Praticando com o Buzzer

Sumário

Conectar

Você sabia que bastam apenas sete notas musicais para fazermos uma música? 

As notas musicais são sinais que representam a altura do som musical. 

Mas todos os sons do nosso dia a dia são formados por essas notas?

A resposta é não. Muitos dos sons que ouvimos no nosso cotidiano, como o barulho de um objeto caindo ou de uma máquina de furar não podem ser identificados como uma nota ou uma combinação delas. 

De todas as características do som, a altura é a mais importante. Ela é determinada pela frequência das vibrações, ou seja, se o som tiver poucas vibrações, teremos um som grave, se o som tiver muitas vibrações, teremos um som agudo.

 

Contemplar

VAMOS RESOLVER!

Na música, cada nota musical possui uma frequência específica dada em hertz (Hz). Olhando as teclas de um piano é possível ver a frequência de cada uma das notas de uma escala de Dó por exemplo. Nesse projeto iremos mostrar como é possível reproduzir notas musicais utilizando um buzzer e uma placa do kit tecnológico de prototipagem eletrônica.

 O buzzer é um pequeno alto falante capaz de gerar tons em frequências determinadas, sendo possível, então, tocar pequenas músicas ou alarmes. Ele é bastante encontrado em brinquedos ou relógios digitais com alarme.

 

Construir

É HORA DO DESAFIO!

Em equipe, utilize os componentes de prototipagem eletrônica para tocar a escala de dó com o buzzer e experimentar também como controlar um dispositivo externo. 

Passo 1: separe os materiais.

Passo 2: conecte os componentes conforme a imagem.

Passo 3: o professor irá passar a programação 1 para a placa. 

Passo 4: compartilhe com a turma os resultados da construção: 

  • O protótipo do buzzer funcionou? 
  • Você conseguiu identificar todas as notas musicais? 

 

Ao terminar o experimento, guarde todos os componentes.

 

Continuar

 

VAMOS FINALIZAR!

Ainda com o protótipo em mãos, realize os passos abaixo:

  1. O professor irá passar a programação 2 para a placa. Observe o que irá acontecer e responda: o que mudou?
  2. O professor irá passar a programação 3 para a placa. Qual o nome da música?