CONECTAR
As Olimpíadas representam um momento de celebração global do espírito esportivo, reunindo atletas de todo o mundo em uma competição de elite.
As Olimpíadas continuam a evoluir e se adaptar aos tempos modernos, refletindo a crescente diversidade e inovação no cenário esportivo global.
Uma das inclusões mais marcantes e emocionantes foi a adição do skate como uma modalidade olímpica oficial. O skateboarding, que por décadas floresceu como uma subcultura vibrante e uma forma de expressão artística nas ruas de todo o mundo, agora ganhou o prestígio e o reconhecimento que merece nos maiores palcos esportivos do mundo.
A inclusão do skate nas Olimpíadas não só reconhece o esporte como legítimo, mas também celebra sua cultura diversificada. Com estilos variados, desde o street skate até as manobras aéreas de vert, o skateboarding atrai tanto praticantes quanto espectadores. Além disso, sua entrada nas Olimpíadas oferece oportunidades para novos atletas competirem globalmente, enquanto inspira outros a seguirem o mesmo caminho.
Assista ao vídeo “Incríveis 🛹 truques de skate em #Tokyo2020”:
CONTEMPLAR
• Na sua escola tem alguma modalidade de Olimpíadas? Qual? Você participou?
• Você já andou de skate? Como foi? Ou ainda tem vontade de andar?
PROPOSTA DA ATIVIDADE
SKATISTA
O skate é mais do que um esporte; é uma forma de expressão artística e um estilo de vida. Os skatistas têm liberdade para explorar sua criatividade, desenvolver seu próprio estilo e superar desafios. Além de proporcionar diversão e comunidade, o skate oferece benefícios físicos, como fortalecimento muscular e desenvolvimento de coordenação, e benefícios mentais, como foco, resiliência e autoconfiança. Experimentar o skate não é apenas uma atividade recreativa, mas também uma jornada de autoconhecimento e conexão com os outros skatistas.
CONSTRUIR
Construa um skatista com as peças do Kit Tecnológico LEGO® EDUCATION WeDo 2.0.
Clique no botão para fazer o download do arquivo.
Assista ao vídeo e veja como o skatista funciona:
PROGRAMAÇÃO DA MONTAGEM
Faça o skatista se movimentar igual mostrado no vídeo.
1.Crie a programação conforme mostrado abaixo:
2.Explique para o restante da turma como o skatista funcionou.
CONTINUAR
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Você sentiu dificuldade em algum momento da montagem? Qual?
• Na programação, o que poderia ser mudado para alterar a direção do movimento do skatista?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.