Projeto Arte e Cultura – MPB

mpb

ProjetoObjetivosSugestões de AtividadesEmpreendedorismoSites EducacionaisVídeosLivros

A MPB, expressão derivada de Música Popular Brasileira, é um gênero musical brasileiro, surgiu a partir de 1966, com a segunda geração da Bossa Nova. Na prática, a sigla MPB anunciou uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes, a Bossa Nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes, os primeiros defendendo a sofisticação musical e os segundos, a fidelidade à música de raiz brasileira.
Assim como a Bossa Nova, a MPB foi uma tentativa de produzir uma música brasileira “nacional” que a partir de estilos tradicionais, teve um impacto considerável na década de 1960, em grande parte graças a vários festivais de música na televisão.

  • Conhecer a trajetória de grandes compositores e intérpretes da MPB.
  • Aprender sobre as características dos instrumentos e maneira de usá-los.
  • Pesquisar sobre os principais estilos musicais.
  • Explicar o que são Paródias de uma forma divertida.
  • Construir uma Paródia.
  • Reconhecer os estilos musicas de acordo com a região do Brasil.
Educação Infantil

Sugestão 01: Apresente as músicas do Cd Arca de Noé de Vinicius de Moraes , em seguida, proponha  para os alunos que utilizem o Simulador Brick Building e construam os animais que eles identificaram nas músicas, faça um sorteio para que os trabalhos não fiquem repetitivos.

Sugestão 02: Assista ao vídeo  “O Patopara conhecer a música  do autor Toquinho, em seguida, proponha que os alunos utilizem o site colorir.com e pinte a imagem de um pato à sua escolha.

Sugestão 03: Assista ao vídeo  “A Casa  de Vinicius de Moraes” em seguida, utilizando as ferramentas formas geométricas do programa Editor de Imagem Tux Paint, peça aos alunos que  desenhem uma casa.

Sugestão 04: Apresente a canção Aquarela, sugira a releitura das cenas referente a música para compor sua atividade, utilize o Espaço Educar para retirar as imagens, e reproduzi-las no programa Editor de Imagem Paint.

Sugestão 05: Assista ao vídeo O SOM DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS”, e em seguida realize o jogo on-line Som Legal para saber mais de cada instrumento.

Sugestão 06: Assista ao vídeo “Palavra Cantanda | Ciranda dos Bichos”, e em seguida utilizando o jogo on-line “Som dos Animais”, clique nas fotos dos animais para escutar o som que eles fazem, depois de escutar todos os animais, os alunos irão identificar de qual animal é o som.

Ensino Fundamental I

Sugestão 01: Explique para os alunos o que é uma Paródia, em seguida, peça para utilizarem uma das músicas trabalhadas no MIE – Arte e Cultura MPB  ( Nível IV e V) para criação de uma paródia que retrate a realidade do nosso país, use o link para complementar sua atividade:  O que são Paródias?, utilize a ferramenta on-line Documentos Google para escrever sua Paródia.

Sugestão 02: Selecione as músicas dos artistas: Chico Buarque, Vinicius de Moraes ou Caetano Veloso e junto com os alunos promova uma votação para estabelecer as cinco favoritas, neste momento poderá envolver as famílias. Depois desse levantamento, utilize o ferramenta on-line Adobe Spark para criar um clipe com as músicas favoritas, cada dupla ficará responsável por uma música específica.

Sugestão 03: Utilize o site Adriana Partimpim, para conhecer o trabalho dela e sua discografia, proponha para os alunos a escolha de uma música, utilizando a ferramenta on-line Canva, criar uma montagem de imagens para representar a canção escolhida.

Sugestão 04: Assista ao vídeo “Paisagens Sonoras sobre obras de TARSILA DO AMARAL – uma viagem sonora, para conhecer os possíveis sons que teriam em suas obras, como som de cidade, campo, fazenda, brejo, cais, noite e etc. Utilizando Canvas, que é um app do Google que permite criação de desenhos sobre uma imagem. Peça aos alunos que escolham uma imagem que possibilite a eles a criarem seus próprios desenhos sonoros sobre ela.

Sugestão 05: Selecione uma Música Popular Brasileira de sua preferencia e utilizando o site ILOVEIMG, ferramenta “Gerador de Memes”, peça para os alunos criarem um Meme para represente-la. Sejam criativos!

Sugestão 06: Assista aos vídeos “MUSICOGRAMA – para aprender música brincando” e “MUSICOGRAMA – Tico Tico no Fubá”, em seguida peça para os alunos escolherem uma música, e utilizando a ferramenta on-line Sumopaint construam a musicógrafa da canção.

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Sugestão 01: Proponha para os alunos a utilização do  Editor Gráfico Inkscape para criação de um cartaz de propaganda, referente a um show de algum cantor da MPB, de sua preferência não se esqueça de utilizar fotos.

Sugestão 02: Proponha uma pesquisa na internet sobre tipos musicais nas cinco regiões do Brasil. Em seguida, peça aos alunos que utilize o Editor de Vídeo Movie Maker para registrar suas informações e colocar som em suas apresentações.

Sugestão 03: Jingle é um termo inglês cujo significado refere-se à musica composta para promover uma marca ou um produto em publicidades de rádio ou televisão. Solicite uma pesquise na internet de um produto e peça para os alunos criarem um Jingle, utilizando um hits mais tocado no momento e peça que esbocem seu projeto utilizando o  Editor de texto Word. Em seguida grave no programa Audacity.

Sugestão 04: Proponha para os alunos a utilização do Editor Gráfico Inkscape, para  ilustrar o nome de um músico com suas respectivas canções. Peça que utilizem letras vazadas com imagens referentes a letra de suas músicas. (Efeito Power Clip e Extrusão.)

Sugestão 05: Solicite uma pesquisa sobre a história da Música Popular Brasileira e sua influência nos diferentes momentos históricos do país, em seguida, peça aos alunos que utilizem o programa Extra Photo Slide Show  para registrar sua pesquisa.

Sugestão 06: Assista ao vídeo Aquarela Brasileira  , e converse com os alunos sobre os pontos que essa música ressalta de um país miscigenado, que tem hábitos e costumes, riquezas naturais, a diversidade de sotaques, cenários, ritmos, danças, religiões, artesanatos que fazem do nosso país um lugar único. Após ouvir e refletir, peça aos alunos para criarem um mapa no programa Editor de Imagens Paint ilustrado de acordo com a música.

Sugestão 07: Ouça e conheça a música “Quando o sol bater na janela do teu quarto – Legião Urbana” , em seguida, peça para os alunos criarem no programa Editor de Vídeo Movie Maker, um clipe baseado na letra da música.

Sugestão 08: Proponha para os alunos que organizem uma linha do tempo da história da música popular brasileira. Para isso, organize em grupos, e cada grupo ficará responsável por um período. No programa Editor de Slides crie uma apresentação inserindo fotos, textos e curiosidades da época.

1870 a 1919

Choro

Rancho

Maxixe

Samba

Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha

1920 a 1945

“Década de Ouro”

Carnavais – Baião

Noel Rosa

Lamartine Babo

Carmem Miranda

Luiz Gonzaga

 

1945 a 1964

Programas de Rádio

Bossa Nova

Emilinha Borba

Marlene

1964 a 1972

Os Festivais de Música Popular

A Jovem Guarda

O Movimento Tropicalista

A Influência da Censura na Música Popular

 

1973 aos dias atuais

As influências do Norte e Nordeste na Música Popular

O Ressurgimento dos Festivais

A Música Popular nos Anos Oitenta e Noventa

Ensino Fundamental I

Tema: The Voice

Objetivos:  Trabalhar vários  estilos musicais, através de um concurso de música.

Processo de Criação: Em parceria com o professor de música, promover um concurso musical estilo The Voice, limitar a quantidade de participantes, escolher os jurados,  abrir um período de inscrição suficiente para que os inscritos tenham tempo para ensaiar. A turma será divida em grupos para organizar as etapas e planejar a apresentação, avisar toda comunidade sobre o evento e cobrar um ingresso para o Show, que poderá ser  1 kg de alimento não perecível.

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Tema: Show de Talentos

Objetivos: Pesquisar sobre instrumentos musicais, criar instrumentos musicais e organizar um evento musical.

Processo de Criação:  Criar uma empresa que pesquise sobre os instrumentos musicais em materiais reciclados.  Em seguida, no site Fotojet crie cartazes com curiosidades sobre esses instrumentos e espalhe pelo murais da escola.  O objetivo é fazer com que os alunos conheçam um pouco desses instrumentos.  Eles deverão ser criados e apresentados em um evento musical.  Para essa apresentação deverão ser escolhidas músicas da MPB.

Etapas do Projeto

Sugestões de Livros

Ensino Fundamental I

Sugestão de Livro – Música Para Crianças, Dorling Kindersley, Repleto de ilustrações e com um CD de áudio que complementa o conteúdo, Música para Crianças é uma instigante introdução ao universo musical. O livro conta a trajetória de grandes compositores e intérpretes, como Mozart e Villa-Lobos, explica as características dos instrumentos mais importantes e a maneira de executá-los. Descreve também os principais estilos e apresenta um panorama das manifestações dessa arte nos quatro cantos do planeta.

Ensino Fundamental II

Sugestão de Livro – O Livro da Música, Arthur Nestrovski. Um menino vai a um concerto pela primeira vez, levado pelo avô. Fantasias e memórias de Veneza num engarrafamento de trânsito, ao som de Vivaldi. O violão que voltou para o dono. Coincidências da música e do coração. Assim como nas Histórias de avô e avó, cada história de O livro da música parte de quase nada para acabar dizendo quase tudo: quase tudo o que importa nesta autobiografia em pedaços, acompanhando os afetos do narrador, desde o primeiro concerto até os dias de hoje. O livro da música faz parte da Coleção Profissões, na qual grandes profissionais informam o leitor sobre seu campo de atuação profissional, além de contar situações marcantes que viveram. Como os outros títulos da série, o livro traz pequenos textos sobre a profissão do músico, além de um grande número de explicações e casos curiosos sobre as palavras e as coisas da música: o que é uma orquestra, quem foi Mozart, como se toca fagote e muito mais. O livro da música é leitura para gente de toda idade. Ensina com paixão o que é a paixão da música. Escrito num estilo caloroso mas tranqüilo, é o livro perfeito para quem não resiste a uma boa história, nem à boa música.

Ensino Médio

Sugestão de livro – Cale-se – A MPB e a Ditadura Militar, Manu Pinheiro, trata das letras das canções compostas nos anos mais duros da ditadura (1964 a 1974), e reforça a ideia de que a música serviu – e serve – como uma importante ferramenta de comunicação.