Projeto Ciências

Ciencias

O ProjetoObjetivosSugestões de AtividadesEmpreendedorismoSites EducacionaisVídeos

Ciência é uma palavra que deriva do termo latino “scientia” cujo significado era conhecimento ou saber. Atualmente se designa por ciência todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseado em princípios certos.

A ciência é um conjunto de conhecimentos baseados na reflexão, estudo, na observação e na experimentação. Dessa forma, essas teorias podem ser criadas, aperfeiçoadas, de acordo com a quantidade e qualidade de seus métodos científicos.

– Reconhecer a importância e contribuição da Ciência para a valorização da vida em nosso planeta.

– Compreender a Ciência como o conjunto de conhecimentos sistematizados, produzidos socialmente ao longo da história, na busca da compreensão e transformação da natureza e sociedade.

– Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.

– Reconhecer e utilizar diferentes linguagens – verbal, escrita, corporal, artística – para descrever, representar, expressar e interpretar fenômenos e processos naturais.

– Conhecer a renovação da água através do seu ciclo natural.

– Aprender sobre os 5 sentidos e as partes do corpo.

– Trabalhar os conceitos de Animais Domésticos e Selvagens.

Educação Infantil

Sugestão 01: Assista ao vídeo Os Cinco Sentidos para Crianças,  e peça para que os alunos utilizem o Editor de Imagem Paint e complete o arquivo MODELO com os sentidos abordados no vídeo. Após esta atividade, utilize o game pedagógico 5 sentidos .

Sugestão 02: Apresente o vídeo Pomar, Horta e Jardim , e converse com a turma sobre as características de cada uma delas. Ao final , sugira que os alunos realizem uma Atividade Maker. Criação de flores.

Professor, busque uma parceria com a professora de Artes e se possível realize uma exposição.

Sugestão 03: Assista ao vídeo Defensores da Natureza, e converse com os alunos sobre a importância de preservar a Natureza. Em seguida  utilize o Simulador Brick Building para montar um cenário, sobre o tema.

Sugestão 04: Apresente o vídeo As Partes do Corpo em seguida peça ao alunos que utilizem o Editor de Imagem Paint, e no arquivo MODELO desenhem objetos que representem os 5 sentidos também citados no vídeo.

Sugestão 05:Apresente o vídeo  Seres Vivos e não Vivos , em seguida, converse com os alunos  e cite alguns exemplos. Após conversa, acesse o link Colorir grátis com Desenhos de Animais para colorir os desenhos online.

Sugestão 06: Assista o vídeo As Estações do Ano Para Crianças e converse com os alunos sobre as diferenças de cada uma delas. Em seguida utilize o Editor de Imagem Tux Paint, para montar um cenário, sobre o tema.

Ensino Fundamental I

Sugestão 01: Assista ao vídeo Ciclo da Água, em seguida peça aos alunos que na plataforma Aggie, criem um desenho representando o Ciclo da Água na natureza.

Sugestão 02: Converse com os alunos sobre a importância de preservar a natureza, e utilize o Editor de Imagem online Fotoflexer para criar uma carteirinha de “Defensor da Natureza”, nela deverá conter: Nome, Foto do Aluno ou Imagem do Tema, uma mensagem com compromisso de defender a natureza.

Sugestão 03: Assista ao vídeo Os Planetas do Sistema Solar, e peça para que os alunos utilizem o Editor de Imagem Paint e complete o arquivo MODELO com o nome de cada planeta. Após esta atividade, realize os games Caça Palavras do Espaço e Desenho do Espaço em Movimento.

Sugestão 04: Apresente o vídeo Carnívoros, Herbívoros e Onívoros , em seguida, proponha aos alunos a construção de uma apresentação em forma de vídeo com exemplos de animais destas cadeias. Para esta atividade, utilize o programa Adobe Spark .

Sugestão 05: Apresente o vídeo As Partes Das Plantas e Suas Funções , em seguida, acessando uma conta de e-mail do Gmail, utilize o Google Apresentações para criar uma apresentação com no máximo 5 slides sobre as etapas e funções das partes das plantas.

Sugestão 06: Converse com a turma sobre hábitos de higiene, apresente o vídeo  Higiene Corporal Para Crianças – Hábitos de Higiene – Tomar banho, lavar as mãos e o rosto…”, em seguida, peça para os alunos registrarem exemplos de higiene, através de uma história em quadrinhos. Para realização da atividade utilize o programa Pixton.

Ensino Fundamental II e Médio

Sugestão 01: Converse com os alunos sobre a importância de preservar o Planeta Terra, e peça que utilizem a internet como ferramenta de pesquisa em busca dos seguintes temas: preservação do Planeta Terra, dados de ONG’s que apoiam esta causa, formas de preservação, áreas mais necessitadas. Em seguida utilize o site Blogger , para criar uma página com as informações pesquisadas.

Sugestão 02: Comece a aula entregando um texto aos alunos, com os conceitos relacionados à cadeia alimentar. Em seguida peça aos alunos que formem duplas, e no programa Editor de Slides (PowerPoint) crie uma cadeia alimentar de sua preferência, dos diversos ecossistemas (campo, floresta, ambiente de água doce e salgada) para apresentação de conteúdo e fixação da matéria abordando discussão sobre: O que poderia acontecer se um dos animais da devida cadeia alimentar estivesse em extinção? Quais mudanças ocorreriam? Será que as atuais cadeias alimentares não sofrem alterações, seja por causas naturais ou por ação humana?

Sugestão 03: Fotossíntese – Peça aos alunos para utilizarem o Editor de Texto (Word) e criem um relatório identificando os elementos necessários para a realização da fotossíntese. No conteúdo abordado não poderá faltar: o conceito, o processo fotossintético relacionando-o com os diferentes seres vivos, a relação energia luminosa à fotossíntese, que materiais são necessários para o plantio, etapas da fotossíntese e os registros fotográficos do seu processo fotossintético.

Sugestão 04: As fases da lua, eclipses lunares e solares – Proponha aos alunos que se dividam em duplas e montem no Editor de Slides (PowerPoint) uma apresentação explicativa sobre as fases da lua, eclipses lunares e solares, para apresentarem no site da escola.

Sugestão 05: Peça aos alunos que utilizem o Editor de Planilhas (Excel), para criar um gráfico, sobre o consumo da água nos estados brasileiros.

Sugestão 06: Converse com os alunos sobre a importância das Campanhas de Vacinação, como forma de prevenção de doenças, e logo após utilizando o site FotoJet , proponha a criação de um cartaz para uma campanha de vacinação.

Ensino Fundamental I

Tema: Abajur Reciclado

Objetivos: Entender de onde vem a energia elétrica e suas formas de utilização na vida moderna, aprender que a energia que chega às casas é produzida em uma usina hidrelétrica e produzir abajur.

Processo de criação: Os alunos deverão pesquisar sobre as principais fontes de energia elétrica, como acontece a produção de energia nas usinas, a chegada da energia nas residências e outros locais. Com as informações coletados será elaborado um vídeo explicativo. Em seguida, produzirão abajures com materiais reciclados. Na feira de ciências os alunos irão expor o vídeo e vender os abajures.

Sugestão: Solicite a parceria de professores de física e ciências para a inserção da iluminação no abajur.

Ensino Fundamental II e Médio

Tema: Agronomia

Objetivos: Conhecer um pouco sobre as formas de plantio de temperos simples para serem cultivados em hortas caseiras e plantar algumas mudas para trocar e/ou comercialização.

Processo de Criação: Apresente o vídeo com a proposta da Horta Caseira  para toda turma. Em seguida, peça para que os alunos mobilizem a comunidade escolar para conseguirem arrecadar garrafas pet e pacotes de diferentes tipos de sementes, como: manjericão, alecrim, salsa, tomilho, orégano, hortelã, pimenta e sálvia. Os alunos também precisarão confeccionar cartazes e/ou pequenos panfletos com informações úteis acerca do plantio desses temperos e com sugestões de pratos onde podem ser utilizados. Paralelamente, organizados em duplas, deverão criar logomarcas e slogans, que passarão por uma votação. A arte vencedora irá compor a etiqueta do produto.

Professor: Oriente os alunos, para que possam produzir vasinhos com os fundos das garrafas pet e plantar cada semente arrecada, as quais precisão de um período de um mês para estarem próprias para consumo. Estes vasinhos deverão ser trocados ou vendidos numa evento da escola. E toda renda arrecada poderá ser destinada a uma instituição, previamente, escolhida pela escola.

Etapas do Projeto