Maquete Interativa

Sumário

CONECTAR

Uma maquete interativa é uma representação tridimensional de um objeto, espaço ou ambiente que permite a interação do usuário.
As maquetes interativas são frequentemente utilizadas em diversas áreas, como arquitetura, urbanismo, engenharia, design de produtos, entre outras. Elas oferecem uma maneira eficaz de visualizar e explorar projetos antes que sejam implementados fisicamente. Os usuários interagir com elementos da maquete.
Essas maquetes são especialmente úteis em processos de design e planejamento, permitindo que os envolvidos tenham uma compreensão mais clara e precisa do projeto em questão, identifiquem problemas e tomem decisões informadas antes da execução real.

Perguntar aos estudantes:

  • Você  já viu uma maquete?
  • Você já teve a oportunidade de interagir com uma maquete? Como era a interação?

 

CONTEMPLAR

A placa de circuito faz parte de um kit de interação criativo.
Essa placa permite a transformação de objetos comuns em “comandos”, o que significa que eles viram touchpads*. Esses objetos enviam informações para o computador da mesma forma que os dispositivos de entrada, como o teclado e o mouse. Com ela, podemos criar diversos projetos, até mesmo um piano de bananas ou um controle de videogame com massinha.

*Touchpad: dispositivo sensível que executa um comando ao ser tocado.

Para a placa de circuito funcionar, é necessário o uso de materiais condutores. Eles são materiais que conduzem energia, como os metais (cobre, ouro, prata e alumínio), a água do mar e o nosso corpo. Mas também existem materiais que não são condutores de energia, como a borracha, o isopor, o vidro, a água pura e o óleo, os quais não podem ser usados para fazer a placa de circuito funcionar.

Como vimos, a placa torna os projetos mais divertidos, pois transforma qualquer objeto que conduza energia em um teclado de verdade.

Conheça alguns desses objetos:
• Frutas e vegetais: bananas, maçãs, limões ou cenouras podem ser usados como teclas ou botões.
• Folhas de papel-alumínio: pequenos pedaços de papel- -alumínio conectados aos pinos da placa podem ser tocados ou pressionados para enviar sinais.
• Lápis: serve para desenhar circuitos ou conectar os objetos diretamente aos pinos da placa.
• Água: é condutora de eletricidade, por isso é possível utilizar recipientes com água como parte do circuito. Por exemplo, ao mergulhar os dedos em copos de água e tocar em objetos condutores, são enviados sinais para o computador.

CONHECENDO A PLACA

A placa tem o formato de um controle de videogame. Na parte da frente, há os pontos de contato para as funções de setas de direção (esquerda, direita, para cima e para baixo), barra de espaço e clique do mouse.

É importante saber que existe uma barra inferior chamada Earth (Terra), que realiza a função de fio para aterramento, ou seja, faz com que a corrente elétrica de aparelhos seja desviada para a terra.

No verso da placa, existem os jumpers (conectores) para serem utilizados como outras teclas (W, S, A, D, F, G) de um teclado comum, bem como conexões para controlar todas as funções do mouse (clique direito/esquerdo).

COMO LIGAR A PLACA

Conecte o cabo USB ao computador e conecte as garras jacaré (clipes garra tipo jacaré) aos pontos de contato da placa e aos objetos condutores que serão utilizados no projeto.

O circuito com objetos necessita de aterramento. Para esse projeto, o aterramento será feito pelo colega que interagir com o circuito. Ele deve segurar com uma mão a garra jacaré conectada na barra Earth, enquanto pressiona o objeto. Com isso, veja o que acontece!

 

COMO ADICIONAR A EXTENSÃO DA PLACA MAKEY MAKEY NO SCRATCH

Na aba “Código”, clique no botão “Adicionar uma Extensão” e em seguida, na opção Makey Makey.

Pronto! A placa estará adicionada ao programa.

Também é possível escolher o idioma do programa.

Na Barra de Menu, clique no ícone e escolha a opção Português Brasileiro.

 

Assista ao vídeo e veja alguns exemplos de projetos:

CONSTRUIR

Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit da placa de circuito.

Propor aos estudantes a construção de uma maquete que represente uma “Cidade Inteligente”. Na Cidade, deverão existir alguns elementos que farão com que ela se torne inteligente. Como por exemplo: o uso de placas solares em residências, a energia solar possui algumas vantagens como: no meio ambiente por ser uma fonte de energia renovável e não poluir, e economicamente pois reduz a conta de luz, com a placa de circuito. Orientá-los a realizar todos os passos seguindo a ordem relatada.

Assista ao vídeo com o modelo de maquete interativa sobre os meios de transporte. As maquetes também poderão seguir o tema ou projeto sugerido pelo professor.

Passo 1: separe os materiais


•placa Makey Makey
• clipes garra tipo jacaré
• 1 cabo USB
•placa de exposição (color set, papelão, cartolina, EVA, folha de isopor)
•colchete bailarina
•fita dupla face
•régua
•estilete
•papel alumínio
•fita crepe
•fita durex larga
•fios para extensão
•fita isolante
•material escolar, tipo: lápis, lápis de cor, canetinha, marcador, cola, tesoura, borracha etc.
•Imagens impressas que poderão ajudar na decoração

Passo 2: defina com a equipe o que será interativo na maquete, pesquise as informações que serão utilizadas e inicie a construção da maquete.

Passo 3: corte pequenos pedaços de papel alumínio e cole-os na parte debaixo de cada meio de transporte construído.

Nesta aula, utilizaremos um elemento diferenciado, o alumínio. E aprenderemos sobre a importância de usar a folha de alumínio nas conexões de cabos e na interatividade do projeto, simulando um circuito elétrico. E entendendo a função do metal alumínio, como um bom condutor de eletricidade.

 

Passo 4: prenda os clipes garra tipo jacaré às chaves mencionadas (placa) e aos locais da maquete que serão interativos. No exemplo, apresentado a condição será:

•Seta para direita – Barulho do transporte aquático.
•Seta para esquerda – Barulho do transporte terrestre.
•Seta para cima – Barulho do transporte aéreo.

 

Passo 5: programe a maquete interativa. No exemplo da aula , a programação no Scratch, faz com que os meios de transporte, ao serem tocados, emitam seus sons característicos.

Arraste os blocos identificados para a Área de Scripts e veja o exemplo de programação. Lembre-se a sua programação será de acordo com o tema escolhido pela equipe.


 

 

 

 

 

 

 

 

Passo 6: teste o seu projeto. Lembre-se  que para que ocorra o aterramento, é preciso que um aluno segure um clipe jacaré (que fará o papel do fio terra) na mão, ou que o mantenha encostado à qualquer parte do seu corpo.

 

CONTINUAR

 

Compartilhe com a turma os resultados da construção:

• O que achou de construir uma maquete interativa?
• Quantas interações possui a sua maquete? Ela ficou atrativa ao usuário?

Ao terminar, todos os materiais devem ser guardados.