Projeto Amazônia

amazonia

ProjetoObjetivosSugestões de AtividadesEmpreendedorismoSites EducacionaisVídeos

             Do alto, do solo ou da água, a Amazônia é um impacto para os olhos. Por seus 6,9 milhões de quilômetros quadrados em nove países sul-americanos (Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa). É ali que mora metade das espécies terrestres do planeta. São aproximadamente 40 mil espécies de plantas e mais de 400 de mamíferos.

            Amazônia é uma enorme fonte de riqueza natural, Entretanto, especialistas apontam que esse bioma vem cada vez mais sofrendo com a ação humana do qual já foi degradada 20% de seu total, com as queimadas, desmatamento, tráfico de animais e plantas, assentamentos humanos, caça e pesca ilegal, dentre outros.

  • Conhecer diferentes espécies de animais da Amazônia e seu habitat.
  • Pesquisar a diversidade cultural da região.
  • Identificar os problemas ambientais.
  • Conscientizar sobre o desmatamento ilegal e a extinção de várias espécies.
  • Reconhecer alguns povos indígenas da região.
Educação Infantil

Sugestão 01: Assista ao vídeo – “Patati Patatá – Amazônia” . Em seguida, proponha aos alunos a ilustração de algum dos animais que habitam na  Amazônia, utilizando o programa Editor de Imagem Paint.

Sugestão 02: Assista ao vídeo sobre oDesmatamento” .

Sugestão 03: Converse com os alunos sobre os índios da Amazônia. Em seguida, peça para os alunos ilustrarem um índio no programa Editor de Imagem  Paint.

Sugestão 04: Converse com os alunos sobre a Floresta Amazônica e mostre fotos de algumas de suas belezas. Em seguida, peça para os alunos representarem  através de um cenário utilizando o programa Editor de Imagem Drawing For Children.

Ensino Fundamental I

Sugestão 01 Apresente o site sobre os “Animais da Amazônia”. Em seguida,  peça que os alunos retratem o animal que acharem mais interessante, para isso eles deverão utilizar o programa Editor de imagem Paint.

Sugestão 02 –Assista ao vídeo “Biomas da Amazônia”. Após, faça perguntas aos alunos sobre o que assistiram no vídeo. O que acharam?  Em seguida, convide-os a pesquisarem curiosidades sobre a fauna e a flora da Amazônia, escolha uma e registre no programa Editor de Texto. No documento será necessário ter uma imagem ilustrativa.

Sugestão 03  –Assista ao vídeo Animais Ameaçados de Extinção no Brasil”. Após, peça para os alunos escolherem um animal em extinção, pesquisarem informações sobre seu habitat e causas da extinção e no  programa Editor de Slide criarem uma apresentação com o material coletado.

Sugestão 04 – Divida a turma em grupos e proponha uma pesquisa sobre a história dos índios e as principais características das tribos que vivem na Floresta Amazônica. Em seguida, no programa Editor de Histórias em Quadrinhos Hagáquê, sugira a criação de uma história com o tema: “ Uma tribo chamada …”

Professor reserve um momento para apresentação das histórias.

Sugestão 05 – Proponha aos alunos a releitura de uma das lendas apresentadas no site listado abaixo, utilize o programa Editor de Texto para realizar a atividade.

“Lendas da Região Amazônica”.

Sugestão 06  – O Festival Folclórico de Parintins é um evento que acontece na cidade de Parintins, no estado do Amazonas. A festa é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil. O festejo é muito popular na região, atraindo também, pessoas de todo Brasil e de outros países. Tradicionalmente é realizada no Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes, em Parintins. O local mais conhecido como Bumbódromo, possui o formato de cabeça de boi. Proponha uma atividade aos alunos, onde eles devam criar um convite criativo para esta festa folclórica. O programa utilizado será o Editor de Texto.

Spoiler title

Sugestão 01 – Dividir a turma em dois grupos para criação de uma ONG, este projeto deverá defender os problemas sociais que estão acontecendo na Amazônia. A ONG deverá ter:

Nome e Sigla;

Finalidades e Objetivos;

Formas de Captação de Recursos;

Associados;

Tempo de Duração;

Entidade Beneficiada.

Os alunos deverão usar o programa Editor de Imagem Photoscape para criar a logo, o programa Planilha Eletrônica para criar tabelas com gráficos e captação de recursos e o programa Editor de Slide para criar cartazes e panfletos com objetivo de divulgar seu projeto para toda comunidade escolar.

Sugestão 02 – Proponha aos alunos uma pesquisa sobre o processo de desmatamento na Floresta Amazônica ao longo dos anos. Em seguida, eles deveráo criar uma tabela e gráficos no programa Planilha Eletrônica. (use pelo menos os três últimos anos como referência).

Sugestão 03 – Divida a turma em grupos, peça para pesquisarem produtos industriais que tenham como matéria prima, os recursos da Floresta Amazônica. Em seguida, sugira a criação de um banner que irá divulgar o produto,  no programa Editor Gráfico Crello.

Obs:. O Editor Gráfico Crello é um software on-line desenvolvido para criação de designs.

Sugestão 04 – A cultura da região Norte do Brasil é rica e muito influenciada pelos indígenas, europeus, e africanos, bem como pelos migrantes. Por ser uma região com uma população bastante miscigenada, o Norte possui grande diversidade de manifestações culturais, os seja, de costumes, crenças, festas populares, culinária, danças, etc. Pensando nisso, convide os alunos a elaborarem  no Editor de Vídeo SPARK ADOBE um vídeo sobre algumas características do folclore na região norte.

Obs:. O Editor SPARK ADOBE  é um software on-line desenvolvido para criação de vídeos curtos, páginas da WEB e imagens para as redes sociais. Com ele, é possível transformar as ideias em histórias visuais incríveis.

Sugestão 05 – Acesse o site FOTOJET e lance um desafio para os alunos. Proponha a criação de um um cartaz criativo que incentive a preservação da Amazônia.

Sugestão 06 – Apresente o  site Meu Gibi  e peça para os alunos criarem uma tirinha sobre a preservação da Floresta Amazônica.

Ensino Fundamental I

Tema: Plante essa Ideia.

Objetivos: Proporcionar a oportunidade a todos os cidadãos a plantar uma árvore e conhecer os benefícios do reflorestamento para o ecossistema.

Processo de Criação: Reforce para os alunos a importância das árvores para o ecossistema e para manutenção da vida no planeta, através de vídeos e pesquisas de ONG’S que fazem esse trabalho:

Plantar uma Árvore

Proponha para turma a criação de uma ONG’s, que tenha o objetivo de conscientizar a comunidade escolar e plantar o maior número possível de árvores. Utilize o Editor de Vídeo ou Editor de Imagem para promover a Campanha “Plante essa Ideia”. Cada participante deverá plantar, pelo menos, uma árvore numa área específica para o reflorestamento.

OBS: Professor esse plantio pode acontecer próximo à escola, ou você poderá entrar em contato com as ONG’S acima para uma possível parceria.

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Tema: Riquezas da Amazônia X Artesanato Sustentável

Objetivos:

  • Conhecer ONG’S que trabalham em prol da recuperação da Floresta Amazônica.
  • Aprender sobre o desenvolvimento sustentável.
  • Aprender a conviver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros nas atividades humanas.

Processo de Criação: Durante as aulas, os alunos aprenderão alguns conceitos sobre Empreendedorismo e Desenvolvimento Sustentável, através de atividades que solicitem criatividade, iniciativa, poder de decisão e organização. Com o auxílio dos recursos tecnológicos, os alunos criarão uma empresa tendo como responsabilidade social informar, alertar e divulgar todas as transformações que o homem vem provocando na Amazônia ao longo das últimas décadas. O professor responsável pelo projeto deverá ter como base os trabalhos realizados pelo GreenpeaceAgenda 21.

A empresa irá atuar na área de artesanato sustentável, os alunos irão produzir peças para serem vendidas em um bazar. A matéria prima utilizada para construção das peças podem ser garrafas PET, Caixas de Leite, tecido, cola branca, pincéis, botões decorativos.

Desenvolvimento Sustentável: é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Habilidades Empreendedoras

Exemplos de Empreendedorismo Social 

Jornada Empreendedora 

Etapas do Projeto