Matemática

Sumário

CONECTAR

 

A matemática está em tudo ao nosso redor! Usamos matemática para contar, medir, comparar e resolver problemas. Quando fazemos compras, precisamos somar os preços. Ao dividir um bolo entre amigos, estamos usando matemática para repartir de forma justa.

Os números nos ajudam a organizar o tempo, como quando olhamos o relógio para saber a hora. Também usamos a matemática para calcular distâncias, entender formas e até jogar alguns jogos!

Além disso, a matemática é muito importante para cientistas, engenheiros e arquitetos, que a utilizam para criar invenções, construir prédios e até enviar foguetes para o espaço.

Aprender matemática pode ser divertido!

Confira o vídeo “O que é a Matemática?”:

CONTEMPLAR

 

 

• Onde usamos a matemática no nosso dia a dia?

• Por que a matemática é importante na hora de dividir um bolo?

• Como a matemática ajuda os cientistas?

 

 

 

PROPOSTA DA ATIVIDADE

 

PÊNDULO

Você já viu um pêndulo? Um pêndulo é um objeto que balança para frente e para trás, preso por um fio ou haste. Ele pode ser encontrado em relógios antigos, brinquedos e até em experimentos de ciência.

O pêndulo se move sempre no mesmo ritmo, e isso tem tudo a ver com a matemática! O tempo que ele leva para ir e voltar depende do comprimento do fio. Se o fio for mais curto, ele balança mais rápido. Se for mais longo, ele balança mais devagar.

Os cientistas e matemáticos estudam o pêndulo para entender como ele funciona e até para medir o tempo. No passado, os relógios de pêndulo ajudavam as pessoas a saber as horas com muita precisão.

Que tal observar um pêndulo em ação? Você pode pendurar um objeto em um barbante e ver como ele balança!

 

CONSTRUIR

 

Construa um dragster com as peças do Kit Tecnológico LEGO ®EDUCATION WeDo 2.0.

Clique no botão para fazer o download do arquivo.

 

 

 

 

 

 

Assista ao vídeo e veja como o dragster funciona:

 

PROGRAMAÇÃO DA MONTAGEM

 

Faça o dragster funcionar igual mostrado no vídeo.

1. Crie a programação conforme mostrado abaixo:

2. Explique para o restante da turma como o pêndulo funcionou.

 

CONTINUAR

Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas. 

O que faz a montagem se movimentar?

A montagem usa sensor? Qual?

Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.