O Aedes Aegypti é o mosquito transmissor da dengue, da Zika, da Chikungunya e da Febre Amarela urbana. Ele é originário da África, seu tamanho é menor que os mosquitos comuns, tem o corpo preto com riscos formando um pequeno desenho semelhante a uma taça no tórax e listras brancas na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.
O macho, como os de qualquer espécie, alimenta-se exclusivamente de frutas. Já a fêmea, necessita de sangue para o amadurecimento dos ovos, que são depositados em recipientes artificiais, tais como: latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas ou quaisquer outros objetos que possam armazenar água de chuva. O mosquito pode procurar ainda criadouros naturais, como: bromélias, bambus e buracos em árvores.
“Aedes aegypti, tão pequeno, mas grande inimigo”. Tendo em vista o aumento de casos em nosso país, é importante sabermos que a doença pode ser evitada e como combatê-la, despertando a comunidade para os cuidados preventivos.
A saúde é um direito do cidadão. A escola deve fornecer ao aluno informações para que possa perceber os sintomas das doenças e tomar providências necessárias.
– Identificar o mosquito transmissor Aedes aegypti.
– Reconhecer os sintomas das doenças: Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
– Diagnosticar as dificuldades em conter o mosquito transmissor.
– Conscientizar a população sobre a contribuição de cada um na prevenção das doenças causadas pelo Aedes Aegypti.
Sugestão 1: Assista ao vídeo “Música- Xo, Xo Dengue, Dengue Xo, Xo” e converse com os alunos sobre a importância dos cuidados . Em seguida, no Programa Editor de Imagem Paint peça para ilustrarem os locais onde o mosquito costuma se reproduzir.
Sugestão 2: Assista ao vídeo “Turma da Monica Contra a Dengue” e proponha aos a alunos a criação de um desenho, no programa Editor de Imagem Paint, do mosquito Aedes Aegypti com as suas características mais marcantes.
Sugestão 3: Apresente o desenho animado Dengue. Em seguida, juntos com o leãozinho Ariê e seu amigo, o gato Yuki, lance o desafio para os alunos, combater os mosquitos transmissores da Dengue, do Zika e do Chikungunya.
Dica: na missão “Água Parada”, para o Yuki eliminar os focos do mosquito, é preciso colocar os objetos que estão no caminho dele dentro de suas caixas.
Está disponível, gratuitamente, para IOS (Apple Store) e Android (Google Play/Play Store)
Sugestão 4: Apresente o desenho animado Dengue. Em seguida, promova um desafio com os alunos. Ajudar na missão “Acabar com o Lixo”. Ariê e o Yuki deverão juntar todo o lixo espalhado e acertar o Jogo da Memória, além de eliminar os focos do mosquito, na terceira missão “Mata Mosquito”, o leãozinho e o gatinho terão que saltar até pegar todos os mosquitos que estão voando por aí.
Está disponível, gratuitamente, para IOS (Apple Store) e Android (Google Play/Play Store)
Sugestão 5: Assista o desenho animado Dengue. Após, apresente o site Atividades Educativas que possui opções de imagens para colorir sobre o tema abordado.
Sugestão 6: Assista ao vídeo “Turma da Monica Contra a Dengue”. Explore com os alunos o site Atividades Educativas. Com o agente de saúde descubra os focos do mosquito da dengue antes de uma epidemia.
Sugestão 1: Execute o vídeo Combate e Prevenção. Em seguida, peça para os alunos ilustrarem no programa Editor de Imagem, os locais onde o mosquito costuma se reproduzir.
Sugestão 2: O Brasil durante a epidemia de Zika criou o slogan “Um mosquito não pode ser mais forte que um país inteiro.” Peça para os alunos, em duplas, criarem um novo slogan, no programa Editor de Texto, para o combate às epidemias de Dengue, Chicungunya e Febre Amarela.
Sugestão 3: Assista ao vídeo Características do Aedes Aegypti. Proponha que os alunos desenhem, num programa Editor de Imagem, o mosquito Aedes Aegypti com as suas características mais marcantes.
Sugestão 4: Proponha uma pesquisa na web sobre o ciclo de reprodução do mosquito Aedes Aegypti. Em seguida, peça para os alunos montarem cartazes com as informações coletadas. Para realizar a atividade, utilize o programa Editor de Texto e alguns recursos, como: WordArt, borda de página, plano de fundo, ClipArt, etc.
Sugestão 5: A melhor maneira de evitarmos as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti é impedindo que ele cresça e se reproduza. Assista ao vídeo com Dicas Valiosas. Organize os alunos em duplas para escreverem uma tirinha (3 cenas), no programa Editor de História em Quadrinhos – Hagáquê, revelando algumas dessas dicas valiosas.
Sugestão 6: Promova uma pesquisa sobre as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti. Em seguida, no programa Editor de Slide, peça para os alunos montarem uma apresentação explicativa com as causas, os sintomas e os tratamentos de cada uma dessas quatro doenças. Para enriquecer a atividade, utilize fotos ilustrativas.
Sugestão 1: Crie um panfleto, no programa Editor Gráfico, com dicas de prevenção de doenças, como: Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
Sugestão 2: Pesquise imagens relacionadas às doenças causadas pelo Aedes Aegypti. E, no programa Editor de Imagem – PhotoFiltre, prepare um quebra-cabeça. Para realização da atividade, utilize a ferramenta filtro.
Sugestão3: Crie um jingle sobre a contaminação das doenças provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti. Utilize o Editor de Texto para realizar a digitação da letra. Para tornar a atividade ainda mais completa, faça uma parceria com disciplina de Música.
Sugestão 4: Crie um gráfico, no programa Planilha Eletrônica – Excel, com as quantidades de pessoas infectadas pela Zika, Dengue, Chikungunya e Febre Amarela em todos os estados brasileiros.
Sugestão 5: Utilize o programa Editor de Vídeo – Movie Maker e elabore um vídeo explicativo sobre os sintomas e as diferenças entre as doenças provocadas pelo Aedes Aegypti.
Sugestão 6: Crie um blog com várias reportagens sobre: Zika, Dengue, ChiKungunya e Febre Amarela. Para realização da atividade, utilize o site Blospot.
Tema: Repelente Caseiro
Objetivo: Produzir repelente caseiro para evitar as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti: Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
Processo de criação: Assista ao vídeo “Todos Contra a Dengue” do Corpo de Bombeiros do RJ, que mostra o processo de preparação do repelente caseiro. Em seguida, estruture junto com a turma, as etapas para realização de uma oficina, aberta à comunidade escolar, onde os alunos orientarão os participantes na produção do repelente.
Para participar da oficina será cobrada uma taxa para o reembolso do valor gasto na compra dos ingredientes.
Os alunos também ficarão responsáveis pela criação de um layout para a etiqueta que será usada na embalagem do produto e pelos cartazes explicativos que divulgarão a data da oficina.
Tema: Mosquitoeira
Objetivos: Arrecadar garrafas pet para produção de mosquitoeiras; estimular a prevenção e o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela e criar panfletos com dicas e cuidados que toda comunidade precisa saber.
Processo de Criação: Transmita a ideia da campanha para os alunos, que precisarão buscar ajuda com toda comunidade escolar, agendando um dia e local para a arrecadação de garrafas pet. Em seguida, apresente o vídeo “Uma solução criada para capturar o mosquito” e organize a produção de mosquitoeiras.
Os alunos ficarão responsáveis pela criação de um layout da etiqueta do produto e pelos panfletos com dicas preventivas.
Professor: Reserve uma data para que as mosquitoeiras e os panfletos possam ser distribuídos para toda a comunidade escolar.
Doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti
Curiosidades sobre o Aedes Aegypti
Saúde: Zika, é preciso se informar
Sintomas causados pelo Zika Vírus
Zika: o que já se sabe e o que está sendo estudado sobre a doença.
Febre Chikungunya Sintomas e Tratamentos
Zika Vírus Sintomas e Tratamento
Reportagem Ministério da Saúde confirma 16 casos de Zika no país.
Zika Vírus, Dengue e Chikungunya
Ciclo de vida do Mosquito da Dengue
Irmã Inez – A Freira do Rap – Brasil sem Mosquito ( Oficial)
Crianças contra Zika – Ministério da Saúde
Diferença entre Febre Amarela silvestre e urbana.