Todos os dias, alunos no mundo todo sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de “brincadeira”. Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas.
O termo surgiu a partir do inglês bully, palavra que significa tirano, brigão ou valentão, na tradução para o português. No Brasil, o bullying é traduzido como o ato de bulir, tocar, bater, socar, zombar, tripudiar, ridicularizar, colocar apelidos humilhantes e etc. Essas são as práticas mais comuns do ato de praticar bullying. A violência é praticada por um ou mais indivíduos, com o objetivo de intimidar, humilhar ou agredir fisicamente a vítima.
O bullying pode ser praticado em qualquer ambiente, como na rua, na escola, na igreja, em clubes, no trabalho e etc. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que até há bem pouco tempo era considerado inofensivo, pode acarretar sérias consequências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, atrapalhando a aprendizagem, gerando desde queda na autoestima ou até outros casos mais graves.
– Entender o conceito da palavra Bullying e suas consequências.
– Evidenciar a importância do combate ao Bullying.
– Conhecer os aspectos que propiciam a prática do Bullying.
– Utilizar o tema abordado como instrumento pedagógico.
– Oferecer chances reais de integração social.
– Promover discussões sobre o tema abordado em todo o ambiente escolar.
Sugestão 1: Assista ao vídeo “Bullying- Paródia” e converse com os alunos sobre as atitudes corretas e incorretas que podemos ter com nossos colegas.
Sugestão 2: Assista ao vídeo “Emoções”. Em seguida, peça para os alunos ilustrarem diferentes tipos de emojis (carinhas), explorando o grupo “Formas” do programa Editor de Imagem Paint .
Sugestão 3: Assista o vídeo “Normal é Ser Diferente”.
Sugestão 4: Apresente para os alunos o vídeo “Bullying não! Ser Diferente é Legal”. Em seguida, peça para os alunos criarem uma placa de “Não ao Bullying”, explorando o grupo “Formas” do programa Editor de Imagem Paint. Estes trabalhos poderão virar cartazes e ser espalhados pela escola.
Sugestão 5: Apresente para os alunos o vídeo “Turminha da Graça – Buu Para o Bullying“, em seguida, no programa Editor de Imagem Tux Paint, peça que os alunos montem um cenário de uma atitude positiva contra o Bullying.
Sugestão 6: Peça para os alunos assistirem ao vídeo “Que Papo é Esse: Bullying”.
Sugestão 7: Peça para os alunos assistirem ao vídeo “Bullying, Sai Pra Lá“, em seguida, no programa Editor de Imagem Paint, peça que os alunos ilustrem um trecho da música cantada no vídeo.
Sugestão 1: Escola não combina com bullying, pensando nisso, utilize o programa Editor de Texto e digite a letra de uma paródia com dicas de como evitar esta prática no ambiente escolar. Em seguida, utilize o gravador de som do Windows para gravar a paródia criada.
Sugestão 2: Utilize o programa Editor de Imagem Paint e elabore um mural com sugestões interessantes de como evitar o cyber Bullying, o bullying direto e o indireto.
Sugestão 3: Utilize o Material de Informática Educacional – Tema: Paz e Justiça (Nível I ao IV).
Sugestão 4: Assista ao vídeo Todos Contra o Bullying . Em seguida, utilize o Programa Editor de Texto para que os alunos possam criar hashtags (#) de incentivo para as pessoas que possam estar sofrendo algum tipo de bullying. Estas criações deverão ser impressas, e os alunos deverão tirar fotos em preto e branco (como forma de protesto) segurando as palavras ou frases curtas.
Professor: Todas estas fotos deverão ser postadas nas redes sociais da escola, com uma breve descrição do objetivo da atividade.
Sugestão 5: Assista ao vídeo Bullying, Sai Pra Lá – DVD Super ECA . Em seguida, peça para os alunos criarem embalagens de remédios como forma de tratamento para a “doença” bullying. Para a realização desta atividade, utilize o programa Editor de Imagem para personalizar a caixa , e o programa Editor de Texto para confeccionar a bula deste medicamento. Clique Aqui para baixar o modelo da caixa de remédio.
Sugestão 6: Reúna a turma e faça uma pesquisa sobre os diferentes tipos de bullyng que existem. Em seguida, procure saber se eles já passaram por esta experiência ou sabem de alguém que tenha passado, proponha a criação de um documentário relatando estes fatos. Para realização da atividade, utilize o programa Editor de Vídeo Movie Maker.
Sugestão 1: Apresente aos alunos o vídeo Você já Sabe o Que é Cyberbullying e Fake News? PREVINA-SE! , em seguida, peça para que eles utilizem o programa Editor de Slide para elaborar uma apresentação sobre o bullying com as características a seguir: O que é Cyberbullying? Por que ocorre? Como se defender e ajudar?
Sugestão 2: Apresente aos alunos o vídeo O Que é Cyberbullying na Prática, em seguida, no programa Editor Gráfico, peça que eles elaborem uma campanha contra a prática do bullying com cartazes e faixas.
Sugestão 3: Apresente o termo BULLYING e seu conceito. Questione com os alunos: Por que um nome em inglês? A partir da resposta dessa indagação ver a possibilidade da criação de um termo dentro da Língua Portuguesa para definir o BULLYING, utilize o programa Editor de Texto.
Sugestão 4: Proponha para os alunos, que colham depoimentos de pais, tios, avós e outras pessoas de diferentes faixas etárias sobre as dificuldades de relacionamento que experimentaram durante o tempo de escola. Quais eram os apelidos mais comuns naquela época? Certamente serão identificados diversos casos de pessoas que sofreram intimidações e agressões no passado. O conjunto de narrativas dará a cada uma oportunidade de se identificar com os entrevistados e também de se colocar no lugar de quem é perseguido, achacado, discriminado, humilhado e ridicularizado ainda hoje. Divididos em duplas, os alunos irão elaborar uma lista de ações para evitar o bullying na escola. As sugestões de cada equipe serão organizadas e apresentadas por meio de um mural ou exposição. Utilize o programa Editor de Texto para edição do material, essa atividade pode estar em parceria com o professor de Língua Portuguesa por conta da orientação e execução de textos dissertativos individuais, e avaliação da qualidade de argumentação e o nível de informação.
Sugestão 5: Pesquise na Internet sobre o tema Bullying. Em seguida, organize um momento para que se compartilhe as informações pesquisadas e suas opiniões. Reflita junto com a turma sobre qual foi a sensação ao lerem e conhecerem o tema. Faça uma breve apresentação sobre a importância dos meios de comunicação, a ética e a responsabilidade na comunicação de massas e os eventuais exageros cometidos em busca de mais audiência. Proponha para os alunos a criação de um jornal televisivo na escola, divida a turma em quatro grupos e solicite que eles se organizem para começar a planejar a pauta. Reserve um tempo para os alunos discutirem as reportagens nos grupos, o jornal deve ter seções destinadas à divulgação de conhecimentos e curiosidades científicas e tecnológicas. As reportagens podem ser redigidas no programa Editor de Texto, as imagens para ilustrar a reportagem pode ser feitas em forma de Vídeo ou Apresentação no programa Editor de Vídeo ou Editor de Slide. O jornal deverá ser apresentado para toda turma.
Sugestão 6: Contextualize com os alunos o tema Bullying relacionando as seguintes palavras: apelidar, ofender, zoar, humilhar, sacanear, bater, chutar, roubar, ferir, agredir, isolar, excluir e perseguir. Os alunos deverão utilizar essas palavras para elaborar uma dramatização com cenas que expressem ações de bullying na escola. Essa dramatização deverá ser gravada e editada no programa Editor de Vídeo, a fim de promover um debate sobre a discussão e reflexão acerca dos atos de violência, humilhação e perseguição ocorridas no cotidiano escolar.
Sugestão 7: Converse com a turma sobre as principais características do Bullying, cite exemplos e como devemos combatê-lo. Proponha para os alunos em duplas a criação de cartazes de divulgação para distribuirem pelos espaços / ambiente escolar, utilizando o Editor de Imagem e suas ferramentas para executá-lo.
Tema: Bullying
Atividade: Criação de Vídeo
Objetivos: Tornar o projeto um instrumento socializador: a inclusão escolar e construção do exercício da cidadania.
Processo de Criação: Com o auxílio do celular, faça alguns vídeos entrevistando 10 amigos que já sofreram ou presenciaram o Bullying, descubra como é possível resolver essa situação.
Utilize o programa Movie Maker para juntar as 10 entrevistas em um só vídeo. Peça ao seu professor para fazer a revisão.
Acesse o link para conhecer alguns mini empreendedores:
http://exame.abril.com.br/pme/10-historias-para-inspirar-seu-filho-a-virar-empreendedor/
Acesse o link para aprender a inserir a entrevista na internet: Como Postar Vídeos no YouTube
Apresentem seus vídeos postados no Youtube, na feira cultural do colégio.
Tema: Bullying
Atividade: Documentário
Objetivos: Tornar o projeto um instrumento socializador: a inclusão escolar e construção do exercício da cidadania.
Processo de Criação: Gravar entrevistas com alunos que sofreram e sofrem bullying na escola. Elaborar um vídeo que tenha apresentação, desenvolvimento e a solução; usando como exemplos as entrevistas coletadas na escola. A culminância se dará no auditório da escola com a apresentação final do documentário produzido pelos próprios alunos.