CONECTAR
VOCÊ JÁ PERCEBEU QUE OS NÚMEROS ESTÃO POR TODA PARTE?
Os números fazem parte da nossa vida, eles estão presentes em várias situações do dia a dia. Pense em quais seriam as respostas para as seguintes perguntas: Qual a sua idade? Quantas pessoas moram na sua casa? Quantos irmãos você tem?
Todas as respostas são representadas por números, onde a sua função é contar, medir e ordenar.
Eles também são encontrados em muitas brincadeiras, veja o exemplo da amarelinha: para chegar até o final é preciso saltar com um e dois pés, arremessar, equilibrar o corpo e passar pelos os números de 1 a 10. Cada criança precisa se organizar e seguir uma ordem até que todos participem.
CONTEMPLAR
• Quantos alunos tem na nossa turma?
• Qual a idade da professora? E dos alunos?
CONSTRUIR
Como funciona?
Ele possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.
Cada vez que é pressionado um botão, os olhos da abelha robô piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.
Para essa aula será utilizado o tapete “Matemática” e abelhas robôs.
Divida a turma em equipes de no máximo 5 alunos e distribua uma abelha robô para cada equipe.
Reforce com os alunos:
- Eles devem ter cuidado ao apertar os botões, o toque precisa ser suave para não estragar.
- A abelha robô só se movimenta com a inserção dos comandos.
- Não é permitido arrastar a abelha com a própria força, pois isso a danifica.
Após conhecermos a abelha robô e entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando os desafios. Esse tapete possui um ponto de partida sinalizado por um quadrado vermelho.
Antes de iniciar um desafio, os alunos deverão apontar quantos passos a abelha robô irá percorrer no tapete e por quais quadrados ele irá andar. Utilize os cards da abelha robô com as setas para indicar a programação do robô.
1) Coloque a Abelha Robô virada para frente, no ponto de partida, e mova-a até os pássaros.
2) Coloque a Abelha Robô virada para frente, no ponto de partida, e mova-a até o número 4.
3) Coloque a Abelha Robô virada para a direita, no ponto de partida, e mova-a até as meninas e depois até os meninos.
4) Coloque a Abelha Robô virada para a direita no ponto de partida, e mova-a até os carrinhos e depois até o número que representa a quantidade de carrinhos.
5) Coloque a Abelha Robô virada para frente, no ponto de partida, mova-a até o número 1 e volte a imagem que só tem um objeto.
6) Coloque a Abelha Robô virada para a direita, no ponto de partida, mova-a até os foguetes e depois até um espaço vazio.
7) Coloque a Abelha Robô virada para frente, no número 3, mova-a até o número 7 e volte para onde estão todos os números.
8) Coloque a Abelha Robô virada para frente, no número 5, mova-a até as abelhas.
9) Coloque a Abelha Robô virada para baixo, no número 0, mova-a até o número 9, passando pelo número 5.
10) Coloque a Abelha Robô virada para a direita, no número 8, e mova-a até o número 1 e volte até as flores.
Ao finalizarem os desafios, conversem sobre o que aconteceu com o robô.
CONTINUAR
A Abelha Robô passou em todos os números?
Quais os números ela não passou?
O que achou dos desafios dos números com a Abelha Robô?
BOM TRABALHO!