Movendo um Motor

motor
Sumário

Conectar

 

Você sabe o que é um motor? Um motor é um dispositivo que produz força para acionar máquinas. Assim, um motor pode transformar a energia elétrica em energia mecânica, ou seja, fazer o motor se movimentar. Os primeiros motores funcionavam usando a energia da força animal e da água.

Força animal x Força da água

 

Contemplar

 

Existem diversos tipos de motores que podem ser utilizados com o kit de prototipagem eletrônica. Os três mais conhecidos são:

Motor DC: são mais simples e funcionam com corrente elétrica contínua, assim como os LEDs. Os motores DC costumam ser retirados de impressoras ou carrinhos a pilha e podem ser reutilizados em projetos de robótica, evitando que se tornem lixo no meio ambiente. Também são usados em diversos aparelhos eletrodomésticos: como máquinas de lavar, ventiladores, condicionadores de ar e algumas máquinas industriais.

Motor de passo: assim como os motores DC, os motores de passo também funcionam com corrente contínua, porém se movem em passos discretos. Eles possuem várias bobinas organizadas em grupos chamados “fases”, que se parecem com molas pequenas. Quando recebem energia, cada fase é ativada em sequência, fazendo com que o motor gire um passo de cada vez. Eles são utilizados em dispositivos como impressoras, impressoras 3D e videogames.  

Motor servo: é capaz de controlar sua posição e realizar movimentos de rotação. Ele é amplamente utilizado em uma variedade de projetos para controle de posição e movimento, especialmente em projetos de pequena e média escala. Existem dois tipos principais de motor servo, aqueles com ângulos de 180° e 360° (rotação contínua). Além disso, há outros modelos de servos que são capazes de dar voltas completas, cada um serve para um tipo diferente de projeto.

 

Construir

 

É HORA DO DESAFIO!

Para que o motor servo se mova quando o botão é pressionado, é necessário ter uma entrada digital para o botão e uma saída analógica para controlar o motor servo. Ao modificar a saída analógica do servo, é possível variar a sua posição.

Em equipe, utilize os componentes de prototipagem eletrônica para acionar um motor. Experimente controlar mais um dispositivo externo. 

Passo 1: separe os materiais.

Passo 2: O motor servo é composto de três fios coloridos (marrom, vermelho e laranja) e possui um conector de 3 pinos fêmea na extremidade. O fio marrom deve ser conectado ao GND, o vermelho ao 5V e o laranja ao pino 9 da placa.

Para conectar o motor servo, basta utilizar 3 jumpers macho-macho e ligar o conector do servo com a protoboard. O kit inclui algumas hastes e parafusos, mas não é preciso parafusar as hastes ao servo, um simples encaixe já é suficiente. Para facilitar a visualização do movimento do servo, é possível escolher uma das hastes disponíveis.

Passo 3: o professor irá passar a programação 1 para a placa.

Compartilhe com a turma os resultados da construção:

  • O protótipo do motor servo funcionou?
  • O que aconteceu quando o botão foi pressionado?

Continuar

 

VAMOS FINALIZAR!

Com o protótipo em mãos e após o professor inserir a programação 2, responda:

  1. Para qual lado o motor girou?
  2. O movimento foi diferente do movimento da programação do momento construir? Por quê?

Ao terminar o experimento, guarde todos os componentes.