Instrumentos Musicais

Sumário

CONECTAR

 

Os instrumentos musicais são ferramentas essenciais para a criação e a execução da música, cada um com suas características sonoras e técnicas de execução únicas.

Eles podem ser categorizados em cordas, sopros, percussão, teclados e instrumentos eletrônicos, cada categoria abrangendo uma variedade de exemplos.

Os instrumentos desempenham papéis variados em diferentes gêneros musicais e culturas, desde performances solo até grandes orquestras. Eles são fundamentais para expressar emoções, contar histórias e comunicar-se musicalmente com o público.

Perguntar aos estudantes:

  • Você  possui algum instrumento musical?
  • Qual o seu preferido?

CONTEMPLAR

 

A placa de circuito faz parte de um kit de interação criativo.
Essa placa permite a transformação de objetos comuns em “comandos”, o que significa que eles viram touchpads*. Esses objetos enviam informações para o computador da mesma forma que os dispositivos de entrada, como o teclado e o mouse. Com ela, podemos criar diversos projetos, até mesmo um piano de bananas ou um controle de videogame com massinha.

*Touchpad: dispositivo sensível que executa um comando ao ser tocado.

Para a placa de circuito funcionar, é necessário o uso de materiais condutores. Eles são materiais que conduzem energia, como os metais (cobre, ouro, prata e alumínio), a água do mar e o nosso corpo. Mas também existem materiais que não são condutores de energia, como a borracha, o isopor, o vidro, a água pura e o óleo, os quais não podem ser usados para fazer a placa de circuito funcionar.

Como vimos, a placa torna os projetos mais divertidos, pois transforma qualquer objeto que conduza energia em um teclado de verdade.

Conheça alguns desses objetos:
• Frutas e vegetais: bananas, maçãs, limões ou cenouras podem ser usados como teclas ou botões.
• Folhas de papel-alumínio: pequenos pedaços de papel- -alumínio conectados aos pinos da placa podem ser tocados ou pressionados para enviar sinais.
• Lápis: serve para desenhar circuitos ou conectar os objetos diretamente aos pinos da placa.
• Água: é condutora de eletricidade, por isso é possível utilizar recipientes com água como parte do circuito. Por exemplo, ao mergulhar os dedos em copos de água e tocar em objetos condutores, são enviados sinais para o computador.

CONHECENDO A PLACA

A placa tem o formato de um controle de videogame. Na parte da frente, há os pontos de contato para as funções de setas de direção (esquerda, direita, para cima e para baixo), barra de espaço e clique do mouse.

É importante saber que existe uma barra inferior chamada Earth (Terra), que realiza a função de fio para aterramento, ou seja, faz com que a corrente elétrica de aparelhos seja desviada para a terra.

No verso da placa, existem os jumpers (conectores) para serem utilizados como outras teclas (W, S, A, D, F, G) de um teclado comum, bem como conexões para controlar todas as funções do mouse (clique direito/esquerdo).

COMO LIGAR A PLACA

Conecte o cabo USB ao computador e conecte as garras jacaré (clipes garra tipo jacaré) aos pontos de contato da placa e aos objetos condutores que serão utilizados no projeto.

O circuito com objetos necessita de aterramento. Para esse projeto, o aterramento será feito pelo colega que interagir com o circuito. Ele deve segurar com uma mão a garra jacaré conectada na barra Earth, enquanto pressiona o objeto. Com isso, veja o que acontece!

 

COMO ADICIONAR A EXTENSÃO DA PLACA MAKEY MAKEY NO SCRATCH

Na aba “Código”, clique no botão “Adicionar uma Extensão” e em seguida, na opção Makey Makey.

Pronto! A placa estará adicionada ao programa.

Também é possível escolher o idioma do programa.

Na Barra de Menu, clique no ícone e escolha a opção Português Brasileiro.

 

CONSTRUIR

Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit da placa de circuito.

Propor aos estudantes a construção de placas indicativas com as imagens de alguns instrumentos musicais e que simulem os respectivos sons, com a placa de circuito. Orientá-los a realizar todos os passos seguindo a ordem relatada.

Passo 1: separe os materiais.
1 placa de circuito
clipes garra tipo jacaré e/ou jumpers
cabo USB
cartolinas de cores diferentes ou colorset
impressões dos modelos musicais ou folhas brancas tamanho A4
canetinhas coloridas ou lápis de cor
pedaços de papel alumínio
cola
tesoura sem ponta
fita isolante
régua

 

Para auxiliar na construção das placas, abaixo estão disponibilizados alguns moldes de instrumentos de:

Cordas: guitarra, piano e violino.
Sopro: flauta, saxofone e trompete.
Percussão: tambor, triângulo e pandeiro.

(clique aqui para baixá-los)

Os alunos também poderão ilustrar os instrumentos.

 

Passo 2: construa placas (tamanho A4) com imagens de vários tipos de instrumentos musicais (de cordas, de sopro e de percussão).

Passo 3: neste projeto, utilizaremos um elemento diferenciado, o alumínio. E aprenderemos sobre a importância de usar a folha de alumínio nas conexões de cabos e na interatividade do projeto, simulando um circuito elétrico, pois ele é um bom condutor de eletricidade.

Corte pequenos pedaços de papel alumínio e cole-os na parte debaixo de cada placa construída, como se fossem etiquetas.

Para auxiliar na confecção das placas, clique aqui!

Passo 4: conecte as garras jacaré no papel alumínio que estão nas placas dos instrumentos musicais e em seguida, na placa makey makey, prenda os clipes jacaré nos locais específicos da placa seguindo a condição:

Setas para direita e esquerda Sons de cada instrumento de cordas.
barra de espaço e clique do mouse Sons de cada instrumento de sopro.
Setas  para baixo e para cima Sons de cada instrumento de percussão.

Passo 5: programe a condição acima usando a linguagem de programação Scratch.

Para finalizar o projeto, faça com que as placas com imagens de instrumentos musicais, ao serem tocadas, emitam os sons específicos de cada instrumento, através da seguinte programação:

Lembre-se: para que ocorra o aterramento, é preciso que um aluno segure um clipe jacaré (que fará o papel do fio terra) na mão, ou que o mantenha encostado à qualquer parte do seu corpo.

Assista ao vídeo modelo do projeto:

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Para dar um diferencial ao projeto, crie uma placa extra, que deverá ter a imagem de um livro aberto com a foto dos alunos em uma página, e uma breve explicação do que pensam sobre “os benefícios de se aprender um instrumento musical”, em outra.

A confecção da placa, a colocação da etiqueta, a ligação (deve-se usar a letra “G”) e a programação, ou seja, tudo funcionará da mesma forma como nas primeiras placas montadas, sendo que o som do livro deverá ser a narração do pequeno texto produzido pelos alunos.

 

CONTINUAR

Compartilhe com a turma os resultados da construção:

• Como foi  associar a música a placa de circuito?
• A programação dos sons no Scratch funcionou?

Ao terminar, todos os materiais devem ser guardados.