A Diversidade Cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.
Os principais propagadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, que contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
- Resgatar fatos históricos e diferentes culturas do seu país, região ou município.
- Conhecer o conceito de folclore e suas principais características.
- Reconhecer as manifestações folclóricas em diversas áreas da cultura: artesanato, literatura, música, dança, brinquedos, brincadeiras, culinária, entre outras.
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Ressaltar a importância da cultura popular através do folclore.
Sugestão 1: O Saci Pererê é um garoto que vive na floresta, pula sobre um pé só, usa um gorro vermelho e faz muitas travessuras. Apresente o vídeo “Saci”. Em seguida, no programa Editor de Imagem Paint, peça para os alunos ilustrarem como seria o personagem para eles.
Sugestão 2: O Folclore é um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Assista aos vídeos com as lendas da “Iara” e do “Curupira”. Em seguida, peça para os alunos escolherem uma lenda, e no programa Creative Painter selecionarem o cenário adequado e desenharem o personagem da lenda escolhida.
Sugestão 3: Assista ao vídeo “Folclore Brasileiro“ que é recheado de estórias e lendas criadas pelo povo. Junto com a turma crie uma nova lenda. Inicie a história e vá estimulando a criatividade dos alunos. Utilize o programa Editor de Texto para registrar a lenda. Em seguida, peça para os alunos escolherem um personagem da lenda criada e a desenharem no programa Editor de Imagem.
Dica: Unifique todas as imagens no programa Editor de Slide e publique a lenda no site do colégio.
Sugestão 4: Assista ao vídeo do “Boi Bumbá”.
Sugestão 1: O Folclore é uma festa que une todas as tradições, crenças e lendas de um país. Fazem parte do folclore: lendas, mitologias, adivinhas, danças, parlendas, etc.
Você sabe o que são parlendas?
São versinhos com temas infantis recitados em brincadeiras, que possuem rima fácil e por isso, são populares entre as crianças. Veja alguns exemplos:
A vovó da Mariazinha Fui à feira
Fez xixi na panelinha Encontrei uma coruja
E falou pra todo mundo Pisei no rabo dela
Que era caldo de galinha. Ela me chamou de cara suja
Agora é sua vez! Escolha um tema interessante e divertido e crie, no programa Editor de Texto, uma parlenda.
Sugestão 2: As adivinhas, também conhecidas como adivinhações ou “o que é, o que é?” são perguntas em formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensarem e se divertirem, compõem a cultura popular e o folclore brasileiro. Você conhece alguma adivinhação? Organize os alunos, em duplas, para que pesquisem de 3 a 5 adivinhas e digitem no programa Editor de Texto.
Dica: Professor, reserve uma data para que as duplas possam apresentar as adivinhas para toda a turma.
Sugestão 3: Organize a turma em duplas para pesquisarem músicas, danças, costumes, provérbios e lendas folclóricas, por regiões do Brasil. Em seguida, peça para os alunos utilizarem o programa Editor de Slide para organizar a pesquisa.
Sugestão 4: As lendas folclóricas representam um conjunto de estórias e contos narrados pelo povo, e são transmitidas de geração em geração por meio da oralidade. Acesse o site “Lendas”, escolha uma das estórias apresentadas, acrescente um novo personagem e reescreva um novo final. Utilize o programa Editor de Texto.
Sugestão 1: Paródia consiste na criação de uma obra já existente, a partir de um ponto de vista predominantemente cômico. Veja alguns exemplos: Paródia 1 / Paródia 2 / Paródia 3
Lance uma proposta para os alunos criarem uma paródia sobre o tema folclore. As gravações deverão ser realizadas pelos celulares e editadas no programa Editor de Vídeo.
Dica: Professor, reserve uma data para que os vídeos sejam apresentados.
Sugestão 2: O Folclore Nacional é um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros. Em cada região do Brasil podemos encontrar diversos contos, lendas e personagens estritamente relacionados à cultura popular.
Exemplos: Região Nordeste – Dança do Maracatu; Região Sudeste – Lenda do Boitatá; Região Sul – Artesanato: trabalhos em cerâmica; Região Norte – Culinária: Sanduíche tucumã com queijo coalha; Região Centro-Oeste – Brincadeira 5 Marias.
Você conhece como o Brasil está dividido? Qual a localização dos 26 estados e do Distrito Federal? E quais são as suas respectivas capitais?
Elabore no programa Editor de Slides, um guia prático com as 5 regiões do estado brasileiro e suas curiosidades locais.
Sugestão 3: A culinária brasileira é muito diversificada. Utilize o programa Editor Gráfico e peça para cada dupla criar um folheto com uma receita de uma região do Brasil. As receitas não poderão se repetir.
Sugestão 4: Pesquise alguns sites sobre as mitologias no mundo. Utilize o programa Editor de Slide para criar apresentações sobre os tipos de mitologias existentes. Cada dupla deverá citar, no mínimo, 3 mitologias (incluindo a brasileira).
Sugestão 5: Você sabe o que são trava-línguas? É uma espécie de jogo verbal que consiste em dizer com clareza e rapidez versos ou frases com grande concentração de sílabas, difíceis de pronunciar ou de sílabas formadas com mesmo som, mas em ordem diferente. Acesse o site “Trava-Línguas” e veja alguns exemplos. No programa Editor de Texto crie um novo trava-língua.
Sugestão 6: Lenda urbana é uma pequena história de caráter sensacionalista, amplamente divulgada e que faz parte do folclore moderno. Crie uma lenda urbana sobre um novo personagem, alguém conhecido da atualidade. Para realização da atividade, utilize o programa Editor de Slide.
Professor: Ao final, reúna as lendas e publique numa rede social da escola.
Tema: Hoje é dia de Pipa!
Objetivos: Trabalhar a socialização, solidariedade e o interesse pelas brincadeiras tradicionais.
Processo de Criação: Mobilize os alunos a produzirem pipas, que poderão ser doadas para uma instituição carente. Caso sejam vendidas, reúna toda a verba arrecadada e compre algum produto necessário para a instituição.
Sugestão: Organize uma manhã em família na escola, onde pais e alunos poderão desfrutar de momentos de lazer soltando pipas.
Tema: Artesanato com Jornal
Objetivos: Trabalhar a criação de peças de artesanato
Processo de Criação: Assista aos vídeos demonstrativos abaixo:
Em seguida, peça para os alunos iniciarem um movimento de arrecadação de jornais. Com os jornais arrecadados, deverão criar artesanatos, como: descansos de panelas, de copos, cestas, porta-retratos, etc.
Veja alguns exemplos: