Projeto Empreendedorismo

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Empreendedorismo é a disposição para identificar problemas e oportunidades e investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo.

empreendedor

 

* Incentivar o trabalho em equipe.
* Traçar uma meta geral e entender como cada participante, individualmente, pode ajudar a atingi-la.
* Observar as competências individuais dos participantes para, em seguida, sugerir tarefas que eles tenham condições de realizá-las.
* Motivar o grupo de trabalho para que identifiquem seus pontos positivos e negativos e tracem objetivos elaborados por eles mesmos.
* Estimular os bons resultados.
* Promover um aprendizado colaborativo.
* Integrar o trabalho social ao trabalhado empreendedor.

Ensino Fundamental I

Atividade 1 – Caneta ecológica com logomarca.
Tema: Sustentabilidade / Objetivos: Conscientizar sobre a utilização de produtos sustentáveis, que podem ser reaproveitados e desafiar os alunos a criarem uma logomarca para o produto.
Processo de Criação: Apresentar o produto para os alunos. Logo após, em duplas, sugerir a criação de uma logomarca para o produto (pode ser uma parceria com a disciplina de Arte). A escolha da logo será através de uma eleição na Sala de Informática, que mobilizará todo o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A arte e o slogan vencedores personalizarão a caneta.

Atividade 2 – Almofadas customizadas com etiquetas personalizadas.
Tema: Reciclagem / Objetivos: Demonstrar a reutilização de roupas usadas, transformando-as em novas peças e desafiar os alunos a criarem uma logomarca para a etiqueta.
Processo de Criação: Mobilizar toda a comunidade escolar para a doação de camisetas de malha. Organizar as etapas da produção e orientar os alunos para que todos passem pelos processos de: lavagem, corte (utilizar um molde), preenchimento com fibra de algodão, fechamento da peça (realização dos nós) e aromatização (essência pronta). E para finalizar, propor a criação de uma logomarca para o produto (pode ser uma parceria com a disciplina de Arte). A escolha da logo será através de uma eleição na Sala de Informática, que mobilizará todo o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A arte e o slogan vencedores entrarão como etiqueta na almofada.

Atividade 3 – Copo neon personalizado.
Tema: Mostra Cultural / Objetivos: Divulgar a Feira Cultural da escola e desafiar os alunos a criarem uma logomarca para o evento.
Processo de Criação: Apresentar a ideia para os alunos (ao invés da venda de ingressos, serão vendidos os copos personalizados, que adquiridos na hora, funcionarão como entrada para a Mostra). Logo após, em grupos de até 5 alunos, sugerir a criação de uma logomarca para o evento (pode ser uma parceria com a disciplina de Arte). A escolha da logo será através de uma eleição na Sala de Informática, que mobilizará todo o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A arte e o slogan vencedores personalizarão o copo.

Atividade 4 – Garrafa squeeze ecológica personalizada.
Tema: Jogos Internos / Objetivos: Despertar a importância da hidratação durante a prática esportiva e desafiar os alunos a criarem uma logomarca para o produto.
Processo de Criação: Apresentação do produto para os alunos. Logo após, em duplas, sugerir a criação de uma logomarca para o produto (pode ser uma parceria com a disciplina de Arte). A escolha da logo será através de uma eleição na Sala de Informática, que mobilizará todo o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A arte e o slogan vencedores personalizarão a garrafa.

Ensino Fundamental II

Atividade 1 – Velas natalinas artesanais com etiqueta personalizada.
Tema: Natal / Objetivos: Estimular o trabalho em equipe, a cooperação, criatividade, autonomia, autoconfiança e motricidade e desafiar os alunos a criarem uma logomarca para a etiqueta.
Processo de Criação: Expor a ideia para os alunos e apresentar vídeos com algumas técnicas de customização de velas. Logo após, em duplas, sugerir a criação de uma logomarca para o produto (pode ser uma parceria com a disciplina de Arte). A escolha da logo será através de uma eleição na Sala de Informática, que mobilizará todo o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A arte e o slogan vencedores entrarão como etiqueta na vela.

Atividade 2 – Peças de roupas customizadas  – técnica TIE-DYE e realização de uma etiqueta personalizada. 
Tema: Arte em Cores / Objetivos: Propiciar o desenvolvimento artístico e a percepção estética das cores, e desafiar os alunos a criarem uma logomarca para a etiqueta.
Processo de Criação: Mobilizar toda a comunidade escolar para a doação de camisetas e saias lisas e de malha. Apresentar vídeos com o passo a passo da técnica escolhida para o tingimento. Organizar as etapas da customização das roupas e orientar os alunos para que todos passem pelos processos da técnica TIE-DYE. E para finalizar, propor a criação de uma logomarca para o produto (pode ser uma parceria com a disciplina de Arte). A escolha da logo será através de uma eleição na Sala de Informática, que mobilizará todo o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A arte e o slogan vencedores entrarão como etiqueta na peça de roupa.

Atividade 3 – Aromatizador de ambiente com etiqueta personalizada.
Tema: Órgãos dos Sentidos (olfato) / Objetivos: Promover a pesquisa, a criação e a comercialização de fragrâncias, despertar a emoção olfativa e desafiar os alunos a criarem uma logomarca para a etiqueta.
Processo de Criação: Expor a ideia para os alunos e apresentar vídeos com o passo a passo do preparo de aromatizadores caseiros. Logo após, em duplas, sugerir a criação de uma logomarca para o produto (pode ser uma parceria com a disciplina de Arte). A escolha da logo será através de uma eleição na Sala de Informática, que mobilizará todo o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A arte e o slogan vencedores entrarão como etiqueta do vidro de aromatizador.

Atividade 4 – Postal Solidário.
Tema: Solidariedade / Objetivos: Estimular a solidariedade, pesquisar os significados dos símbolos natalinos e desafiar os alunos a criarem imagens para as capas dos postais.
Processo de Criação: Apresentar a proposta da atividade para a turma. Sugerir um momento de pesquisa para que todos conheçam os significados dos símbolos do Natal. Em seguida, em duplas, os alunos deverão utilizar um programa Editor de Imagem e ilustrar as capas para os postais natalinos.

Ensino Médio

Atividade 1 – Sabonetes Aromatizados.
Tema: Biologia e Química / Objetivos: Produzir sabonetes artesanais, fomentar a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar e desafiar os alunos a criarem uma logomarca para a etiqueta.
Processo de Criação: Inflamar os alunos com a proposta do projeto, ensinando-os a manusear e preparar corretamente a fórmula do sabonete caseiro e, em seguida, comercializá-los. Organizar as etapas da produção e orientar a turma para que todos passem pelos processos de: diluição da glicerina em banho-maria (fogo médio), adição de corante e essência, inserção das sementes na mistura, preenchimento das formas com duas gotas de fixador em cada molde e armazenamento na geladeira por 72 horas. E para finalizar, propor a criação de uma logomarca para o produto (pode ser uma parceria com a disciplina de Arte). A escolha da logo será através de uma eleição na Sala de Informática, que mobilizará todo o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A arte e o slogan vencedores entrarão como etiqueta na embalagem do sabonete.

Atividade 2 – Caixa de Presente MDF Personalizada.
Tema: Reciclagem e Artes – Técnica Filtro de Café / Objetivos: Reaproveitar materiais descartados, em desuso e dar-lhes uma nova utilidade, aprender algumas técnicas de decoração e desafiar os alunos a criarem uma logomarca para a etiqueta.
Processo de Criação: Expor a ideia para os alunos e apresentar vídeos com a técnica de decoração filtro de café, mas também podem ser exploradas outras, como: forração, decoupagem, tecido, pátina, mármore, craquelê, respingado, metalizado, esponjado, etc. Logo após, em duplas, sugerir a criação de uma logomarca para o produto (pode ser uma parceria com a disciplina de Arte). A escolha da logo será através de uma eleição na Sala de Informática, que mobilizará todo o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A arte e o slogan vencedores entrarão como etiqueta na embalagem da caixa.

Etapas do Projeto

ETAPAS

Alunos de escolas públicas criam projetos e viram empreendedores

Jovens empreendedores – 1º passo

O que é ser empreendedor?

Pipoca do Valdir – exemplo de empreendedorismo

Exemplo de empreendedorismo 1

Exemplo de empreendedorismo 2

Jovem empresária da exemplo de no DF

Pobr’s é ótimo exemplo de posicionamento e empreendedorismo

Kombination – Ntac CO. – Um exemplo de Marketing Empreendedor

Aluna da UERN dá exemplo de empreendedorismo e determinação

Silvio Igor Borracheiro – exemplo prático de atendimento

Empreendedorismo infantil – Jornal Minas

Empreendedorismo no ramo da alimentação

O sonho e a superação – História do Charles Dog no programa Dia a Dia, na Band

O Erro que TODO Empreendedor já cometeu ou vai cometer

Características do empreendedor – Nemo

Desenho animado – Kung Fu Panda

Empreendedor do futuro ensina empreendedorismo a crianças na Feira do Empreendedor

Crianças aprendem e ensinam a empreender

As crianças e o empreendedorismo

Escola de empreendedorismo

A vida de um empreendedor em 90 Segundos

Exemplo de camelô ensina como transformar R$ 12 em R$12.0000 mensais

História de sucesso – mulher ganha mais de 600 mil mensais vendendo coxinhas a R$1

O faxineiro da Microsoft – motivação e empreendedorismo

GV Live – Flavio Augusto – O que faria se tivesse 18 anos?

Empreendedorismo com Max Gehringer

Entrevista Silvio Santos – exemplo de empreendedorismo

O que é empreendedorismo?

O que é ser empreendedor?

Comportamento empreendedor

Empreendedorismo na escola