Projeto Educação Financeira

testeira_educação_financeira

O ProjetoObjetivosSugestões de AtividadesEmpreendedorismoSites EducacionaisVídeos

A Educação financeira não é apenas um conjunto de ferramentas de cálculo, mas sim é uma leitura de nossa realidade, que nos auxilia no planejamento de nossas vidas, de prevenção e de realização pessoal e coletiva.

Esse projeto busca levar aos alunos o conhecimento dos conteúdos de Educação Financeira de forma a desenvolver atitudes proativas e conscientes, que permitam às pessoas identificarem um melhor posicionamento com relação aos seus recursos.  Por meio da mudança de comportamento e no desenvolvimento de atitudes conscientes rumo à sustentabilidade financeira, preparando as futuras gerações para desenvolver as competências e habilidades necessárias para lidar com as decisões financeiras que tomarão ao longo de suas vidas. Deste modo, é importante que esse projeto seja trabalhado desde os anos iniciais da vida escolar, afinal, é neste espaço onde damos os primeiros passos para a construção de nosso projeto de vida.

  • Incentivar o hábito de economizar
  • Trabalhar com cálculos e dinheiro
  • Orientar como trabalhar com gastos através de gráficos
  • Criar planilhas
  • Conversar sobre a importância do consumo consciente

Educação Infantil

Sugestão1: Assista ao vídeo “Zequinha e a Poupança”Converse com os alunos, que é preciso dinheiro para comprar as coisas, o dinheiro se recebe a partir do trabalho e que algumas vezes é necessário esperar para comprar algo que deseja, assim como aconteceu com o Zequinha. Após, peça para os alunos ilustrarem no programa Editor de Imagem Creative Painter o que eles gostariam de comprar.

Sugestão 2: Converse com os alunos sobre a importância de poupar, ter um cofre, guardar um dinheiro e também ajudar a sua família a comprar seu próprio presente de aniversário. Proponha a utilização do Editor de Imagem Paint  para ilustrar o presente que ele gostaria de comprar ou ganhar.

Sugestão 3: Crie no canto da sala de Informática um Mini Mercado com caixas vazias  de alguns produtos (biscoito, leite, pão e produtos de limpeza-  os próprios alunos podem trazer de casa), junto com os alunos  coloque preço fictício nessas mercadorias.  Em seguida no programa Editor de Imagem Paint os alunos  irão ilustrar várias  notas  com vários valores diferentes, terminando a atividade,  imprimir as notas  e vamos as compras.

Ensino Fundamental I

Sugestão 1: Peça para os alunos criarem uma planilha com os ganhos e gastos que realizam no mês. No programa Planilha Eletrônica deverão registrar esses valores através de uma tabela. Ao final da atividade, os alunos deverão refletir e comentar sobre o resultado informado na tabela.

Obs: Para realização desta atividade, utilize a opção comentários em Tabela. 

Sugestão 2: A Educação Financeira busca uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro, pois proporciona segurança material. Reflita com os alunos sobre o tema, converse sobre a importância de estabelecer metas de poupança e priorizá-las para alcançar os objetivos. Em seguida, crie uma tabela com as metas e objetivos, no programa Editor de Texto, utilize a ferramenta Tabela e preencha as células com cores para diferenciar os itens.

Sugestão 3: Converse com  os alunos sobre a importância do Salário Mínimo * , proponha para os alunos a pesquisa do valor do Salário Mínimo  nos últimos 10 anos e com os dados coletados no programa Editor de Texto criem uma tabela com esses dados, além dos valores o aluno deverá inserir cores nas células.

Sugestão 4: Converse com os alunos sobre a questão de se ter uma meta, no programa Editor de Imagem Tux Paint ilustre a sua árvore dos sonhos. DICA: professor crie um mural com uma árvore bem grandona e as ilustrações de todos os alunos.

Ensino Fundamental II e Médio

Sugestão 1: Pesquise e relacione formas de poupar dinheiro.   Acesse o site Fotojet e na opção magazine crie uma capa de revista onde a matéria principal deverá responder a seguinte pergunta: Como Economizar Dinheiro?

Sugestão 2: Assista ao vídeo “Educação Financeira para Jovens”. Em seguida, proponha para os alunos, criações de imagens para redes sociais, com dicas de educação financeira destinadas aos adolescentes e jovens. Para realização dessa atividade, utilize o programa on-line Easil, onde o aluno irá encontrar uma grande variedade de templates para serem editados.

Dica: Os alunos poderão utilizar as redes sociais da escola para postar o conteúdo produzido, ou até mesmo criar uma rede social para atividade.

Sugestão 3: Economizar, poupar e investir, essas três palavras são vistas como sinônimos, mas na realidade representam etapas distintas e importantes de um planejamento financeiro. Pensando nisso, peça aos alunos que realizem uma pesquisa sobre as melhores formas de investimentos e/ou aplicações do momento e divulguem no formato de panfletos elaborados no programa Editor de Texto.

Sugestão 4: Propor para os alunos a criação de uma tabela no programa Planilha Eletrônica, com 3 orçamentos diferentes de uma cesta básica pré-definida. Após a inserção dos dados os alunos irão verificar qual o mercado que está oferecendo o melhor preço. Sugestão: utilize encartes dos mercados mais conhecidos na região, podem buscar na internet ou trazê-los de casa.

Dica: Professor divulgue os panfletos para os professores, funcionários e responsáveis.

Ensino Fundamental I

Tema: Cofre Reciclável

Objetivos: Aprender a economizar; dar dicas de como controlar os gastos e confeccionar cofres com materiais recicláveis.

Processo de Criação: Apresente a proposta para a turma e juntos assistam aos vídeos que ensinam a confeccionar cofres com materiais recicláveis. Em seguida, peça para os alunos solicitarem a ajuda da comunidade escolar na arrecadação desses materiais (potes de vidro, latas de alumínio e garrafas pet). Para confecção dos cofres realize uma parceria com a disciplina de Artes. Paralelamente à produção dos produtos, os alunos deverão criar cartazes com dicas sobre Educação Financeira e com informações sobre o evento, onde os cofres serão trocados e/ou vendidos. Também deverão criar uma logomarca e um slogan, que serão utilizados na etiqueta que acompanhará o produto.

Modelo 1 – Cofre de Vidro

Modelo 2 – Cofre de Lata de Alumínio

Modelo 3 – Cofre de Garrafa Pet

Professor: Promova uma votação para escolha da logomarca e do slogan do produto. Não deixe de reservar uma data, num evento da escola, onde os alunos poderão montar um stand com os cartazes informativos e um espaço de troca/venda dos cofres produzidos. Todo dinheiro arrecadado poderá ser destinado a ajudar uma instituição escolhida pela escola ou destinado para a realização de uma festa de confraternização da turma, no final de ano.

Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Tema: Planejando o Futuro

Objetivos: Aprender a fazer um planejamento financeiro, criar um vídeo com exemplos de como economizar, preparar um questionário com perguntas sobre formas de economizar no dia a dia.

Processo de Criação: Propor a criação de uma empresa fictícia de planejamento financeiro. Os alunos deverão pesquisar informações para produção de um vídeo explicativo e um folheto com um questionário sobre as diversas formar de economizar. Em seguida, será exibido o vídeo e distribuído o questionário para os participantes. Com os dados, a empresa criará um gráfico informando sobre as formas de economia mais utilizadas pela comunidade escolar e divulgará no site da escola.

Etapas do Projeto