Sumário

CONECTAR

 

Os números são a base para todas as habilidades matemáticas. Quando aprendemos a contar, reconhecemos números e entendemos as quantidades, assim estamos nos preparando para aprender operações matemáticas básicas como adição e subtração.

 

Conhecer  os números nas situações cotidianas, como contar objetos, medir ingredientes para receitas ou organizar itens torna o aprendizado dos números mais divertido!

 

CONTEMPLAR

 

 

• Quantos alunos tem na nossa turma?

• Quantas meninas tem na nossa turma? E quantos meninos?

• Qual a idade dos alunos da nossa turma?

• Qual o número da casa que vocês moram?

 

 

CONSTRUIR

Como funciona?

Ele possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.

Cada vez que é pressionado um botão, os olhos da abelha robô piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.

Para essa aula será utilizado o tapete “Matemática” e abelhas robôs.

Divida a turma em equipes de no máximo 5 alunos e distribua uma abelha robô para cada equipe.

Reforce com os alunos:

  • Eles devem ter cuidado ao apertar os botões, o toque precisa ser suave para não estragar.
  • A abelha robô só se movimenta com a inserção dos comandos.
  • Não é permitido arrastar a abelha com a própria força, pois isso a danifica.

Após conhecermos a abelha robô e entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando os desafios. Esse tapete possui um ponto de partida sinalizado por um quadrado vermelho.

Antes de iniciar um desafio, os alunos deverão apontar quantos passos a abelha robô irá percorrer no tapete e por quais quadrados ele irá andar. Utilize os cards da abelha robô com as setas para indicar a programação do robô.

1) Coloque  a Abelha Robô virada para frente, no ponto de partida, e mova-a até os meninos.

2) Coloque a Abelha Robô virada para frente, no ponto de partida, e mova-a até o número 2.

3) Coloque a Abelha Robô virada para a direita, no ponto de partida, e mova-a até as borboletas.

4) Coloque a Abelha Robô virada para a direita no ponto de partida, e mova-a até o o número que representa a quantidade de passarinhos.

5) Coloque a Abelha Robô virada para frente, no ponto de partida, mova-a até o número 0, depois até o número 2 e volte até o número 4.

6) Coloque a Abelha Robô virada para a direita, no ponto de partida, mova-a até os foguetes e depois até um espaço vazio.

7) Coloque a Abelha Robô virada para frente, no número 3, mova-a até o número 7 e volte para onde estão todos os números.

8) Coloque a Abelha Robô virada para frente, no número 5, mova-a até as abelhas.

9) Coloque a Abelha Robô virada para baixo, no número 0, mova-a até o número 9, passando pelo número 5.

10) Coloque a Abelha Robô virada para a direita, no número 8, e mova-a até o número 1 e volte até as flores.

Ao finalizarem os desafios, conversem sobre o que aconteceu com o robô.

CONTINUAR

 

 

A Abelha Robô acertou os desafios propostos?

As programações criadas na Abelha Robô funcionaram?

A Abelha Robô saiu do tapete de atividades em algum desafio?

 

BOM TRABALHO!