Sumário

CONECTAR

Os números são como mágicos que tornam o mundo mais divertido. Eles ajudam as crianças a contar brinquedos, medir ingredientes, e brincar de jogos.

Contar é divertido e ensina palavras como “mais” e “menos”. Números também ajudam no dia a dia, como na cozinha, e são usados em muitas brincadeiras e aventuras. Eles estão sempre ao nosso lado, tornando tudo mais interessante e emocionante!

 

 

CONTEMPLAR

 

• Quantos alunos tem na nossa turma?

• Quantas meninas tem na nossa turma? E quantos meninos?

• Qual a idade dos alunos da turma?

 

CONSTRUIR

Como funciona?

Ele possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.


Cada vez que é pressionado um botão, os olhos da abelha robô piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.

Para essa aula será utilizado o tapete “Matemática” e abelhas robôs.

Divida a turma em equipes de no máximo 5 alunos e distribua uma abelha robô para cada equipe.

Reforce com os alunos:

  • Eles devem ter cuidado ao apertar os botões, o toque precisa ser suave para não estragar.
  • A abelha robô só se movimenta com a inserção dos comandos.
  • Não é permitido arrastar a abelha com a própria força, pois isso a danifica.

Após conhecermos a abelha robô e entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando os desafios. Esse tapete possui um ponto de partida sinalizado por um quadrado vermelho.

Antes de iniciar um desafio, os alunos deverão apontar quantos passos a abelha robô irá percorrer no tapete e por quais quadrados ele irá andar. Utilize os cards da abelha robô com as setas para indicar a programação do robô.

1) Coloque a Abelha Robô virada para frente, no ponto de partida, e mova-a até as borboletas.

2) Coloque a Abelha Robô virada para frente, no ponto de partida, e mova-a até o número 8.

3) Coloque a Abelha Robô virada para a direita, no ponto de partida, e mova-a até as flores.

4) Coloque a Abelha Robô virada para a direita no ponto de partida, e mova-a até o número 9.

5) Coloque a Abelha Robô virada para frente, no ponto de partida, mova-a até as abelhas e volte até as plantas.

6) Coloque a Abelha Robô virada para a direita, no ponto de partida, e mova-a até os meninos e volte até os foguetes.

7) Coloque a Abelha Robô virada para frente, no número 5, mova-a até o número 7 e volte para a árvore.

8) Coloque a Abelha Robô virada para frente, nos números, mova-a até o número 2.

9) Coloque a Abelha Robô virada para baixo, nas meninas, mova-a até as frutas.

10) Coloque a Abelha Robô virada para a direita, no número 1, e mova-a até um lugar vazio e volte até o número 6.

Ao finalizarem os desafios, conversem sobre o que aconteceu com o robô.

CONTINUAR

 

 

A Abelha Robô acertou os desafios propostos?

Quantos desafios ela acertou? E quantos errou?

Qual foi o desafio mais difícil?

 

BOM TRABALHO!