Quando falamos em Ciência e Tecnologia, nos referimos há princípios básicos de adquirir conhecimento baseado num método científico. No campo educacional é a busca para melhorar, organizar a saúde, ter boa qualidade de vida e ficar livre de doenças. Todo esse processo acontece através de pesquisas baseadas em conhecimentos em parceria com a Tecnologia.
A Tecnologia envolve o uso de ferramentas, processos e materiais criados a partir do conhecimento, garantindo o aumento das produções com máquinas, a redução dos custos, melhores condições de trabalho, melhoria nos meios de transporte e facilitando a comunicação e a vida das pessoas, gerando também oportunidades para solução dos problemas ou minimização dos mesmos.
- Evidenciar a importância das Novas Tecnologias no nosso dia a dia.
- Conhecer algumas tecnologias e invenções que facilitam a vida.
- Pesquisar como o profissional de Ciências e Tecnologia pode atuar no mercado de trabalho.
- Apresentar os Meios de Comunicação e Transporte como tecnologias facilitadoras.
Sugestão 01: Utilize o Material de Informática Educacional:
Projeto Solidariedade e Paz: Saúde, Meios de Comunicação e Transporte.
Projeto No Mundo da Imaginação: Reciclagem e Meios de Comunicação.
Sugestão 02: Converse com os alunos sobre o bom uso das tecnologias no dia-a-dia.
Apresente o vídeo “História para Crianças – Aula de Tecnologia”, que mostra o quanto é importante delimitar tempo para o uso das tecnologias.
Peça aos alunos para criarem bonequinhos em massinha, direcione-os para que haja uma sequência, em seguida, monte um StopMotion, utilizando o Story do instagram no efeito Photobooth.
Sugestão 03: Converse com os alunos sobre as mudanças tecnológicas que aconteceram no decorrer dos anos. Apresente o vídeo “ O computador e as invenções do homem”. Em seguida, peça para que os alunos construam os seus aparelhos tecnológicos com materiais recicláveis.
Sugestão 04: Converse com os alunos como a fotografia e vídeo se tornaram importantes para diversas situações, principalmente no momento atual em que vivemos, com a Pandemia do COVID-19.
Por exemplo, através de uma vídeo chamada é possível fazer uma consulta médica e através de um foto, podemos mostrar uma atividade concluída ao professor. Sugira aos alunos que gravem um vídeo contando em qual situação foi possível utilizar fotografia ou vídeo para algo importante.
Sugestão 05: Converse com os alunos sobre a importância da Ciência para a vida no planeta. Apresente o vídeo “O Mundo sem Ciência”. Em seguida, peça aos alunos que elaborem o desenho de um mundo colorido, bem diferente do mundo que a menina mostra na história, utilizando a ferramenta TuxPaint.
Sugestão 06: Converse com os alunos sobre como as invenções tecnológicas colaboram com a ciência. Em seguida, peça para que eles pintem o desenho “Invenções“,que representa as invenções mais atuais.
Sugestão 07: Converse com os alunos sobre a importância da Higiene Corporal, e apresente o vídeo “História Tilimpim”, que mostra a importância da higiene no nosso dia a dia. Peça aos alunos que utilize o Editor de Imagem Paint para ilustrar os objetos de higiene que fazem parte do seu cotidiano.
Sugestão 01: Utilize o Material de Informática Educacional:
Saúde é Vida – Nível I
Ciências e Tecnologia – Nível I ao V
Sugestão 02: Converse com os alunos sobre a importância da Higiene Bucal e apresente o vídeo “Dicas de Higiene e Saúde Bucal” para dar inicio a sua aula e peça para os alunos confeccionarem no programa Editor de Texto frases de conscientização e um passo a passo para se ter uma boa Higiene.
Sugestão 03: Proponha para os alunos uma pesquisa sobre as Tecnologias. Tópicos abordados: a tecnologia nos dias atuais, onde as tecnologias estão inseridas e como as tecnologias podem nos auxiliar no nosso dia a dia. Busque um fato verídico de como a tecnologia pode melhorar a qualidade de vida. Utilizando o Editor de Slide para registrar a pesquisa, peça para os alunos colarem fotos para enriquecer mais o trabalho.
Sugestão 04: Converse com os alunos sobre as vacinas, pergunte se sabem O que é? Quem criou? E quem pode ser vacinado? (neste momento mostre cartazes de várias campanhas de vacinação e imagens de cartão de vacina). Assista ao vídeo “Como Funciona uma Vacina?“ , pesquisem sobre Edward Jenner, façam uma pequena redação sobre a vida do criador da primeira vacina.
Sugestão 05: Converse com os alunos como a tecnologia está presente no nosso dia a dia. Utilize o Editor de Texto para criar uma tabela/diário com todos os momentos do seu dia e de acordo com os horários coloque de que forma é aplicado o uso das tecnologias, desde o preparo do café da manhã até o momento que você dorme.
Sugestão 06: Converse com os alunos sobre quais objetos eles acham que foram criados por cientistas. Apresente o vídeo “O que é Ciência”. Peça aos alunos que façam um desenho de algum objeto que possuam em casa que foi criado por cientistas, utilizando a ferramenta Paint 3D.
Sugestão 01: Acreditamos que com o avanço da tecnologia as vacinas foram as mais beneficiadas e isso também contribuiu muito para prevenção de doenças. Converse com os seus alunos sobre este tema e proponha uma pesquisa sobre o avanço das vacinas e como isso contribuiu com a saúde ao longo dos anos. Utilize o programa Planilha Eletrônica para criação de um gráfico, ilustrando este avanço, busque fontes confiáveis na internet e coloque como anotação em sua planilha.
Sugestão 02: Proponha para os alunos assistirem o vídeo, “6 Tecnologias que vão Mudar o Mundo” que podem revolucionar o mundo em breve e utilizando o “Editor de Vídeo Movie Maker” peça para criarem uma nova tecnologia, e como ela pode trazer benefícios para o dia a dia da população. Se necessário faça uma parceria com o Professor (a) de Artes para criar uma maquete do objeto ou o desenho.
Sugestão 03: Utilizando a internet e o programa Planilha Eletrônica, peça os alunos para criarem uma tabela com a listagem de vacinas que estão sendo pesquisadas por cientistas e médicos, no mínimo 4. Coloque o tempo de pesquisa, empecilhos para criação da nova vacina, como é realizada a fase de testes, e o índice de mortes para essas doenças
Sugestão 04: Converse com os alunos sobre novas descobertas e proponha um Projeto “Como funciona?” de forma que possa instigar a pesquisa sobre o funcionamento de objetos, lugares e eventos comuns aos alunos. A atividade e a descoberta serão reunidas em um divertido Almanaque Virtual, com muitas curiosidades sobre essas pesquisas. Utilize o Editor de Gráfico Inkscape, para montar layout do seu trabalho (salvar em PDF), cada dupla irá escolher objeto diferente de forma que no final teremos vários objetos.
Sugestão 05: Converse com seus alunos sobre os Avanços da Tecnologia em relação à fotografia que é arte ou processo de reproduzir imagens sobre uma superfície, pela ação de energia radiante e exposição à luz. Acesse o site Tecmundo para embasar sua explicação. Proponha para os alunos a criação de um Vernissage com fotos que mostram esse avanço, desde criação da primeira máquina fotográfica até os dias atuais. Mostre aos alunos como utilizar o Editor de Imagem para melhorar a qualidade das imagens e aplicar um layout diferenciado nas telas.
Sugestão 06: As tecnologias de comunicação possibilitam ao indivíduo ter acesso a milhares de informações e complexidades de contextos tanto próximos como distantes de sua realidade. Pensando nisso, pesquise como o uso das redes sociais favoreceu os Meios de Comunicação. No site Fotojet elabore cartazes que mostrem os benefícios dessa nova tecnologia como ferramenta de comunicação.
Tema: Rede Social – Divulgação
Objetivos: Utilizar as redes sociais para divulgar trabalhos artesanais da comunidade.
Processo de Criação: Os alunos vão pesquisar na comunidade escolar, no bairro e com seus familiares artesãos que trabalham como: sapateiro, crocheteira, bordadeira, carpinteiro, costureira etc. com autorização prévia, os alunos vão montar um perfil na rede social para divulgar o trabalho dessas pessoas e destacar a importância desses trabalhos para a sociedade e mesmo com o avanço da tecnologia não continuam ultrapassadas.
Tema: Carro Pet com Motor Elétrico
Objetivos: Conhecer os benefícios que o carro elétrico possui em relação ao meio ambiente. Desafiar os alunos a criarem mini protótipos de carros elétricos.
Processo de Criação: Expor a ideia para os alunos, pesquisar as vantagens e desvantagens de um veículo elétrico para o meio ambiente e apresentar o vídeo com o passo a passo de sua construção. Em seguida, arrecadar garrafas, tampas, motores de giro e baterias. A culminância do projeto acontecerá durante a feira de ciências e após a apresentação dos alunos, os mini protótipos serão doados para uma instituição de crianças.