CONECTAR
Combinar a programação em blocos com placas de circuito como o Makey Makey para criar jogos é uma maneira eficaz e versátil de preparar os alunos para o futuro. Isso torna o aprendizado mais interessante, fácil de entender e divertido.
Trabalhar com programação em blocos desenvolve o pensamento lógico e sequencial. Os alunos aprendem a decompor problemas, reconhecer padrões e criar algoritmos. A combinação de Makey Makey com programação incentiva a criatividade.
Os alunos podem criar jogos únicos usando objetos diversos como controladores, estimulando a inovação e a exploração.
CONTEMPLAR
A placa de circuito faz parte de um kit de interação criativo.
Essa placa permite a transformação de objetos comuns em “comandos”, o que significa que eles viram touchpads*. Esses objetos enviam informações para o computador da mesma forma que os dispositivos de entrada, como o teclado e o mouse. Com ela, podemos criar diversos projetos, até mesmo um piano de bananas ou um controle de videogame com massinha.
*Touchpad: dispositivo sensível que executa um comando ao ser tocado.
Para a placa de circuito funcionar, é necessário o uso de materiais condutores. Eles são materiais que conduzem energia, como os metais (cobre, ouro, prata e alumínio), a água do mar e o nosso corpo. Mas também existem materiais que não são condutores de energia, como a borracha, o isopor, o vidro, a água pura e o óleo, os quais não podem ser usados para fazer a placa de circuito funcionar.
Como vimos, a placa torna os projetos mais divertidos, pois transforma qualquer objeto que conduza energia em um teclado de verdade.
Conheça alguns desses objetos:
• Frutas e vegetais: bananas, maçãs, limões ou cenouras podem ser usados como teclas ou botões.
• Folhas de papel-alumínio: pequenos pedaços de papel- -alumínio conectados aos pinos da placa podem ser tocados ou pressionados para enviar sinais.
• Lápis: serve para desenhar circuitos ou conectar os objetos diretamente aos pinos da placa.
• Água: é condutora de eletricidade, por isso é possível utilizar recipientes com água como parte do circuito. Por exemplo, ao mergulhar os dedos em copos de água e tocar em objetos condutores, são enviados sinais para o computador.
CONHECENDO A PLACA
A placa tem o formato de um controle de videogame. Na parte da frente, há os pontos de contato para as funções de setas de direção (esquerda, direita, para cima e para baixo), barra de espaço e clique do mouse.
É importante saber que existe uma barra inferior chamada Earth (Terra), que realiza a função de fio para aterramento, ou seja, faz com que a corrente elétrica de aparelhos seja desviada para a terra.
No verso da placa, existem os jumpers (conectores) para serem utilizados como outras teclas (W, S, A, D, F, G) de um teclado comum, bem como conexões para controlar todas as funções do mouse (clique direito/esquerdo).
COMO LIGAR A PLACA
Conecte o cabo USB ao computador e conecte as garras jacaré (clipes garra tipo jacaré) aos pontos de contato da placa e aos objetos condutores que serão utilizados no projeto.
O circuito com objetos necessita de aterramento. Para esse projeto, o aterramento será feito pelo colega que interagir com o circuito. Ele deve segurar com uma mão a garra jacaré conectada na barra Earth, enquanto pressiona o objeto. Com isso, veja o que acontece!
COMO ADICIONAR A EXTENSÃO DA PLACA MAKEY MAKEY NO SCRATCH
Na aba “Código”, clique no botão “Adicionar uma Extensão” e em seguida, na opção Makey Makey.
Pronto! A placa estará adicionada ao programa.
Também é possível escolher o idioma do programa.
Na Barra de Menu, clique no ícone e escolha a opção Português Brasileiro.
Assista ao vídeo e veja alguns exemplos de projetos:
CONSTRUIR
Dividir a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit da placa de circuito para cada uma delas.
Propor aos estudantes a construção de um controle com setas para movimentar o gatinho. Orientá-los a seguir todos os passos na ordem.
Passo 1: separe os materiais.
• 1 placa de circuito;
• 1 cabo USB;
• 4 cartolinas de cores diferentes;
• papel alumínio;
• 1 tesoura sem ponta;
• 1 cola;
• lápis;
• régua;
• 1 banana ou massinha de modelar.
Passo 2: inicie a construção das setas. Corte 4 pedaços de cartolinas no formato de retângulos e com a régua desenhe uma seta no centro. Em seguida, recorte na cartolina as setas desenhadas e deixe o espaço vazio.
Passo 3: recorte pedaços de papel alumínio e cole na parte de trás das setas. O papel alumínio deverá preencher todo o espaço vazio da seta.
Passo 4: conecte um dos lados dos clipes garras de jacaré em cada seta criada e outro lado às entradas correspondentes na placa de circuito. Reserve um para o aterramento. O clipe garras de jacaré precisa encostar no papel alumínio conforme mostra a imagem.
Passo 5: para conectar a placa de circuito ao computador, utilize o cabo USB.
Passo 6: execute o programa Scratch no endereço <https://scratch.mit.edu>.
Passo 7: clique aqui para baixar as imagens das setas. Em seguida, selecione a opção “Upload” e insira as imagens das setas coloridas no programa.
Passo 8: na opção “Selecione um Ator” insira o ator que irá representar a banana ou a massinha de modelar.
Passo 9: selecione cada seta , mude o tamanho para 50 e coloque-as na posição correta.
Passo 10: selecione o ator “Cat” e inicie a programação.
a. Arraste o bloco quado a tela espaço for pressionada para a área de scripts.
b. Clique em Sons, selecione o som Meow. Arraste o bloco toque o som meowv para a área de scripts e insira-o embaixo do bloco anterior.
c. Crie outro bloco de comandos. Arraste o bloco quando a tecla seta para cima por pressionada para a a área de scripts.
d. Arraste o bloco aponte para a direção e registre no campo em branco o número “0”e insira-o embaixo do bloco anterior.
e. Arraste o bloco mova 20 passos e insira-o embaixo do bloco anterior.
f. Para cada seta, realize os passos descritos nos itens c até e. Lembre-se de trocar as opções “seta para cima” no item a para as opções correspondentes às conexões feitas na placa de circuito.
Passo 11: Pronto! para movimentar o gato, você deverá segurar o clipe jacaré de aterramento com uma mão, tocar no objeto (massinha ou banana) e nas setas (para cima, para baixo, para esquerda e para direita).
Clique aqui para ver a programação utilizada nesse projeto.
CONTINUAR
Compartilhe com a turma os resultados da construção.
• Como foi criar um controle com as setas e a placa de circuito?
• A programação para movimentar o gato funcionou?
Ao terminar, todos os materiais devem ser guardados.