Conectar
A tecnologia vem mudando a nossa vida e o nosso dia a dia e isso nós já sabemos. Uma das invenções que mais fazem sucesso são as caixas de som portátil. Hoje é possível ver esses pequenos aparelhos presentes em diversos espaços, seja em casa, nos parques, em praias ou até mesmo na rua.
A facilidade de transporte que a caixa de som oferece ampliou as possibilidades do seu uso. Os equipamentos mais robustos e potentes ficam dedicados a ocasiões especiais, em ambientes profissionais ou que exigem um aparelho fixo, geralmente para grandes eventos.
Mesmo sendo menores e mais leves, os aparelhos portáteis contam com potência e qualidade de som suficientes para animar um encontro com os amigos e a família. Os aparelhos costumam ser leves permitindo que possamos segurar a caixa enquanto a utilizamos. Uma caixa de som portátil não depende de uma fonte de energia fixa para funcionar. Ela conta com uma bateria interna, que pode ser recarregada ou o uso de pilhas e baterias.
Contemplar
VAMOS RESOLVER!
Nas aulas anteriores aprendemos sobre o funcionamento de cada componente eletrônico do kit tecnológico. Criamos e experimentamos novos protótipos com elementos encontrados nos objetos do nosso dia a dia.
Construir
É HORA DO DESAFIO!
Neste projeto, colocaremos em prática tudo o que aprendemos nas aulas anteriores para construir o protótipo de um objeto do nosso dia a dia: uma caixa de música. Em equipe, escolha os componentes disponíveis: LED ou LED RGB para a sua criação. O Buzzer é o componente principal desse projeto, pois é ele quem fará a reprodução do som da caixa.
Passo 1: separe os materiais.
Além dos componentes eletrônicos, também vamos utilizar:
- 1 tesoura sem ponta
- 1 cola
- 1 fita adesiva transparente larga
- 1 caixa de papelão pequena
- Papéis coloridos
Passo 2: comece pela construção da estrutura da caixa de som. Pegue a caixa de papelão e feche todas as suas aberturas com a fita adesiva transparente larga.
Passo 3: Cole os papéis coloridos em volta de toda a caixa. Use a criatividade para personalizar a caixa de som.
Passo 4: Faça um círculo de 10 a 15 cm no lado que será a parte da frente da caixa de som. Recorte o círculo deixando a caixa aberta nesse local.
Passo 5: Passe a fita adesiva transparente larga em todas as laterais da caixa, conforme o exemplo:
Passo 6: Faça um círculo de 4 cm no lado que será a parte de trás da caixa de som. Por ele passará o cabo USB da placa do kit tecnológico de prototipagem eletrônica. Recorte o círculo deixando a caixa aberta nesse local.
Passo 7: Pegue um papel colorido de uma cor diferente da cor que a caixa foi forrada, para fazer o botão de liga e desliga e o alto-falante. O círculo do alto-falante deve ter 2 cm a mais que o furo feito na parte da frente da caixa para colar as bordas. O botão de liga e desliga deve ter 3 cm de largura ou o tamanho de uma moeda de 1 Real.
Passo 8: conecte os componentes conforme a imagem. A porta utilizada pelo buzzer é a de número 13.
Passo 9: Se optar por usar um LED no projeto, conecte os componentes conforme a imagem. A fonte de energia vem da porta 11 da placa.
Passo 10: Se optar por usar um LED RGB no projeto, conecte os componentes conforme a imagem. A montagem deste circuito é feita como se fossem três LEDs colocados no mesmo projeto. Adicione um resistor para cada perna de cor do LED RGB e conecte o pino 5V da placa à perna positiva do LED RGB com um jumper. Cada pino de cor do LED é conectado a uma porta digital da placa.
Importante! Note que o fio vermelho 5V deve ser conectado à perna mais comprida do LED.
Passo 11: o professor irá passar a programação 1 para a placa.
Passo 12: compartilhe com a turma os resultados da construção:
- Foi fácil construir esse protótipo?
- O que mais poderia ter sido construído usando esses mesmos componentes eletrônicos?
Ao terminar o experimento, guarde todos os componentes.
Continuar
VAMOS FINALIZAR!
Quatro importantes componentes do kit tecnológico estiveram presentes em todos os nossos projetos.
Leia a descrição de cada um deles e tente descobrir a qual se refere.
- Possui um microcontrolador que é o seu “cérebro”. É nele que ficam armazenadas as programações para realizar todos os nossos projetos. Possui diversas entradas e saídas.
- É o componente elétrico mais comum que existe. Uma das suas aplicações é diminuir o fluxo da corrente elétrica que passa em um circuito.
- São pequenos fios condutores que podem ser conectados a uma placa protoboard para interligar dois pontos do circuito em projetos eletrônicos.
- É uma placa com furos de conexões condutoras para montagem de circuitos elétricos e nos ajuda a fazer nossas montagens, principalmente quando elas são pequenas ou estamos testando algo novo.