Projeto Educação no Trânsito

TESTEIRA-ED-TRANSITO

ProjetoObjetivosSugestões de AtividadesEmpreendedorismoSites EducacionaisVídeosManual

O Projeto busca contribuir, efetivamente, para redução dos acidentes e na conscientização quanto à preservação da vida. Também visa alertar os cidadãos sobre a importância, na prática, do bom relacionamento de todos que fazem parte do trânsito.

Atenção, respeito e responsabilidade são algumas posturas indispensáveis para o alcance da almejada harmonia no trânsito.

  • Ter consciência da importância das normas de trânsito.
  • Identificar a educação para o trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva.
  • Reconhecer o semáforo de veículos e de pedestres, sua importância e significado.
  • Colaborar para a formação de comportamentos que proporcionem segurança no trânsito.
  • Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas.
  • Identificar regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança da escola.
  • Reconhecer e interpretar as principais formas de sinalização no trânsito.
  • Conscientizar sobre a relevância dos primeiros socorros.
  • Desenvolver a atenção e a percepção, aplicando-as à obediência à sinalização de trânsito.
Educação Infantil

Sugestão 1: Acesse o site que fala sobre o “Respeito aos Sinais de Trânsito”, leia a história com os alunos e peça para que eles ilustrem um semáforo. Utilize as ferramentas disponíveis no Grupo Formas, do Programa Editor de Imagem Paint.

Sugestão 2: Assista ao vídeo “Agentes de Trânsito – Desenhos Animados.” 

Sugestão 3: Assista ao vídeo “Educação no Trânsito Não Tem Idade” .

Sugestão 4: Realize as atividades do Material de Informática Educacional – Projeto Aprendendo na Escola – Tema: Trânsito.

Ensino Fundamental I

Sugestão 1: Acesse o site Smartkids e conheça os cuidados que devemos ter no trânsito. Peça para os alunos ilustrarem um desses cuidados, no programa Editor de Imagem.

Sugestão 2: Assista ao vídeo “Campanha Infantil Educativa ao Trânsito”.

Sugestão 3: Apresente algumas placas de trânsito aos alunos. Em seguida, no programa Editor de Slide, ilustre a placa de sua preferência.  Explore o Grupo Ilustrações – Ferramenta Formas.

Sugestão 4: Realize as atividades do Material de Informática Educacional – Ensino Fundamental I: Projeto Educação no Trânsito.

Sugestão 5: Proponha a criação de uma apresentação animada com, no mínimo, dez placas de trânsito e seus respectivos significados. Para esta atividade utilize o programa Editor de Slide.

Sugestão 6: Conheça um pouco sobre a Sinalização de Trânsito.

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Sugestão 1:  Pesquise os principais motivos da violência no trânsito. Em seguida, escolha um e utilize o programa Editor de Histórias em Quadrinhos Hagaquê para representá-lo.

Sugestão 2:  Escolha um tipo de meio de transporte.  Pesquise sobre ele desde a sua origem até os dias de hoje. No programa Editor de Slides, crie uma apresentação que retrate a sua evolução.

Sugestão 3: Assista ao vídeo “Legislação para Ciclistas” e, em seguida, peça para os alunos escreverem no programa Editor de Texto uma carta para um condutor, informando-o sobre as leis, regras e dicas de como os ciclistas devem ser comportar no trânsito.

Obs.: Envie esta carta por e-mail para um motorista conhecido.

 Sugestão 4: Proponha uma pesquisa sobre as mudanças estruturais que trouxeram melhorias para as vias de trânsito ao longo dos últimos anos. Peça para os alunos pesquisarem imagens de como eram as vias antigamente e como ficaram após as obras de modernização. Em seguida, eles devem montar uma composição com estas imagens, utilizando efeitos diversificados. Para realização da atividade, utilize o programa Editor de Imagem Photofiltre.

Sugestão 5: Proponha a criação de uma Cartilha com Dicas de Segurança no Trânsito, no programa  Editor Gráfico – Corel Draw, não se esqueça de pedir aos alunos para inserir imagens ilustrativas. Publique no site da escola, e espalhe cartazes com QR Code com link para download do arquivo em PDF.  Link para Gerar QR – Código QR (sigla do inglês Quick Response) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera.

Ensino Fundamental I

Tema: Segurança no Trânsito

Objetivos: alertar sobre a importância de obedecer às leis de trânsito; conhecer os elementos, a sinalização e dicas de segurança no trânsito; confeccionar ímas de geladeira.

Processo de criação: converse com a turma sobre os elementos, a sinalização e a segurança no trânsito. Depois, em duplas, peça para os alunos escreverem e, em seguida, ilustrarem uma dica de trânsito seguro no programa Editor de Imagem Paint. As mesmas duplas também criarão uma logomarca para o produto.  A escolha da logo será através de uma eleição na Sala de Informática, que mobilizará todo o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A arte vencedora personalizará o produto.

Importante: professor, imprima as dicas em papel fotográfico e cole-as em papel ímã adesivo para transformá-las em ímãs de geladeira. Estes produtos poderão ser vendidos ou trocados num evento da escola. E a renda e/ou mercadorias arrecadadas serão destinadas à uma instituição indicada pela escola.

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Tema: Sinalização de Trânsito – Pirulitos de Chocolate

Objetivos: Conhecer alguns tipos de sinalização de trânsito (placas de regulamentação, advertência e indicação; sinalização horizontal e gestos de autoridade) e aprender a confeccionar pirulitos de chocolate com decoração de pasta americana.

Processo de Criação: Acesse o site Sinalização de Trânsito para que os alunos conheçam os diferentes tipos de sinalização. Em seguida, assista ao vídeo “Pirulito de Chocolate Decorado” e peça para os alunos, organizados em grupos, produzirem pirulitos temáticos sobre o trânsito (placas, semáforo, etc). Paralelamente à produção dos doces, os alunos deverão criar uma etiqueta que contenha uma logomarca, um slogan e pequenas mensagens com dicas de um trânsito seguro. A escolha da logomarca e do slogan será através de uma eleição na Sala de Informática, que mobilizará todo o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A arte vencedora personalizará a etiqueta do produto, que terá um layout padrão, mas com dicas diversificadas.

Importante: Professor, reserve uma data num evento da escola, onde os alunos possam vender e/ou trocar os pirulitos para ajudar uma instituição, previamente escolhida pela escola. Para decorar o stand que os alunos ocuparão, poderão ser usadas faixas e/ou cartazes com as mesmas dicas que estarão nas etiquetas dos pirulitos.

Etapas do Projeto