copos de água e tocar em objetos condutores, são enviados sinais para o computador.

CONHECENDO A PLACA

A placa tem o formato de um controle de videogame. Na parte da frente, há os pontos de contato para as funções de setas de direção (esquerda, direita, para cima e para baixo), barra de espaço e clique do mouse.

É importante saber que existe uma barra inferior chamada Earth (Terra), que realiza a função de fio para aterramento, ou seja, faz com que a corrente elétrica de aparelhos seja desviada para a terra.

No verso da placa, existem os jumpers (conectores) para serem utilizados como outras teclas (W, S, A, D, F, G) de um teclado comum, bem como conexões para controlar todas as funções do mouse (clique direito/esquerdo).

COMO LIGAR A PLACA

Conecte o cabo USB ao computador e conecte as garras jacaré (clipes garra tipo jacaré) aos pontos de contato da placa e aos objetos condutores que serão utilizados no projeto.

O circuito com objetos necessita de aterramento. Para esse projeto, o aterramento será feito pelo colega que interagir com o circuito. Ele deve segurar com uma mão a garra jacaré conectada na barra Earth, enquanto pressiona o objeto. Com isso, veja o que acontece!

 

COMO ADICIONAR A EXTENSÃO DA PLACA MAKEY MAKEY NO SCRATCH

Na aba “Código”, clique no botão “Adicionar uma Extensão” e em seguida, na opção Makey Makey.

Pronto! A placa estará adicionada ao programa.

Também é possível escolher o idioma do programa.

 

Na Barra de Menu, clique no ícone e escolha a opção Português Brasileiro.
Assista ao vídeo e veja alguns exemplos de projetos:

CONSTRUIR

Dividir a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit da placa de circuito para cada uma delas.

Propor aos estudantes a criação de um controle remoto para jogos com a placa de circuito e o Scratch. Orientá-los a seguir todos os passos na ordem.

Passo 1: separe os materiais.
• 1 placa de circuito;
• 1 cabo USB;
• 7 clipes garra tipo jacaré;
• 1 pedaço de papelão;
• 6 clipes de papel (opcional);
• massinha de modelar.

 

 

Passo 2:
modele seis cubos com a massinha de modelar. Eles serão os botões do controle e irão representar as setas direcionais (para cima, para baixo, para esquerda e para direita), a
barra de espaço e o clique do mouse.

 

Passo 3: para conectar a placa de circuito ao computador, utilize o cabo USB.

Passo 4: conecte seis clipes jacaré às entradas da placa de circuito: setas de direção (esquerda, direita, para cima e para baixo), barra de espaço e clique do mouse.

Passo 5: conecte o sétimo clipe jacaré ao aterramento (barra Earth).

 

Passo 6: conecte as pontas dos clipes jacaré a cada cubo de massinha. Outra opção é prender o

clipe jacaré a um clipe de papel e, então, colocá-lo na massinha de modelar.

 

Passo 7: busque o jogo Super Mario na ferramenta Scratch <https://scratch.mit.edu>.

 

Passo 8: para jogar, você deverá segurar o clipe jacaré da barra de aterramento com uma mão e tocar nos botões do controle com a outra.

Confira as regras do jogo:

• Para iniciar o jogo, toque na massinha que representa o botão “clique do mouse” e, depois, toque no botão “espaço”.
• Para andar para frente, toque na massinha que representa o botão “seta para direita”.
• Para andar para trás, toque na massinha que representa o botão “seta para esquerda”.
• Para pular, toque na massinha referente ao botão “seta para cima”.
• Para agachar, toque na massinha referente ao botão “seta para baixo”.

CONTINUAR

Compartilhe com a turma os resultados da construção.

• O controle com massinha funcionou?
• Como foi utilizar a placa de circuito?

Ao terminar, todos os materiais devem ser guardados.